no fim de semana contamos a historia do audi quattro o bicampeao do wrc que virou a competiçao de cabeça para baixo ao provar que a traçao integral era o futuro o alemao exterminou os rivais nos anos em que correu mas houve quem insistisse na traçao traseira para enfrenta lo — e ainda fez dar certo estamos falando do lancia rally 037 — ou so 037 mesmo — o italiano que estragou a festa da audi em 1983 ou pelo menos metade dela como ele fez isto com um quatro cilindros em linha projetado por aurelio lampredi — muito parecido com o motor do tempra por sinal — traçao traseira e o talento de walter rohrl sempre ele e markku alen [youtube id= 5rng_y5vrs0 width= 620 height= 350 ] estamos dizendo isto porque sem duvida a temporada de 1983 do wrc foi nada menos que imprevisivel as equipes finalmente se libertaram das amarras e começaram a aproveitar que o recem inaugurado grupo b era muito muito permissivo em seu regulamento — praticamente qualquer ideia que os engenheiros e mecanicos tivessem podia ser aplicada era o paraiso assim a lancia decidiu ser radical na hora de projetar o rally 037 — era preciso pois o audi quattro era forte demais na competiçao o trabalho ficaria com a abarth e a base seria o lancia beta montecarlo esportivo de motor central traseiro produzido entre 1975 e 1981 sendo que em 1980 passou a se chamar so montecarlo o carro de perfil baixo em formato de cunha foi projetado pela pininfarina e teve pouco menos de 8 000 unidades fabricadas e foi vendido nos eua como lancia scorpio a verdade e que tecnicamente do lancia montecarlo so sobrou a seçao central da estrutura com portas e para brisa na hora de transforma lo no 037 — todo o resto era bem diferente todos os paineis da carroceria eram diferentes e eram instalados sobre estruturas tubulares na dianteira e na traseira o motor era muito parecido — em ambos os carros era o quatro cilindros de dois litros projetado por aurelio lampredi contudo havia algumas diferenças fundamentais o 037 recebeu um cabeçote de 16 valvulas para melhor rendimento — unidade que veio diretamente do fiat 131 abarth — e foi instalado em posiçao longitudinal no montecarlo era transversal para dar mais espaço para o sistema de suspensao e ainda por cima melhorar a distribuiçao de peso a mudança mais importante porem era o sistema de induçao forçada se a norma da epoca era usar turbocompressores a abarth decidiu se por um compressor mecanico volumex entregando 0 9 bar de pressao — o que fica facil de entender quando se lembra que naquela epoca os turbos ainda sofriam muito com o lag prejudicando o desempenho do carro enquanto a turbina nao enchia a versao de homologaçao foi lançada primeiro foram fabricados 207 exemplares o minimo eram 200 do lancia 037 stradale que tinha cabeçote de oito valvulas e entregava 205 cv — o que convenhamos era um numero para la de respeitavel em 1982 se voce acompanha deve lembrar deste video que postamos ha alguns meses no qual o dono de um 037 stradale conta e mostra na pratica por que este carro e magico [youtube id= cwwhulwcmki width= 620 height= 350 ] obviamente que o carro de competiçao era ainda mais monstruoso o cabeçote de 16 valvulas e outras modificaçoes nao reveladas como sempre garantiam que a potencia ficasse em pelo menos 255 cv nos primeiros carros que competiram ainda em 1982 por uma infelicidade o cambio zf de cinco marchas apresentou problemas ao longo de toda a temporada e por isso a lancia amargou um fraco nono lugar no campeonato o melhor resultado foi um quarto lugar no rali da gra bretanha com markku alen ao volante [youtube id= lfi8ngnnd90 width= 620 height= 350 ] o jogo viraria no ano seguinte e 1983 trouxe um lancia 037 aperfeiçoado e ainda mais potente com algo entre 310 e 325 cv foi o bastante para garantir aquela que provavelmente foi a temporada mais disputada do wrc foram doze etapas e apenas duas delas nao tiveram um piloto da audi ou da lancia como vencedor das dez que sobraram cinco ficaram com a audi e cinco com a lancia walter rohrl que no ano seguinte viraria a casaca e iria para a audi subiu ao lugar mais alto do podio tres vezes; markku alen nas outras duas no tour de corse na frança; e no rallye sanremo na italia o lancia 037 conseguiu duas vitorias triplas alem de duas dobradinhas — monte carlo e acropolis na grecia apesar do desempenho matador porem a vitoria contra a audi no mundial de construtores foi apertadissima no fim da temporada a lancia levou a taça com 118 pontos o audi quattro foi o vice colocado com 116 a festa da lancia so nao foi maior porque no mundial de pilotos hanu mikkola reinou absoluto com 125 pontos contra 102 de walter rohrl o segundo colocado nos anos seguintes o lancia 037 continuou evoluindo — para as temporadas de 1985 e 1986 o carro ainda ganhou um sistema de injeçao eletronica e teve o deslocamento ampliado para 2 1 litros contudo seu fim nao foi glorioso alem de perder o titulo por pouco em 1984 o 037 foi substituido pelo ainda mais insano delta s4 que apesar de seu motor dual charged com turbo e compressor mecanico nao conquistou nenhum titulo em sua curta carreira alem disso um acidente fatal envolvendo o piloto italiano attilio bettega que perdeu o controle do carro bateu em uma arvore e morreu na hora — manchou para sempre a imagem do 037 diante dos olhos da fia a lancia so voltaria a vencer de verdade no wrc depois que o grupo b foi extinto em 1986 e os carros voltaram ser baseados em modelos de produçao em compensaçao o desempenho do lancia delta integrale no mundial de rali foi inigualavel estendendo se por anos mas a gente vai falar disso mais adiante
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