no inicio da nossa serie especial sobre as lendas do wrc todos os carros que passaram por aqui eram verdadeiros icones do passado adorados por milhoes de entusiastas de todos os cantos do mundo cada um deles com um legado diferente nao apenas na historia do mundial de rali mas tambem na propria historia do automovel agora perto da reta final chegamos a carros que ainda estao escrevendo sua historia o primeiro deles e o citroen ds3 nas ruas o excentrico hot hatch frances e um carrinho descolado que se aproveita da força de um motor 1 6 turbo de 165 cv e de uma otima plataforma para garantir a diversao de quem estiver ao volante nao foi a toa que a citroen escolheu o ds3 para continuar a trajetoria de sucesso percorrida pelo xsara e pelo c4 no wrc prototipo do citroen ds3 wrc em 2010 nao e uma beleza assim vestido de branco como vimos ao longo desta serie o carros do wrc mudaram radicalmente com o passar dos anos das versoes modificadas dos esportivos de rua aos prototipos feitos especialmente para a competiçao que deram origem aos monstros do grupo b audi quattro s1 e lancia 037 mandam lembranças e depois tornaram se bolidos mais proximos dos modelos de produçao modificados dentro de regras bem definidas os carros do grupo a posteriormente os world rally cars estamos dizendo isto porque embora o ds3 de rua e sua versao de competiçao pareçam extremamente semelhantes o monobloco e o mesmo e ambos usam motores de 1 6 litro turbinados a verdade e um tanto mais complexa a começar pelo proprio motor enquanto aquele que equipa o carro de rua e o aclamado 1 6 thp desenvolvido em parceria com a bmw e encontrado no cofre de diversos carros alemaes e franceses do bmw serie 1 ao peugeot 408 o motor do carro de rali foi totalmente projetado pela citroen in house isto se deu porque as regras do wrc exigem que o motor se encaixe em diversos requisitos como peso posicionamento no cofre e ate centro de gravidade sua formula porem e parecida turbo quatro cilindros comando duplo no cabeçote e injeçao direta de combustivel o resultado foi uma pequena usina de 300 cv a 6 000 rpm e 35 7 mkgf de torque a 3 250 rpm acoplada a uma caixa sequencial de seis marchas agora a mudança em relaçao ao motor do carro anterior o citroen c4 que usava um motor de dois litros nao foi uma escolha incidental pelo tamanho do cofre ou pelo fato de o ds3 ja ser equipado com um motor 1 6 em 2011 primeira temporada em que o modelo competiu a fia introduziu novas regras para o wrc elas incluiam alem da reduçao no deslocamento e de um limite de 300 cv a adoçao de transmissoes padronizadas fabricadas pela sadev ou pela xtrac a citroen optou pela sadev rompendo uma relaçao de anos com a xtrac ; e a implementaçao de uma asa traseira removivel cujo tempo maximo de instalaçao e remoçao e estabelecido pela fia este regulamento que ainda dita o limite para tamanho dos discos de freio largura dos para lamas e outras caracteristicas dos carros esta em vigor ate hoje assim o citroen ds3 wrc que estreou em 2011 usava o mesmo monobloco da versao de rua porem novos para lamas modificados para acomodar as rodas de 18 polegadas usadas em estagios de asfalto e permitir maior curso de suspensao nas etapas disputadas na terra novo para choque dianteiro com um splitter projetado especialmente para o carro de rali portas com um preenchimento de espuma para aumentar a absorçao de impactos laterais e janelas fixas de policarbonato para reduzir peso o lado de dentro recebeu uma gaiola de proteçao completa feita com mais de 40 metros de tubos de metal a suspensao a exemplo de seus antecessores usa um sistema independente mcpherson com molas helicoidais nos quatro cantos a novidade fica por conta dos amortecedores ajustaveis em tres configuraçoes desenvolvidos pela citroen racing especialmente para o ds3 wrc foi com esta bela ferramenta nas maos que sebastien loeb conquistou seus dois ultimos titulos no mundial de rali em 2011 e 2012 [youtube id= hroppfep3vq width= 620 height= 350 ] um ponto negativo do novo regulamento do wrc foi que os carros ficaram mais parecidos todos com motores 1 6 turbo de 300 cv cambio sequencial de seis marchas e traçao integral com diferenciais mecanicos na dianteira e na traseira por outro lado o talento dos pilotos ficou ainda mais evidente assim sebastien loeb começou a temporada de 2011 sob mais pressao do que nunca sim e kimi raikkonen mas essa foto nao poderia ficar de fora depois de uma estreia nao muito boa com uma vitoria tripla do ford fiesta rs wrc no rali da suecia a dupla loeb + ds3 começou a engrenar na segunda etapa no mexico coma primeira de dez vitorias naquela temporada de 13 etapas as outras tres ficaram com a ford [youtube id= qv0se6dtcy4 width= 620 height= 350 ] onboard de sebastien loeb no mexico em 2011 o xara de loeb sebastien ogier foi contratado pela citroen para passar tres anos ao volante do segundo carro e ambos subiam juntos ao podio frequentemente em 2011 assim a citroen acumulou 403 pontos contra 376 da ford garantindo seu primeiro titulo com o novo carro enquanto loeb levantava a taça de campeao pela oitava vez em oito anos no ano seguinte ogier decidiu quebrar seu contrato com a citroen em favor de um posto como piloto principal da skoda divisao da volkswagen e loeb passou a dividir a equipe com mikko hirvonen ex ford de qualquer forma todas as dez vitorias da citroen naquele ano foram conquistadas por loeb que garantiu mais um titulo para si mesmo e para a citroen no fim da temporada loeb anunciou sua aposentadoria dos ralis e disse que competiria em apenas algumas etapas no ano seguinte antes de iniciar sua carreira no wtcc o campeonato mundial de carros de turismo foi o fim de uma era para a citroen visto que o frances carregava o desempenho da equipe nas costas [youtube id= jzjjpqtjyuc width= 620 height= 350 ] loeb competiu em apenas quatro eventos naquele ano e venceu dois deles monte carlo e na argentina terminando o rali da suecia em segundo e em um golpe de azar abandonando sua ultima participaçao no wrc com um acidente que o forçou a abandonar a etapa em casa seu compatriota e ex colega de equipe ogier levou a melhor naquele ano o bom desempenho com a skoda o levou a ocupar um lugar na equipe de fabrica da volkswagen e garantir seu primeiro titulo tanto no campeonato de pilotos quanto de construtores mas esta historia vai ficar para a proxima parte da serie
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.