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Lamborghini Urus já está circulando em testes na Europa
Há alguns dias o CEO da Lamborghini, Stefano Domenicali, revelou à imprensa que o Urus, o novo SUV da marca italiana, começaria a ser produzido em forma de unidades pré-série a partir de abril deste ano. Essa declaração, contudo, não significa que a Lamborghini ainda não tenha produzido nenhum Urus. Na verdade isso já aconteceu: a fabricante já está realizando testes de estrada com o Urus.
O modelo foi flagrado na Dinamarca por um site local chamado Pro-Street. O protótipo está camuflado porém tem as formas gerais praticamente idênticas às do conceito apresentado em diversas ocasiões pela Lamborghini. A maior diferença está no formato das (enormes) tomadas de ar na dianteira do carro e no para-choques traseiro, que foi remodelado para ganhar formas mais realistas e seguras.
Como mencionado anteriormente, o Urus terá sua produção iniciada em abril, ainda com modelos de pré-série, fabricados para a adequação da nova linha de produção. No mesmo mês ele deverá ser apresentado oficialmente no Salão de Xangai e deverá chegar ao mercado em 2018.
Ford Ka+ pode chegar a mais de R$ 60.000
Você provavelmente percebeu como o mercado brasileiro de automóveis passou por mudanças significativas nos últimos dois ou três anos. Os modelos de baixo custo, antes posicionados como versões de entrada das marcas, foram aos poucos saindo de linha e/ou sendo renovados. Isso por si é suficiente para uma alta nos preços dos modelos de entrada, uma vez que projetos novos são mais caros pois precisam se pagar. Some isso a uma inflação acumulada como há tempos não se via e o resultado são modelos de entrada encostando nos R$ 40.000 e versões mais equipadas chegando a valores quase surreais.
É o caso do Ford Ka, que teve sua linha 2018 anunciada nesta semana pela Ford. O modelo passou por um novo reajuste e agora parte de R$ 43.760 na versão 1.0 SE, que custava R$ 35.700 na época de seu lançamento, em agosto de 2014 — um aumento de 22,4% em 30 meses. O Ka+, sua versão sedã, agora parte de R$ 46.790 e pode chegar aos R$ 60.690 na versão SEL Plus 1.5, encostando no patamar no qual o Fiesta Sedan era vendido antes de ter sua importação suspensa. O hatch em suas versões de topo não fica muito atrás, chegando a R$ 54.690 na versão SEL 1.5.
Audi RS3 ficou mais potente e ganhou novo câmbio
Com o lançamento do RS3 Sedan, a Audi agora adotou as mesmas configurações de potência e torque do novo modelo na versão 2017 do RS3 hatchback. A atualização é uma resposta ao novo BMW 140i, que substituiu o 135i com seus 340 cv e ao Mercedes-AMG A45, que extrai 385 cv de seu motor 2.0 turbo.
Para isso a Audi fez algumas modificações no gerenciamento do motor, um novo sistema de injeção duplo (direta e no coletor), um novo sistema de escape e um novo sistema de comando de válvulas variável. Como resultado a potência foi elevada para 400 cv, o que deu ao RS3 hatchback uma vantagem de 60 cv em relação ao Bimmer e 15 cv em relação ao AMG.
Além do motor, o RS3 hatch também ganhou uma atualização no câmbio S-Tronic de embreagem dupla e sete marchas, com um novo mapeamento e uma nova embreagem multidisco eletro-hidráulica no diferencial central do sistema quattro. Com isso o tempo de aceleração de zero a 100 km/h pôde ser reduzido em 0,2 segundo, chegando aos 4,1 segundos — como comparação BMW e Mercedes fazem o mesmo em 4,2 e 4,6 segundos, respectivamente. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h, mas o limitador eletrônico pode ser modificado para permitir que o RS3 hatchback chegue aos 280 km/h.
O chassi do carro também recebeu pequenas alterações:a bitola dianteira agora é 20 mm mais larga que a do A3 convencional e a suspensão é 25 mm mais baixa. Os discos de freio continuam os mesmos de 310 mm na dianteira e na traseira, com pinças de oito pistões na frente. As rodas são de 19 polegadas com pneus 235/35 nas quatro rodas.
Em relação ao antecessor o visual do novo RS3 agora tem um novo para-choques dianteiro com a grade remodelada da Audi, em forma de hexágono. A parte inferior usa a inscrição “quattro” e o emblema “RS3”. Os faróis também mudaram, e foram levemente remodelados como o restante da linha A3. Na traseira o RS3 agora tem um novo spoiler e lanternas com um novo arranjo interno, além do para-choques igualmente remodelado, com um novo difusor e saídas de escape maiores.
No lado de dentro o RS3 hatch pode ser equipado com o quadro de instrumentos Virtual Cockpit, que substitui os instrumentos físicos por uma tela TFT que exibe informações diversas de acordo com a configuração escolhida pelo motorista.
Top Gear lança nova série em seu canal do YouTube
A BBC está investindo pesado no canal de Top Gear no YouTube. Depois de criar o programa “Chris Harris Drives”, eles agora lançaram a série “Rory Reid Road’s Trips”, com conteúdo exclusivo para a internet. A intenção é clara: recuperar o interesse do público depois de uma temporada desastrosa com muitos apresentadores e pouca atratividade.
Vale lembrar também que Top Gear se tornou um fenômeno mundial graças aos seus quadros compartilhados extra-oficialmente pelo YouTube e outros sites de vídeos. Aparentemente alguém na BBC percebeu que este seria um bom caminho para trazer o público de volta para o sofá nos domingos à noite para assistir à nova versão do programa, agora com o trio Chris Harris, Rory Reid e Matt LeBlanc.
No primeiro episódio da nova série de seu canal, Rory Reid vai até o Passo Furka, uma daquelas estradas sinuosas e paradisíacas encravadas nos Alpes Suíços. Você talvez a conheça pelo filme “007 Contra Goldfinger”, de 1962. O carro escolhido, um Aston Martin Rapide S, não seria exatamente nossa escolha, mas você deixará isso de lado quando começar a ouvir o motor V12 aspirado de seis litros. Além disso, se o vídeo antecipa a qualidade da 24ª temporada, ele será o outro grade programa de carros da TV mundial.