FlatOut!
Image default
Car Culture

Lendas do WRC: Lancia 037, o último título da tração traseira no Mundial de Rali

No fim de semana contamos a história do Audi Quattro, o bicampeão do WRC que virou a competição de cabeça para baixo ao provar que a tração integral era o futuro. O alemão exterminou os rivais nos anos em que correu, mas houve quem insistisse na tração traseira para enfrentá-lo — e ainda fez dar certo. Estamos falando do Lancia Rally 037 — ou só 037 mesmo —, o italiano que estragou a festa da Audi em 1983. Ou pelo menos metade dela. Como ele fez isto? Com um quatro-cilindros em linha projetado por Aurelio Lampredi — muito parecido com o motor do Tempra, por sinal —, tração traseira e o talento de Walter Röhrl (sempre ele!) e Markku Alén. Estamos dizendo isto porque, sem dúvida, a temporada de 1983 do WRC foi nada menos que imprevisível. As equipes finalmente se libertaram das amarras e começaram a aproveitar que o recém-inaugurado Grupo B era  muito, muito permissivo em seu regulamento — praticamente qualquer i