todos os dias recebemos lembretes constantes de que os supercarros mudaram muito nos ultimos anos pegue os lamborghini por exemplo ainda que a marca nao tenha se rendido a tecnologia hibrida ao menos nao em seus carros de produçao ja faz um bom tempo que nao ha um touro a moda antiga com traçao traseira e cambio manual bem provavelmente nao vai haver — ha uma razao para termos dito a moda antiga os tempos mudaram as transmissoes de dupla embreagem vieram para ficar e a tendencia e que os motores naturalmente aspirados e os carros movidos puramente a combustao se tornem produtos de nicho na melhor das hipoteses no entanto o lamborghini huracan lp580 2 pode ser considerado um sopro de alivio em meio a tudo isto a mais nova variaçao do lambo de entrada e uma afirmaçao de que menos e mais — ele tem menos potencia duas rodas motrizes a menos e menos peso na balança [youtube id= ac0j17r2vpu width= 620 height= 350 ] inception valentino balboni acelerando um lamborghini gallardo valentino balboni claro lhe falta o cambio manual mas isto ja era esperado — o ultimo lamborghini com cambio manual foi o gallardo valentino balboni batizado em homenagem ao famoso piloto e testes da marca ele foi produzido entre 2009 e 2010 em pouco mais de 500 exemplares e desde entao a lamborghini se mantem firme nao existirao mais modelos com cambio manual mas tudo bem de verdade isto porque a formula deu certo com o huracan lp580 2 que foi anunciado ha alguns meses e agora começou a ser testado pela imprensa internacional e o pessoal anda bastante elogioso — o que bem nao surpreende e hora de mais uma meta avaliaçao a primeira coisa que chama a atençao no huracan lp580 2 e justamente a reduçao de potencia sao 580 cv ou 30 cv a menos que o modelo de traçao integral mas nao se preocupe como ja dissemos ele tambem ficou mais leve — graças a perda de componentes necessarios para mover as quatro rodas como o diferencial dianteiro o carro perdeu 33 kg de 1 422 kg para 1 389 kg mas nao e so isto a lamborghini fez o serviço completo e modificou diversas outras areas do carro para garantir que o comportamento do huracan de traçao traseira fosse mais divertido e envolvente do que na versao de traçao integral sendo assim o sistema de suspensao foi completamente retrabalhado com molas mais complacentes e buchas mais macias na dianteira; barras estabilizadoras igualmente menos rigidas nos dois lados e pneus desenvolvidos exclusivamente para o modelo de traçao traseira composto estrutura e sulcos sao completamente diferentes o resultado e um carro muito mas muito mais visceral como bem aponta a road & track ficou muito mais facil sentir a transferencia de peso — alias a distribuiçao de massas agora e de 40/60 em vez de 43/57 frente/traseira e como pode um carro ser inferior de acordo com a ficha tecnica mas na hora de acelerar se mostra ainda melhor [youtube id= bqrdntw72rm width= 620 height= 350 ] da para resumir em uma palavra subesterço — ou melhor a ausencia dele ainda de acordo com a r&t o subesterço ou saida de frente sempre foi a maldiçao dos lamborghini e so dirigir um dos primeiros gallardo e de doer o coraçao mas basta eliminar o torque das rodas dianteiras para que o huracan se torne uma maquina diferente aquele subesterço leve e persistente que deixa a dianteira adormecida e faz os pneus dianteiros brigarem por aderencia e inexoravelmente empurram o carro para fora de sua trajetoria vai embora voce nao precisa mais frear muito forte enquanto mergulha para uma curva e nem exercitar a paciencia necessaria para esperar a hora certa de pisar novamente claro ainda tem muito barulho de pneus cantando mas ele vem da traseira deu para começar a entender a impressao geral compartilhada para a imprensa e a de que o huracan de traçao traseira e o melhor lamborghini para quem quer um carro verdadeiramente entusiasta e era exatamente isto que a lamborghini queria desde o inicio de acordo com a fabricante o huracan de traçao traseira foi mantido em segredo mas ja era previsto desde o inicio do desenvolvimento do sucessor do gallardo dessa forma os engenheiros de sant agata bolognese tiveram muito tempo para adequar a dinamica do carro a nova configuraçao mecanica por outro lado isto tambem possibilitou que o huracan continuasse sendo um supercarro utilizavel no dia a dia o sistema de controle de estabilidade do huracan como voce talvez lembre se chama lamborghini piattaforma inertiale ele usa tres acelerometros e tres giroscopios no centro de gravidade para medir os angulos de rolagem guinada e direçao do carro fornecendo dados de maneira quase instantanea aos computadores — e continua eficiente como sempre alterando bastante o comportamento do carro de acordo com cada um dos tres modos de direçao o modo street mais manso de todos nao nos interessa — e certamente tambem nao interessou a quem de fato esteve ao volante do huracan lp580 2 ja os modos sport e corsa sao dois casos bastante curiosos o primeiro e voltado para bem uma tocada mais esportiva enquanto o segundo deixa o carro pronto para virar tempo no autodromo no entanto curiosamente o primeiro e bem mais emocionante que o segundo como assim [youtube id= hbudwqbmud8 width= 620 height= 350 ] na verdade nao e dificil entender o modo corsa otimiza o carro para a pista e o resultado e uma direçao mais presa olha so o que o autoweek disse o modo corsa te mantem alinhado e no caminho certo te guiando pelas curvas da maneira mais eficiente possivel e rapido e estavel mas voce nao recebe muito feedback se voce quer feedback diversao e saidas de traseira o que voce quer e o modo sport nele conseguimos fazer a traseira escapar uns 10 ou 15 graus quando saiamos de uma curva pisando fundo quando deixavamos uma curva e entravamos em uma reta longa pudemos sentir a traseira dançar um pouquinho mas no decorrer do dia ficamos confiantes o bastante para jogar o carro na curva e meio que tentar nos virar tamanha era a eficiencia do sistema lpi em nos manter longe de problemas lendo isto fica facil perceber o que a lamborghini fez ao mesmo tempo em que traz de volta elementos da direçao esportiva que andavam meio esquecidos o huracan de traçao traseira utiliza a propria tecnologia que segundo alguns anda matando os esportivos para oferecer uma experiencia purista porem segura e nao e so isto o huracan lp580 2 e mais custa menos que seu irmao mais potente e de traçao integral — mais precisamente us$ 199 mil r$ 771 mil em conversao direta ou us$ 38 mil r$ 147 mil a menos e alem de ser mais divertido e tao carro quanto ele deixemos que o autoblog explique melhor o lp580 2 mantem todas as melhores coisas do lp610 4 ou seja e um carro exotico confortavel bonito com muita aderencia um v10 central traseiro muito potente e dotado um belo ronco alem disso e mais barato e virtualmente indistinguivel de seu companheiro de traçao integral — e pode ser comprado com todos os opcionais do carro mais caro mais importante de tudo o 580 2 e mais flexivel e decididamente mais divertido de dirigir se dirigir for o seu negocio
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