FlatOut!
Image default
Car Culture

Lendas do WRC: Toyota Celica Turbo 4WD, o primeiro nipônico a vencer o Mundial de Rali

Até agora todos os carros que apareceram na nossa série sobre as Lendas do WRC tiveram uma coisa em comum: todos eram europeus — franceses, italianos, britânicos ou alemães. A década de 90, porém, trouxe algumas mudanças e, se o Lancia Delta não tivesse devastado a concorrência no WRC, certamente o Toyota Celica teria sido o primeiro carro de fora do Velho Mundo a vencer o Campeonato Mundial de Rali antes de 1993. Isto acabou não acontecendo, mas chegou perto: apesar de a Lancia vencer todos os títulos de construtores entre 1987 e 1982, o mundial de pilotos ficou com Carlos Sainz em 1990 — quando o piloto espanhol sentava-se ao volante de um Toyota Celica Turbo 4WD, versão de homologação feita especialmente para o WRC em 1988. Como você talvez saiba — especialmente se jogou Gran Turismo na infância — o Celica foi um esportivo japonês vendido entre 1970 e 2006, com sete gerações em sua carreira de 36 anos. Se, no início, o C