durante a segunda guerra mundial a dodge ficou encarregada de produzir veiculos para o exercito americano a chamada wc series compreendia diversos tipos de utilitarios — ambulancias picapes de transporte veiculos de reconhecimento e outros — todos construidos sobre o mesmo chassi e compartilhando motores e peças da carroceria robustos e simples ao extremo os utilitarios da wc series eram quase tratores com eixo rigido na dianteira e na traseira pneus grandes e garrudos e linhas arredondadas fabricados entre 1941 e 1945 os veiculos mostraram seu valor a serviço dos eua e como era comum entre os utilitarios da epoca basta lembrar do jeep cj que seguiu um caminho parecido acabaram ganhando uma versao civil que ficou conhecida como power wagon mirando nos trabalhadores rurais e empresas que precisassem de veiculos de carga a power wagon nunca foi uma picape confortavel — com exceçao da cabine totalmente fechada e das novas cores ela ainda era em essencia um veiculo militar no entanto o robusto seis em linha de3 8 litros com valvulas integradas ao bloco a caçamba de 2 43 metros e a suspensao indestrutivel eram tudo o que seu publico alvo precisava existem exemplares da power wagon que jamais deixaram de trabalhar desde que foram fabricadas o que diz muita coisa a respeito de sua durabilidade — ainda que a power wagon tenha sido produzida ate 1980 e ha quem lamente seu fim ate hoje para estes caras no entanto ha esperança uma empresa americana chamada legacy classic trucks esta trazendo as power wagon de volta a vida e da melhor forma possivel conservando suas linhas e sua resistencia porem adicionando mais potencia e conforto afinal qualquer um pode ir a uma concessionaria uma ram antiga dodge ram novinha mas qual e a graça nisso [youtube id= g25fxhn30du width= 620 height= 350 ] o trabalho da legacy classic trucks que fica na cidade de jackson hole wyoming começa com busca por um exemplar de chassi integro nao importa se a pintura esta lastimavel carroceria esta cheia de pontos de ferrugem ou se o motor ja morreu ha decadas o importante e que o chassi esteja em boas condiçoes porque a legacy fabrica todo o resto do zero e equipa suas picapes com motores bem mais potentes que o original — que era capaz de levar a picape ate os 80 km/h no maximo a picape que ilustra este post por exemplo foi encontrada em uma fazenda coberta por vegetaçao e sujeira ela foi fabricada em 1947 e comprada pela cidade de breckenridge no colorado para ser usada como limpa neve trinta anos depois em 1977 uma empresa de construçao civil a utilizou por mais dez anos como veiculo de carga antes de aposenta la desde entao ela ficou parada — ate que a legacy a encontrou [youtube id= cquxcvjfnay width= 620 height= 350 ] a unica parte mantida original e o chassi que passa por uma restauraçao e completa — quaisquer danos causados pelo tempo e pelo uso sao eliminados a estrutura e repintada e recebe novos componentes de suspensao sempre da melhor qualidade a legacy entao instala uma nova carroceria eles sao capazes de fabricar quaisquer componentes necessarios — para lamas capo cabine tudo mesmo — com exceçao da caçamba que e fornecida por uma companhia em detroit o detalhe enquanto a cabine da power wagon original era simples apertada frugal e servia mais para que os ocupantes nao ficassem expostos aos elementos as picapes feitas pela legacy sao bem superiores do ponto de vista pratico para começar mesmo a cabine simples e mais longa a fim de oferecer mais espaço interno alem disso existe a opçao por uma cabine estendida permitindo que se leve objetos atras dos bancos ou dupla com quatro portas e espaço para mais tres pessoas no caso da cabine estendida o metal extra e fornecido por picapes mais novas enquanto as janelas traseiras curvas para melhorar a visibilidade vem de caminhonetes dos anos 50 a versao de cabine dupla e a mais trabalhosa pois exige que duas cabines simples sejam emendadas e pode demorar ate 600 horas para ser concluido [gallery columns= 4 link= file ids= 75824 75825 75826 75827 ] o maior barato e que alem de mais espaçosas as cabines refeitas sao muito mais confortaveis em todas as versoes a picape recebe isolamento acustico e termico algo simplesmente inexistente na power wagon original ; novo sistema de direçao muito mais preciso e com assistencia hidraulica; ar condicionado aquecedor e descongelador e instrumentos novos porem com visual classico iluminados por leds o visual e complementado pelo volante nardi pelos carpetes de mercedes benz e pelo revestimento de teto feito de microfibra da porsche os bancos sao do cadillac escalade com ajuste de altura e distancia e aquecimento revestidos com couro italiano a legacy garante que o conforto e a sensaçao ao volante nao devem em absolutamente nada a uma ram moderna com a vantagem de se estar em um veiculo de visual classico muito proximo ao original [youtube id= g25fxhn30du width= 620 height= 350 ] no entanto a mudança mais importante esta debaixo do capo sao tres as opçoes de motor a primeira e mais popular e pelo v8 chevrolet de 6 2 litros — crate engine vendido pela propria chevrolet aspirado ou com compressor mecanico no primeiro caso sao 436 cv e 58 mkgf de torque e no segundo 593 cv e 80 2 mkgf de torque considerando que a versao de cabine simples pesa 2 9 toneladas o tempo de 0 100 km/h em 6 2 segundos e a velocidade maxima superior a 160 km/h proporcionados pelo motor supercharged impressionam para quem precisa de torque ha a opçao por um motor turbodiesel cummins de quatro cilindros 3 9 litros e 170 cv com 69 1 mkgf de torque ja a 1 600 rpm por fim se voce acha que uma power wagon com motor chevrolet e heresia pode escolher um hemi 426 sete litros de 435 cv e 69 1 mkgf de torque os motores chevrolet usam transmissao automatica de quatro marchas e quanto o cummins e o hemi sao acoplados a uma caixa manual de cinco marchas — em ambos os casos com traçao integral e reduzida todos os motores sao muito bem tratados pela legacy power wagon que recebe um novo sistema de arrefecimento superdimensionado e no caso do v8 supercharged um radiador de oleo em uma caixa na caçamba na versao com motor a diesel esta caixa da lugar a um tanque de combustivel de 190 litros e ou nao e a receita perfeita o mais impressionante e que apesar de serem em tese veiculos de trabalho as power wagon da legacy sao feitas artesanalmente e recebem acabamento de altissimo nivel o que somado ao extensivo trabalho de engenharia acaba deixando o produto final nao exatamente acessivel a versao de cabine simples parte de us$ 185 mil o equivalente a quase r$ 720 mil em conversao direta a cabine estendida eleva seu preço para us$ 225 mil r$ 870 mil enquanto a cabine dupla te faz pagar us$ 250 mil r$ 970 mil pois e — quase um milhao de reais por uma picape para ficar melhor e mais caro do que isso so transformando uma power wagon em uma casa [youtube id= 1xuevkmzhno width= 620 height= 350 ]
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