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Lamborghini Huracán Performante: menos peso, mais potência e a caminho do Brasil

A Lamborghini aguardou até o início do Salão de Genebra para revelar por completo o Lamborghini Huracán Performante, versão aliviada, mais potente e mais aerodinâmica de seu modelo de entrada. Antes disso, eles divulgaram diversos teasers, nos deram algumas das especificações do carro e até disseram que ele agora é o carro mais veloz no Nürburgring Nordschleife – e esta última afirmação vem causando rebuliço na internet e nas redes sociais.

O carro em si, de qualquer forma, é bem interessante. As formas harmônicas do Huracán receberam muito bem os novos elementos estéticos e aerodinâmicos – um para-choque dianteiro novo, com visual mais agressivo e entradas de ar maiores, saias laterais e difusor traseiro de fibra de carbono e uma asa na tampa do motor. Os componentes formam o sistema Aerodinamica Lamborghini Attiva (ALA, sendo que ala é “asa” em italiano).

Algumas das peças, como o difusor traseiro, são feitas com o novo material da Lamborghini, o Forged Composite – um nome mais bonito para a fibra de carbono injetada, com fibras dispostas de forma aleatória em vez de entrelaçadas. De acordo com a Lambo, o material é mais leve, resistente e maleável que a fibra de carbono convencional, e ainda dá um efeito visual bem interessante.

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O sistema é totalmente integrado com o design, o desempenho e o peso do veículo, usando os dados fornecidos pelo Lamborghini Piattaforma Inerziale (LPI), que usa uma série de acelerômetros e giroscópios no centro de gravidade do carro para comunicar-se com os outros sitemas do carro, como direção, câmbio e controles de tração e estabilidade, e ajustá-los em tempo real. . Na dianteira, duas tomadas de ar atuadas por um motor elétrico se fecham quando é preciso downforce nas curvas, ou se abrem para reduzir o arrasto aerodinâmico sob aceleração forte.

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Quatro outros dutos ficam abaixo da tampa do motor. Os dois do centro ficam sempre abertos, pois ventilam o motor e o sistema de escape, mas os dois das extremidades estão conectados aos canais internos da asa traseira. O fluxo de ar dentro destes é controlado por dois flaps atuados por motores elétricos, em um arranjo 80% mais leve que um sistema hidráulico. Nas curvas, os flaps se fecham e permitem que a asa traseira atue como uma asa fixa comum.

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Nas retas, os dutos se abrem e levam o ar através dos canais internos da asa, novamente reduzindo o arrasto aerodinâmico. Os flaps são independentes, de modo que é possível direcionar o fluxo de ar para qualquer um dos lados: ao fechar o duto que fica do lado de dentro da curva, a downforce sobre aquele lado aumenta e ajuda a contrabalançar a rolagem da carroceria.

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Além do sofisticado sistema de aerodinâmica ativa, o Huracán Performante também recebeu mais pimenta. O motor V10 de 5,2 litros naturalmente aspirado agora entrega 640 cv a 8.000 rpm e 61,2 mkgf de torque a 6.500 rpm. A potência extra foi obtida otimizando o fluxo nos coletores de escape e admissão (este último, pintado de dourado, em uma saudação ao Diablo 30th Anniversary), válvulas de titânio com maior levante e uma reprogramação eletrônica no motor.

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A Lamborghini diz que a curva de torque do motor também melhorou, pois mais de 70% do torque total está disponível já a partir das 1.000 rpm; e que fez ajustes na caixa de dupla embreagem e sete marchas para acompanhar a nova curva de desempenho do motor. O carro é capaz de chegar aos 100 km/h em 2,9 segundos, aos 200 km/h em 8,9 segundos e tem velocidade máxima de 325 km/h. Com a redução de 40 kg, o Huracán Performante agora tem peso seco de 1.382 kg – uma relação peso-potência de 2,16 kg/cv.

Suspensão e freios, claro, também são melhores. A suspensão ficou 10% mais rígida e 15% mais resistente à rolagem, e os amortecedores convencionais podem ser trocados por amortecedores magnéticos ativos opcionais. Já os freios receberam discos de carbono-cerâmica, ventilados e perfurados, de 380 mm na dianteira e 356 mm na traseira, mordidos por pinças de quatro e seis pistões, respectivamente.

São melhorias consistentes em um carro que já era bastante radical. O que nos traz a nosso próximo ponto…

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Junto com a apresentação do carro em Genebra, a Lamborghini divulgou todas estas informações oficiais e imagens de divulgação. Há algumas imagens de um Huracán Performante verde em estúdio e de um carro laranja em Nürburgring Nordschleife – estas, evidentes projeções feitas em CG que mais parecem screenshots de Forza Motorsport.

Não há fotos do carro que percorreu os mais de 20 km de Nürburgring Nordschleife em 6:52, de acordo com a Lamborghini – cinco segundos abaixo dos 6:57 do antigo recordista, o Porsche 918 Spyder. E há quem acredite que o Huracán sequer quebrou o tal recorde.

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Nós estamos no meio desse pessoal. Até fizemos um post a respeito, levantando a hipótese de que o carro não esteja com os mesmos pneus usados pelo modelo de produção (mais tarde a Lamborghini revelou que tratam-se de compostos feitos exclusivamente para a tentativa de recorde), e apontando modificações em relação ao mesmo, como a adição de uma gaiola de proteção e a remoção de certos componentes do interior. Mas teve gente que foi mais além.

Dale Lomas, administrador do site Bridge to Gantry, e Misha Charoudin, mais conhecido na Internet por seu canal Boosted Boris, analisaram onboards do 918 e do Huracán e encontraram fortes evidências de que a Lamborghini alterou o vídeo do recorde.

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Ambos encontraram diversas passagens em que o Porsche híbrido leva vantagem nas entradas, pontos de tangência e saídas de curva, sendo visivelmente mais veloz. E, em específico, um trecho de aceleração plena, o Döttinger Hohe que o Huracán supostamente percorre mais rápido que o 918 Spyder, sendo que o Lamborghini apresenta velocidades de entrada e saída inferiores aos do Porsche. No vídeo abaixo, Charoudin explica melhor a hipótese:

Vale observar que o vídeo onboard do 918 Spyder usado por Charoudin não é o mesmo divulgado pela Porsche – neste aqui, o híbrido completa uma volta em sete minutos, dois segundos a mais que o recorde

É preciso deixar claro que ninguém está cravando uma farsa por parte da Lamborghini – são apenas teorias baseadas em evidências visuais.

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Tudo isto dito, nós no Brasil teremos a chance de conferir o polêmico superesportivo de perto: Chico Longo, presidente da Via Italia (a representante da Lamborghini no País), confirmou a chegada do Huracán Performante no segundo semestre ao site Webmotors.

Enquanto ele não vem, temos certeza que todos aguardamos um posicionamento oficial da Lamborghini quanto à polêmica de Nürburgring.