Enquanto a Subaru planeja a nova geração do WRX para o ano que vem, os fãs de seu arquirrival, o Lancer Evolution, só podem ficar olhando. Apesar dos rumores de que um novo Evo está a caminho, usando o Mégane Renault Sport como base, a Mitsubishi se mantém de bico fechado – e, para todos os efeitos, o Evo X foi o último da linhagem.
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É uma situação triste para um carro icônico, cuja história durou quase 25 anos. Mas, se serve de consolo, há um pessoal trabalhando por conta própria para criar um Evo XI “extra-oficial”. O nome do carro é Edition R, e seu visual é surpreendentemente convincente. E ele já está pronto!
O Lancer Edition R é obra de duas empresas polonesas: a Dytko Cars, especializada em modificações de carroceria, estéticas e aerodinâmicas; e a Proto Cars, preparadora que até lida com outras fabricantes, mas concentra-se nos esportivos da Mit. Ambas estão envolvidas nos ralis do Leste Europeu – uma região do planeta que, como sabemos, tem bastante afinidade com a modalidade. Alguns dos melhores pilotos amadores do mundo, e alguns dos projetos mais insanos, vêm de lá.
A premissa do Evo Edition R era simples: imaginar como ficaria um novo Lancer Evolution feito com a atual identidade visual da Mitsubishi, que a marca chama de “Dynamic Shield”. Em essência, a “cara” dos novos Mitsubishi é composta por faróis afilados, com olhar de bad boy, e dois detalhes de acabamento cromados em forma de “C”, um de cada lado. É a cara do Mitsubishi Eclipse Cross, que também pode ser vista no novo ASX, no novo Pajero e na nova L200.
Essa abordagem family face já foi muito criticada por deixar os carros todos iguais, mas o Dynamic Shield cai bem à carroceria do Evo X. Sim, porque o Edition R é basicamente um facelift do Evo X, usando uma mistura de componentes OEM (como os faróis do próprio Eclipse Cross) e peças feitas sob medida (como os para-choques). As lanternas têm um quê de Jaguar – não conseguimos identificá-las –, e os para-lamas foram devidamente alargados para acomodar as novas proporções da dianteira e da traseira.
Um detalhe discutível é a presença dos elementos cromados também no para-choques traseiro. Isto posto, mesmo com os cromados em profusão, o Edition R tem cara de sedã esportivo. Ou talvez só estejamos enxergando o carro com bons olhos porque, de certa forma, ele é o mais perto que chegaremos de um Evo XI. Ao menos por enquanto.
O projeto foi anunciado em janeiro deste ano, já em fase final de desenvolvimento. E agora, o primeiro exemplar do Lancer Edition R ficou pronto.
O capricho com que o design foi executado é admirável. Parece realmente algo que poderia ter saído das pranchetas da Mitsubishi – ainda mais considerando o hábito que a fabricante tem de estender a vida de seus modelos com reestilizações. Por outro lado , o nível de acabamento denuncia que o Edition R é um projeto independente: repare nos gaps entre os painéis, por exemplo. Parece um daqueles carros de corrida novinhos, ainda sem a pintura da equipe e as marcas dos patrocinadoes. E, de fato, em suas primeiras imagens oficiais, o protótipo exibia uma pintura especial.
E mais, apropriadamente, logo que foi revelado no início desta semana, o Evo Edition R foi levado para uma prova de hillclimb na Polônia – vale observar, porém, que ele é emplacado e legalizado para as ruas. Não há fotos do interior, o que é uma pena, mas já podemos ver que não há uma gaiola de proteção.
Outra infelicidade: não foram mencionados upgrades mecânicos. Claro, o motor 2.0 turbo do Evo X tem pelo menos 280 cv nas versões básicas, e pode chega a 440 cv no caso do FQ-440, o “super Evo” exclusivo para o Reino Unido.
Inicialmente, o Lancer Evolution Edition R seria vendido a partir de abril, como kit para ser instalado por conta ou pelos próprios fornecedores. No entanto, as vendas ainda não começaram – o que, bem, não nos surpreende vindo de duas companhias independentes criando