Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Lamborghini Aventador homenageia os 50 anos do Miura
Você talvez não tenha percebido, mas o Lamborghini Miura está chegando ao seu 50º aniversário neste ano. E para comemorar o meio século do seu primeiro esportivo, a marca está lançando uma edição especial de seu descendente direto, o Lamborghini Aventador.
Batizado Lamborghini Aventador Miura Homage, o modelo foi preparado pela divisão Ad Personam, responsável pelas customizações da marca, com pinturas inspiradas na paleta de cores do Miura. O exemplar das fotos traz a clássica combinação de laranja e dourado, mas também serão oferecidas as tradicionais Giallo Miura, Verde Scandal e Blu Tahiti. As rodas podem ser cinza fosco ou dourado, e medem 20 polegadas na dianteira e 21 na traseira.
Por dentro, o Aventador Miura Homage terá menos opções que seu tataravô. Em vez de cinco ou seis combinações como o original, ele terá apenas duas opções de couro: Nero Ade ou Terra Emilia, ambos com costuras de mesma cor e detalhes em fibra de carbono. O motor será o mesmo V12 dos demais Aventador, com 6,5 litros, 700 cv — um salto e tanto em relação ao V12 3.9 de 350 cv do Miura.
Esta não será a primeira vez que a Lamborghini homenageia o carro que a colocou no mapa: em 2006, quando o esportivo completou 40 anos, a fábrica produziu uma versão moderna batizada Miura concept, que deixou o mundo inteiro babando e torcendo para que fosse produzido. Infelizmente isso nunca aconteceu. O Aventador Miura Homage terá apenas 50 exemplares, e será apresentado ao público neste fim de semana em Goodwood.
Carro elétrico quebra recorde de aceleração de zero a 100 km/h
Há exatos 11 meses uma equipe da Universidade de Stuttgart anunciou seu recorde mundial de aceleração de zero a 100 km/h. Um protótipo elétrico construído pelos estudantes completou a arrancada em 1,779 segundo. Nós até falamos sobre ele aqui no Zero a 300.
Agora, o Clube Acadêmico de Automobilismo de Zurique (AMZ), formado pelos estudantes da ETH Zurich, da Suíça, acaba de quebrar esse recorde com um de seus protótipos. Eles foram até um campo aéreo militar em Dübendorf e aceleraram o carro elétrico do zero aos 100 km/h em impressionante 1,513 segundo. Graças ao peso reduzido do protótipo — apenas 172 kg — e ao torque e potência (220 cv) imediatos do motor elétrico, não foi preciso mais que 30 metros para chegar aos 100 km/h.
A aceleração foi monitorada por especialistas para garantir que a tentativa de recorde estivesse de acordo com os regulamentos do Guiness: o carro acelerou partindo da imobilidade em uma pista de 120 metros e precisou fazer duas passagens consecutivas. Segundo o AMZ o recorde já havia sido superado na primeira passagem, mas depois de ajustes mais precisos no software de controle de tração, o carro conseguiu um tempo ainda mais baixo.
Porsche GT2 é flagrado em testes
À primeira vista ele parece um protótipo do 911 GT3 RS reestilizado, mas segundo o site Carscoops, este 911 pode ser uma mula do 911 GT2 ou GT2 RS. O motivo? Este protótipo tem tomadas de ar maiores que as do GT3 RS flagrado recentemente, e também tem saídas de ar nas laterais e no para-choque traseiro para auxiliar o fluxo de ar necessário para o motor biturbo. Além disso, o modelo tem aletas no para-choque dianteiro, uma asa fixa maior e escape diferente do GT3.
Enquanto o GT3 e o GT3 RS são os modelos aspirados mais radicais da linha 911 — sendo o único deles a não migrar para o turbo após o facelift, mas apelando para um novo motor 4.2 de 530 cv — os GT2 e GT2 RS são as versões mais radicais turbinadas e com tração apenas nas rodas traseiras. O último GT2, ainda da geração 997, tinha 530 cv e acelerava de zero a 100 km/h em 3,6 segundos e a 200 km/h em 10,6 segundos, com velocidade máxima de 328 km/h. Seu irmão GT2 RS era ainda mais leve e mais potente, com 620 cv extraídos do mesmo 3.6 turbo para chegar aos 100 km/h em 3,5 segundos, aos 200 km/h em 9,8 e à máxima de 330 km/h.
Considerando que o atual 911 Turbo S tem 580 cv e vai de zero a 100 em 2,9 segundos (e chega aos 330 km/h), dá para imaginar o potencial do próximo GT2 RS, não? É realista esperar algo próximo dos 700 cv e menos peso para superar todas as marcas dos seus antecessores.
Mercedes-AMG GT R “vaza” antes do lançamento
Depois de mostrar quase nada do carro em uma série de teasers no mato, as primeiras fotos do Mercedes-AMG GT R foram divulgadas extra-oficialmente nesta sexta-feira (24). Ainda não temos detalhes técnicos, afinal o lançamento oficial ainda não aconteceu, mas finalmente podemos ver o esportivo sem sombras e folhas.
O que sabemos é que ele será o modelo topo-de-linha da Mercedes-AMG (ao menos até o Black Series dar as caras) e está mirando esportivos como o McLaren 675 LT e o Porsche 911 GT3 RS. Para isso, o V8 4.0 biturbo ganhou 75 cv e chegou aos 585 cv e 71,2 mkgf. O tempo de aceleração deve ser ligeiramente mais rápido que os 3,6 segundos do GT S, bem como seu peso, que deve ficar abaixo dos 1.645 kg graças à adoção de fibra de carbono na carroceria.
Além do motor, ele terá novas rodas, freios, suspensão e direção. Também há um body kit mais agressivo, com tomadas maiores nos para-choques, porém nada de para-lamas alargados como se esperava. O AMG GT R será apresentado oficialmente neste fim de semana em Goodwood.
Novo Porsche Panamera também vazou
Ele só deveria aparecer no próximo dia 28 de junho, mas você sabe como são os lançamentos hoje em dia, sempre tem alguém para “vazar” fotos antes da estreia. Depois de aparecer no trânsito na quinta-feira (23) com uma pequena cobertura nas lanternas traseiras, o novo Porsche Panamera foi revelado em fotos oficiais, mas não de forma oficial.
Como já vimos no Zero a 300 de ontem, ele manteve as formas gerais, suavizando um pouco a traseira corcunda e assumindo um visual mais limpo e moderno na dianteira, com vincos menos marcados no capô e um para-choque dianteiro mais próximo do 911. A traseira também ficou mais próxima dos outros modelos, em especial o 718 Spider/Boxster, com as lanternas ligadas por uma linha de LED.
Ainda não foram detalhados os dados técnicos do modelo, mas com a nova plataforma MSB ele deve ficar 90 kg mais leve que o antecessor. Sob o capô as fotos mostram que ele terá o V8 4.0 turbo, que deverá ser a configuração que justificará o anúncio de “sedã mais rápido do mundo” feito pela Porsche. Os demais modelos usarão um V6 e uma variação do V8, além de um powertrain híbrido.
Por dentro o carro terá um novo painel de instrumentos digital com conta-giros físico. Os bancos traseiros serão separados por um console com painel LCD e controles do sistema multimídia.
Novo Kia Sportage começa a ser vendido no Brasil
A Kia começou a vender no Brasil a nova geração do seu crossover Sportage. O modelo será oferecido em duas versões, LX e EX, por R$ 110.000 e R$ 135.000, respectivamente. A Kia aposta no Sportage como seu principal produto, prevendo cerca de 300 unidades vendidas por mês.
Esta é a quarta geração do modelo, que mais uma vez se distancia completamente do antecessor. Os faróis agora são posicionados mais altos e a grade predomina a dianteira ladeada pelo conjunto óptico auxiliar. Sob o capô o novo Sportage manteve o 2.0 flex de 167 cv e 20,2 mkgf com etanol (ou 156 cv e 18,8 mkgf com gasolina). O câmbio também é o mesmo automático de seis marchas com trocas manuais pela alavanca no LX ou borboletas na EX.
A lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado, câmera de ré, sensor de ré e sistema multimídia com Bluetooth nas duas versões. A EX traz controle de estabilidade e airbags laterais e de cortina, ar-condicionado de duas zonas, sistema de chave presencial, teto solar panorâmico e bancos de couro.