pensamos em varias abordagens antes de começar este post mas e inevitavel quando a gente pensa em toyota corolla o que vem a mente e um confiavel seda japones con interior confortavel mecanica a toda prova e provavelmente carroceria prata e um bom carro sem duvidas mas nao e exatamente entusiasta dito isso talvez voce tenha se surpreendido quando leo o titulo deste texto e viu as palavras lendas do wrc e toyota corolla tao perto em uma frase pois bem aconteceu e foi em 1999 — o que torna tudo ainda mais chocante porque naquele ano o corolla estava em sua oitava geraçao — a primeira fabricada no brasil se voce nao esta ligando o nome ao carro vamos refrescar sua memoria sim o corolla que venceu o wrc em 1999 pertence a mesma geraçao do primeiro corolla fabricado no brasil de 1998 a 2002 acontece que o carro de rali era bem diferente do seda meio careta que em poucos anos se tornou o maior sucesso da toyota no nosso mercado para começar ele era um hatch e nao um seda — como era comum entre os modelos mais populares das fabricantes japonesas no inicio dos anos 2000 o corolla tinha varios nomes e estilos que variavam de acordo com o mercado em que ele era vendido na europa o corolla e110 o codigo da oitava geraçao era vendido na europa e nos eua com visual bem diferente na dianteira voce ja deve ter visto um corolla com farois redondos rodando por ai nao e o caso e que no fim dos anos 90 a toyota trouxe para o brasil algumas unidades da versao europeia do corolla de oitava geraçao mas o carro nao foi bem recebido por seu visual um tanto exotico para o brasileiro acontece que foi o corolla europeu com carroceria hatchback que serviu de base para o carro do wrc da toyota em 1999 a toyota ja havia experimentado a gloria no wrc com o celica turbo 4wd — quer dizer experimentado e pouco com o cupe de motor quatro cilindros turbo e traçao integral a toyota conseguiu tres titulos de pilotos e tres de construtores sendo que a maioria deles foi conquistada em sequencia entre 1992 e 1994 com o triunfo do corolla em 1999 a toyota acumulou quatro titulos de construtores e no total venceu o wrc mais vezes que a subaru [youtube id= oly4qn9ezqc width= 620 height= 350 ] mas como foi o ultimo titulo da toyota no wrc o corolla que disputou o mundial de rali como ja dissemos era baseado no hatchback de duas portas europeu de oitava geraçao com farois redondos o segredo era seu sistema de traçao integral emprestado do celica — ou voce achou que com os anos 2000 chegando a toyota ainda iria arriscar com traçao dianteira o ultimo titulo da toyota com o celica foi conquistado em 1994 cinco anos depois o carro ja estava em uma nova geraçao mas nao era o mais indicado para disputar ralis a concorrencia tinha carros menores e mais leves como o escort da ford e o lancer evolution da mitsubishi que estava em seu auge sob o comando de tommi makinen o que fazer entao a divisao europeia da toyota sabia exatamente o que fazer colocar o corolla no lugar do celica — era um carro menor mais leve e mais agil e a sequencia absurda de vitorias do delta anos antes era a prova de que um carro de motor transversal e traçao dianteira tem potencial para ser um campeao nos estagios eles so precisavam fazer alguns ajustes — e convencer a sede no japao de que era uma boa ideia com a mudança nas regras do wrc em 1997 dispensando a necessidade de criar um especial para homologaçao a toyota europeia tinha o argumento perfeito para colocar motor e o sistema de traçao integral do celica no corolla e foi exatamente isto o que eles fizeram apresentando o toyota corolla wrc em 1998 obviamente nao foi uma tarefa simples — afinal sao carros essencialmente diferentes o motor do corolla de rali era baseado naquele do celica o que significa que era um quatro cilindros de dois litros e 16 valvulas com comando duplo no cabeçote a potencia declarada era de 300 cv e o torque de 52 mkgf a potencia real ficava na casa dos 350 cv e o novo turbocompressor garantia que o motor tivesse folego ate as 7 250 rpm 3 pra efeito de comparaçao a faixa util do celica ia ate 6 000 rpm o cambio era manual de seis marchas com trocas sequenciais o motor era recuado em 20 mm para melhorar a distribuiçao de peso — 54 4% na dianteira 45 6% na traseira — e o sistema de traçao integral tinha dois diferenciais eletro hidraulicos a distribuiçao padrao de torque entre os eixos era de 50/50 mas variava de acordo com as condiçoes do piso e o curso da suspensao era de nada menos que 20 cm um dos maiores da epoca o resultado era um carro dificil de bater se voce acha que as coisas foram faceis para a mitsubishi que levou os dois titulos de 1998 voce esta enganado o corolla deu trabalho para o lancer de tommi makinen em seu ano de estreia vencendo tres etapas — monte carlo espanha e nova zelandia — e ficando com o segundo lugar em quase todas as outras parece pouca coisa mas foi o suficiente para que carlos sainz estrela da toyota ficasse atras do campeao finlandes por apenas dois pontos [youtube id= oly4qn9ezqc width= 620 height= 350 ] mas foi em 1999 que o corolla brilhou de verdade carlos sainz e didier auriol eram os pilotos principais e juntos deram o titulo de construtores a toyota com um desempenho extremamente consistente — apesar de vencer apenas tres vezes era dificil ver um podio que nao contasse com a presença de algum dos dois [gallery columns= 4 link= file ids= 39959 39968 39967 39964 ] assim a equipe japonesa conseguiu acumular 109 pontos contra 105 da subaru segunda colocada a mitsubishi que viu tommi makinen conquistar seu quarto titulo consecutivo no campeonato de pilotos naquele ano ficou apenas com a terceira posiçao entre os construtores ao todo 57 unidades do corolla wrc foram fabricadas pela toyota europe e cada uma levava pelo menos 400 horas para ficar pronta destes 33 foram usados pela equipe de fabrica entre enquanto os outros 24 foram vendidos a equipes independentes
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