era pouco antes das seis da tarde quando passei pelos portoes da adler principal casa de shows de vinhedo durante o dia todo estava fotografando os carros expostos no xxii encontro paulista de autos antigos criado e mantido pelo casal nilson e edenise carratu cuja cobertura veremos nos proximos dias mas agora era hora para uma atraçao pouco vista por estas terras o grande leilao de veiculos antigos organizado pela talladega motors do antigomobilista jose paulo parra e que fez parte da programaçao do encontro se la fora leiloes sao tradiçao representadas por nomes como bonhams mecum rm sotheby s gooding & co e claro o mundialmente famoso barrett jackson que esta cada vez mais conhecido por aqui pela exibiçao no canal de tv fechada discovery turbo a verdade e que eventos de leiloes de classicos no brasil ainda sao raros como o de araxa ou aquele que nossos camaradas do box54 organizaram no fim do ano passado como ha um certo ar de novidade ainda achamos bacana explicar um pouco sobre como funciona a coisa antes de entrarmos na galeria das joias lembrando que para ampliar as fotos em alta e so clicar nas imagens parra foto acima tem bastante vivencia no mundo dos antigos e exclusivos mas este seria o seu primeiro leilao o que trouxe uma serie de desafios algumas coisas foram muito boas em outras tivemos um aprendizado mas no geral foi extremamente positivo foram 27 carros negociados sendo sete arrematados no ato afirmou o primeiro desafio foi encontrar uma empresa idonea para administrar o leilao e as transaçoes apos muito pesquisar jose paulo decidiu pela sumare leiloes empresa bastante conhecida na area embora sem vivencia com o mundo dos antigos na sequencia partiu para o levantamento dos lotes como sao chamados os bens leiloados no caso os carros entre amigos colecionadores outros proprietarios de raridades sem necessariamente serem colecionadores conhecidos com clientes em comum e colegas do ramo abrindo na sequencia para os demais interessados em potencial pela abertura de inscriçao cerca de 50% dos lotes eram de particulares e outros 50% vieram de profissionais da area como a propria talladega l art de l automobile gustavo brasil berek rr antigos paulo automoveis e jardineira veiculos todos passaram por vistoria cautelar e estavam disponiveis para inspeçao desde a manha anterior no proprio encontro paulista de autos antigos numa area especifica os automoveis leiloados sao sempre no estado sem garantia exceto a de documentaçao por isso embora seja uma atraçao muito interessante em termos de entretenimento comprar um carro antigo desta forma nao e algo para iniciantes leiloes sao para iniciados no mundo do antigomobilismo tanto para ter o olhar clinico de visualizar o estado do veiculo ou o potencial dele no caso de um a restaurar quanto para saber a partir de qual momento da disputa a oportunidade começa a ficar extravagante como podemos ver nas fotos abaixo a casa encheu bem foi bastante surpreendente nos nao esperavamos tanto publico claro nem todos eram compradores havia uma boa parte de espectadores para ver o show mas e isso que faz a coisa ser interessante e amigavel afirmou parra no fim da noite o leilao levou cerca de quatro horas o publico mais curioso ja tinha saido em sua maioria mas quem estava la para fazer negocios ficou ate o ultimo lote um furgao chevrolet stylemaster foto acima e como e a mecanica para voce participar de um leilao ao chegar no local voce assina um termo de adesao na qual constam os compromissos de compra no caso de voce arrematar um lote bem como uma multa geralmente na casa de 20% no caso de desistencia de honra lo documento similar assinalado por quem dispoe os veiculos para o leilao onde tambem constam obrigaçoes referentes a documentaçao do veiculo os carros entram no palco enquanto jose paulo parra descreve o veiculo eram comentados o estado geral a raridade e varias caracteristicas daquela unidade muitos carros tinham quilometragem baixa pintura de fabrica de unico dono etc enquanto membros da equipe do evento filmavam o veiculo ao vivo cujas imagens eram transmitidas para o telao feita essa apresentaçao que costumava levar pouco mais de um minuto as imagens continuavam a ser transmitidas durante todo o tempo de presença do automovel no palco o leiloeiro abria para os lances feitos pelos participantes levantando a sua plaquinha e confirmando o valor ao leiloeiro no caso do carro nao receber nenhum lance apos cerca de um minuto de respiro passava se ao proximo lote na pratica cada carro possui o seu valor de reserva ou seja o preço minimo a partir do qual o proprietario se compromete a vende lo ao participante do leilao se voce ja comprou algo pelo ebay sabe bem da mecanica mas o que da graça a coisa e justamente o fato de este preço de reserva ser desconhecido do publico a unica premissa que ha e que os veiculos participantes do leilao ou sao muito raros o modelo em si ou sua quilometragem ou ficam numa faixa de preço inferior ao do mercado alguns muito abaixo outros um pouco abaixo caso contrario o leilao perde o sentido de ser por outro lado uma disputa fervorosa entre entusiastas pelo mesmo carro pode ate mesmo eleva lo para acima do valor medio ainda que isso seja raro neste evento em especifico nao aconteceu se no momento em que o leiloeiro bater o martelo pela terceira vez o valor de reserva ja tiver sido atingido o participante arremata o carro na hora um membro da equipe do leilao vai ate o participante e pega um cheque cauçao uma nota promissoria ou mesmo um sinal via cartao de credito ele pode tambem declinar a compra mediante o pagamento de uma multa contudo se no momento da ultima batida do martelo o valor nao tiver sido atingido entra se no chamado lance condicional confirma se com o participante a intençao de compra posteriormente o leiloeiro contata o proprietario e tenta se chegar num valor conciliado negociado dentro da estrutura do leilao ainda que possa ser feito no dia seguinte isso acaba criando uma baita oportunidade de negocio explicado isso vamos conhecer os sete carros que foram arrematados no ato começando por este belo gol gts 1 8 a etanol 1989 survivor com 71 mil km originais pintura original acabamentos todos de fabrica incluindo os belos bancos recaro e a forraçao preta e vermelha e papelada de epoca com historico de manutençao tanto o gol gt quanto a dupla gts/gti estao dentro da transiçao de carros street para colecionaveis como ja aconteceu com todos os v8 nacionais na decada passada e logo depois com os opala da decada de 70 o lance que o arrematou foi de r$ 34 500 esta alfa romeo gtv equipado com o raro opcional de ar condicionado foi um dos carros que mais recebeu lances nao a toa pois as gtv estao subindo de valor em uma razao parecida com a dos 911 a ar la fora e um modelo com muita historia no automobilismo dinamica espetacular e um baita de um motor sofisticado dois litros todo de aluminio com duplo comando e camaras hemisfericas de combustao o lance vencedor foi de r$ 135 000 esta bela ford model a pick up 1929 uma configuraçao de carroceria muito pouco vista por aqui e numa combinaçao de cores extremamente feliz tambem foi arrematada no ato por r$ 60 000 o nome model a foi usado pela ford em dois momentos de sua historia em um modelo fabricado entre 1903 e 1904 e numa imensa familia de veiculos feita entre 1927 e 1931 que substituiu o classico model t com quase 40 variaçoes de carroceria possiveis entre diversos tipos de seda fordor roadster cabriolet taxi town car etc em todos o motor quatro em linha com 3 3 litros de deslocamento e 41 cv brutos declarados com exceçao dos veiculos comercializados na europa que para evitar uma taxaçao maior cobrada sobre o deslocamento empregaram uma versao com curso reduzido resultando em cerca de 2 litros e quase a metade da potencia este belo impala 1964 modelo 65 de quarta geraçao quatro portas sem coluna precisava apenas de outras rodas e um pouco de tlc tender loving care ou carinho e cuidado pra voltar a brilhar foi arrematado por r$ 50 000 o impala acabou tendo enorme popularidade no universo dos low riders nao so por uma questao de estilo mas tambem estrutural o seu chassi em forma de x e particularmente resistente as flexoes e cargas cruzadas que as suspensoes pressurizadas acabam submetendo em saltos e levantes esta kombi 1985 com 72 600 km originais de fabrica foi originalmente usada como perua escolar recebendo apenas um banho de tinta desde entao o lance vencedor foi de r$ 22 000 falar sobre o valor da kombi no mundo do antigomobilismo hoje e chover no molhado esta acontecendo um grande exodo destas senhoras rumo aos eua e europa facilitado pela desvalorizaçao de nossa moeda a quantidade de joias perdidas no interior do pais e um certo retardo no processo de valorizaçao deste veiculo por aqui claro hoje tudo isso e sabido nao ha cinco anos algo que podemos chamar de ontem no mundo dos classicos o ultimo dos sete veiculos arrematados foi este 280 s 1977 geraçao w123 um dos grandes icones dos anos de over engineering construçao solida e claro aquele classico perfume do interior dos mercedes benz classicos e um dos modelos mais bem sucedidos da historia da marca com mais de 2 6 milhoes de unidades vendidas em suas diversas carrocerias e motorizaçoes entre 1976 e 1985 o lance vencedor foi de r$ 26 000 um corvette c3 laranja placa preta por r$ 80 000 menos que o mercado anda pedindo por maverick gt 302 v8 e este tipo de grata surpresa que acontece no leilao alem destes sete veiculos arrematados na hora outros 20 foram vendidos no lance condicional que explicamos anteriormente mas alem destes houve uma serie de classicos que receberam o lance condicional mas o negocio nao se concretizou por isso e muito dificil sabermos quais deles foram vendidos e a qual valor caso queira por curiosidade voce pode consultar o catalogo que foi disponibilizado aos participantes do leilao la ha uma estimativa de valores na pagina de cada carro mas na real sempre ha uma serie de lotes que sao vendidos por bem menos que a expectativa este e o grande barato do leilao e claro houve um bom volume de veiculos que nao receberam lance nenhum particularmente os caminhoes este e um dos aprendizados aos quais parra se referiu outras evoluçoes que deverao vir nos proximos leiloes uma vistoria tecnica feita com cerca de uma semana de antecedencia o que permitiria qualificar ate por notas cada item do veiculo; validaçao de matching numbers codigo do motor bater com o codigo de chassi acabamentos e equipamentos do veiculo e ter um leiloeiro com mais vivencia com o antigomobilismo permitindo maior entrosamento com o publico em relaçao ao formato parra devera organizar leiloes em eventos a parte se aproximando mais do modelo norte americano mas tambem seguira com leiloes no modelo deste de vinhedo fazendo parte de um encontro de classicos alguns dos destaques para o flatout com pra la de 80 veiculos antigos de todo tipo fica dificil fazer uma categorizaçao de destaques de maneira universal portanto aqui separamos alguns dos carros que roubaram o nosso olhar com mais intensidade durante a noite começando por este graham hollywood 1941 seis cilindros supercharger de cerca de 125 cv um carro com muitos traços e ferramental em comum com o cord da mesma epoca mas com traçao traseira provavelmente o mercedes benz favorito deste que vos fala 280 sl pagoda aqui um modelo 1971 com transmissao automatica todo restaurado esta kombi standard 1968 foi um verdadeiro soco na cara 28 mil km originais pintura e todos os acabamentos como sairam de fabrica uma capsula do tempo quase como uma projeçao do passado ao vivo note o interior das caixas de roda pertenceu ao convento instituto santo antonio de padua de mg clique nas imagens e de um zoom nas fotos em 1969 o mustang ganhou corpo e motores bem maiores mirando inclusive nas arrancadas da nhra e o caso do 428 super cobra jet deste mustang mach i com pacote drag pack unico no brasil apenas 142 produzidos com todas as peças necesssarias para a montagem motor retificado sua potencia declarada era de 335 cv mas testes sugerem uma potencia superior a 400 cv artimanha muito utilizada na epoca pelas fabricantes para obter valores menores de seguro o pacote drag pack incluia diferencial autoblocante com relaçao curtissima de 3 91 1 ou 4 30 1 radiador de oleo do motor parafusos de biela de maior especificaçao virabrequim volante e damper do motor retrabalhados 1957 foi o ultimo ano da primeira geraçao do ford thunderbird aqui um monocromatico azul com v8 292 com cambio automatico e restaurado ao nivel concours dificil decidir entre este carro e o corvette da mesma epoca amplie a foto do interior e aprecie sem moderaçao com todo o respeito aos demais mas esta brasilia 1974 foi um dos carros que mais babamos motor stroker 1 8 sistema de escape do sp2 teto solar webasto volante nardi e instrumentaçao porsche espelhos e rodas de bmw 2002 tii bastante parecidas com a scorro dragster mas com algumas diferenças este carro transpirava o espirito do que os playboys da decada de 70 faziam revirando catalogos modificando os carros dentro das possibilidades e acelerando nos pegas da cidade a finesse dessa caravan 2 5 1978 com interior chateau de um unico dono ate 2014 recebendo apenas um banho de tinta foi de parar o evento por algum motivo quase todas as fabricantes no brasil começaram a fazer juntas carros com interior opcional bordo no fim da decada de 1970 cores mais sobrias por fora mais vivas por dentro exatamente o contrario do começo dos 70s essa dupla tambem parou a noite yamaha rd 350 dois tempos 1986/7 toda restaurada e honda cb400 ii 1982 com 13 950 km originais fiat vignale 800 spider 1967 derivaçao feita para o mercado argentino na europa o responsavel pelas suas linhas e construçao era o studio bertone e o unico conversivel fabricado por la ate hoje baseado no fiat 600 traçao traseira motor traseiro entre eixos curto sera que e divertido de pendurar em curvas la em cima falamos que o ford model a teve quase 40 variaçoes de carroceria esta charmosa perua woodie 1929 talvez seja uma das variantes mais belas os brasileiros estao valorizando cada vez mais o sp2 algo que os gringos ja fazem ha muito tempo este modelo castanho metalico tinha apenas 28 mil km originais unico dono um verdadeiro barn find os rolls royce da decada de 80 e 90 dividem os nossos sentimentos e um carro claramente datado e sem o mesmo charme dos sedas de duas decadas anteriores ou mais mas a aura e sofisticaçao sao irrefutaveis ainda mais este silver spur 1981 com interior bordo e o tipo de automovel que voce saboreia de dentro pra fora seu v8 de 6 7 litros apenas sussurra sua suspensao traseira contava com um sistema de nivelamento automatico galaxie ambulancia 1969 fabricado pela propria ford para provas de esporte a motor da ate pra imaginar uma destas paradas enquanto emerson fittipaldi gravava sua epica volta no antigo autodromo de interlagos com um maverick norte americano poucos meses antes do lançamento do modelo no brasil picapes em condiçao survivor sao muito raras de existirem pois sao veiculos de serviço esta c10 parece ter fugido a regra tem 92 700 km originais e sofreu apenas um banho de tinta romi isetta 1957 se ha um carro que temos enorme curiosidade tecnica e historica de guiar e este aqui em 1983 surgiu a versao gts do passat e ate junho de 1984 ele era impulsionado pelo motor 1 6 este modelo estava uma verdadeira capsula do tempo da mesma forma que a caravan este opala comodoro monocromatico estava de se comer com uma colher veja este interior monocromatico bege 82 mil km originais teto las vegas conheça a historia deste teto e o carro que o originou clicando aqui o famoso 1303 evoluçao do fusca que introduziu suspensao do tipo mcpherson para brisa mais envolvente painel mais recuado e moderno e porta malas mais espaçoso este maverick norte americano 1974 note os para choques de impacto conheça esta historia clicando aqui foi todo caracterizado de versao grabber o unico maverick que tivemos no brasil com interior bege foi o modelo ldo mas o acabamento era diferente note os paineis de porta e apoios de braço por aqui o banco inteiriço era algo reservado aos sedas e nao havia encostos de cabeça outros destaques
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.