FlatOut!
Image default
Automobilismo

Lancer Evolution V: carroceria musculosa, excelência mecânica e o título de construtores no WRC

Se o Lancer Evolution IV foi o primeiro a estrear uma nova plataforma (a CN9A, substituindo a CE9A) em quatro anos de história, foi seu sucessor o responsável por levá-la a um novo patamar de desempenho. Como? Com o melhor Evolution fabricado até então — o Evo V, que também foi o carro que deu à Mitsubishi seu primeiro título de construtores no WRC — e ajudou o "finlandês voador" Tommi Mäkinen a conquistar seu terceiro título de pilotos consecutivo. É hora de conhecermos esta máquina em detalhes! (Não deixe de conferir as partes anteriores: Evo I, Evo II, Evo III e Evo IV) Apresentado no Salão de Tóquio de 1997, o Evo V mantinha a plataforma do antecessor (agora, renomeada com o código CP9A), embora não parecesse: a Mitsubishi deu a ele uma cara nova, com faróis mais angulares e um body kit agressivo, que o deixou mais largo e corpulento. Novos para-choques, spoiler dianteiro, saias laterais e traseira, para-lamas alargados — com uma moldura plástica nos traseiros — al