Mais de duas décadas de história, dez gerações em seis diferentes plataformas, quatro títulos consecutivos entre 1996 e 1999 no WRC com o finlandês Tommi Mäkinen no WRC em uma época recheada de lendas, como Colin McRae, Carlos Sainz, Richard Burns e Juha Kankkunen. As estatísticas mostram um belo currículo, mas não descrevem um dos lados mais interessantes do Lancer Evolution: poucos são os esportivos que conseguiram o status de lenda de forma tão unânime em grupos tão distintos.
Campeonatos de rali e de turismo, subidas de montanha, track days, time attacks, provas de arrancada, cena underground de rua, Japão, Europa, Américas – a história do Lancer Evo passa por tudo e todos os lugares. E ela, infelizmente, está chegando ao fim: o Evo X será o último de sua espécie.
Como vocês sabem, a notícia veio primeiro como boato, foi abafada posteriormente, mas finalmente foi confirmada de forma oficial: a décima geração do sedã turbinado de tração integral da Mitsubishi será, de fato, a última. Sua produção será encerrada mundialmente no fim deste ano, o que significa que o modelo será distribuído até o fim de 2015 – e isso inclui o Brasil. Muitos fabricantes de automóveis encerram capítulos valorosos de forma melancólica, com o puro desligamento da chave e a exclusão do portfólio, como uma prateleira vazia no supermercado ou uma eliminação de reality show. Mas com o Evo, a coisa será diferente.
A despedida do Lancer Evolution começa com este canal de conteúdo, encomendado pela Mitsubishi ao FlatOut. Aqui, passearemos por toda a história do Evo, geração por geração (com direito a fichas técnicas, fotos e vídeos), relembraremos as grandes conquistas do WRC, traremos algumas reportagens técnicas, mostraremos edições especiais, carros de entusiastas e apresentaremos algumas surpresas.
E já começamos com uma bela notícia: o estande da Mitsubishi no Salão do Automóvel de São Paulo apresenta a série especial de despedida Lancer Evolution X desenvolvido por John Easton, com apenas 100 unidades feitas especialmente para o Brasil. Ela custará R$ 219.900 e o pacote exclusivo novas rodas grafite, acabamento vermelho na grade dianteira e um upgrade na ECU para extrair 340 cv — com garantia de fábrica.
Neste canal, vocês obterão informações exclusivas de cada uma destas unidades, como as cores e o número da unidade – um verdadeiro treasure hunt em escala 1/1. E claro, o verão em ação nas mãos de um piloto igualmente lendário. Comecem a contagem regressiva…
Se você não sabe quem é John Easton, permita-nos apresentá-lo. Este engenheiro inglês é o diretor e proprietário a MML Motorsports, a empresa responsável pelo desenvolvimento e construção do Mitsubishi Evolution X do Grupo N, a atual versão do Lancer Evolution para o WRC. Para produzir os melhores Evolution do WRC, Easton conta com mais de 30 anos de experiência nos ralis. Nos anos 1980 ele foi o mecânico-chefe do Peugeot 205 T16 do Grupo B, e nos anos 1990 tornou-se o diretor da equipe Ralliart que conquistou quatro títulos no mundial de pilotos e um título de construtores no WRC.
Com tudo isso, o Lancer Evo parte para as últimas voltas de sua história com o pé direito colado no assoalho. Estamos orgulhosos de receber a missão de apresentar o adeus do Evo ao longo dos próximos meses, preservando sempre a nossa integridade (nada de avaliações ou de opiniões nossas sobre lançamentos neste espaço) e buscando trazer o máximo de conhecimento a vocês.
O nome Rest in Power é mais do que adequado a esta atitude de despedida. Os posts deste canal de conteúdo serão quinzenais. Apesar do gosto amargo de adeus, temos certeza de que vocês irão curtir acelerar até o último instante.
Como vocês podem ver, já programamos a máquina do tempo para 1992, quando Senna tentava reagir contra os Williams FW14B (os carros “de outro planeta”), Bill Clinton era eleito presidente dos EUA, Collor sofria o seu impeachment, a Ferrari F40 vivia seu último ano de produção e o primeiro Lancer Evolution nascia – cravando 100 km/h na casa dos cinco segundos já naquela época. Vocês conhecerão todos os detalhes de sua história no próximo post do Rest in Power. Até lá!