ate agora todos os carros que apareceram na nossa serie sobre as lendas do wrc tiveram uma coisa em comum todos eram europeus — franceses italianos britanicos ou alemaes a decada de 90 porem trouxe algumas mudanças e se o lancia delta nao tivesse devastado a concorrencia no wrc certamente o toyota celica teria sido o primeiro carro de fora do velho mundo a vencer o campeonato mundial de rali antes de 1993 isto acabou nao acontecendo mas chegou perto apesar de a lancia vencer todos os titulos de construtores entre 1987 e 1982 o mundial de pilotos ficou com carlos sainz em 1990 — quando o piloto espanhol sentava se ao volante de um toyota celica turbo 4wd versao de homologaçao feita especialmente para o wrc em 1988 como voce talvez saiba — especialmente se jogou gran turismo na infancia — o celica foi um esportivo japones vendido entre 1970 e 2006 com sete geraçoes em sua carreira de 36 anos [youtube id= kz0a3nl2xum width= 620 height= 350 ] se no inicio o celica de primeira geraçao lembrava um ford mustang japones com direito a lanternas triplas no modelo liftback que era uma imagem declarada aos muscle cars amernicanos com o passar dos anos ele foi se desenvolvendo em um cupe compacto com traçao integral e linhas sempre contemporaneas [youtube id= uhjo1idhqj0 width= 620 height= 350 ] o carro que deu origem ao primeiro especial de homologaçao ainda fazia parte do grupo b o celica twin cam turbo que como o nome diz tinha um motor de 1 8 litro com duplo comando no cabeçote e turbocompressor era o bastante para render quase 320 cv na versao de pista e e 178 cv na versao de rua o celica tct venceu algumas provas em sua carreira entre 1984 e 1986 — desempenho razoavel mas que nao foi o bastante para ficar com o titulo este foi para o audi quattro e o peugeot 205 t16 que eram carros muito mais extremos e potentes com o fim do grupo b em 1986 a toyota viu no celica uma chance de se destacar sem precisar recorrer a um prototipo desenvolvido especialmente para a tarefa como poderia ter acontecido caso o grupo b nao tivesse sido extinto em vez disso seria a oportunidade perfeita para usar o novo celica que havia acabado de ser lançado e nunca fora tao moderno como era norma na epoca o celica era um cupe de motor dianteiro transversal e traçao dianteira contudo as versoes mais apimentadas recebiam um sistema de traçao integral e motor turbo de dois litros acoplado a uma caixa manual de seis marchas que por sua vez era a um diferencial central viscoso e um diferencial traseiro torsen o motor que se chamava 3s gte era um quatro cilindros turbinado com comando duplo no cabeçote e 185 cv na versao de rua e 265 cv na versao de competiçao o chamado celica gt four era em essencia uma plataforma de testes para que os engenheiros da toyota pudessem aperfeiçoar componentes na verdade o projeto todo era uma das prioridades maximas da marca que realmente queria vencer o wrc e com isto melhorar a reputaçao dos carros de rua sendo assim apesar de originalmente planejado para estrear logo na primeira etapa de 1988 — o tradicional ralli monte carlo — mas os engenheiros estavam tao dedicados ao projeto que o carro so estreou na quinta etapa o tour de corse [youtube id= w7o4y6u6rni width= 620 height= 350 ] seu melhor resultado naquele ano foi um terceiro lugar no rac rally do reino unido afinal 1988 foi um dos anos do delta intregrale no ano seguinte veio sua primeira vitoria o rali da australia com direito a dobradinha alem de cinco podios os pilotos principais da toyota na epoca eram juha kankkunen e carlos sainz em 1989 porem o finlandes partiu para a lancia enquanto sainz continuou na toyota ele fez bem porque aquele ano foi o primeiro da ferrenha rivalidade entre italianos e japoneses — e deu empate porque no ano seguinte enquanto a lancia faturou o titulo de construtores com folga entre os pilotos o espanhol se deu melhor que todos os outros graças a sua consistencia em 12 etapas foram quatro vitorias quatro segundos lugares e um terceiro lugar o carro de 1991 que passou a se chamar celica turbo 4wd era baseado na quarta geraçao do celica tinha linhas mais arredondadas na carroceria mas o estilo geral e a concepçao mecanica eram quase identicos — incluindo o motor que continuava a deslocar dois litros e a gerar cerca de 320 cv enquanto a versao para homologaçao que tinha ate para lamas alargados entregava cerca de 225 cv graças a um sistema de igniçao revisto e a um mapa de igniçao mais agressiva com este carro a toyota venceu quatro etapas em 1991 o que seria o bastante para levar o titulo nao fosse o desempenho ainda melhor da lancia com seis vitorias — sendo quatro em seguida — que garantiram a equipe italiana a gloria dupla de ter um piloto e um carro no lugar mais alto do podio em 1992 a situaçao de 1990 se repetiria com sainz no primeiro lugar entre os pilotos e a lancia conquistando seu ultimo titulo na historia do campeonato mundial de rali os anos da verdade foram 1993 e 1994 no primeiro o finlandes juha kankkunen mudou se da lancia para a toyota — decisao acertadissima visto que o finlandes venceu o campeonato de pilotos com o celica que tambem foi o campeao entre os construtores o destaque vai para a vitoria tripla da toyota no safari rally na africa do sul com os finlandeses kankkunen e marku alen e o queniano ian duncan [youtube id= zhxycg2_6s4 width= 620 height= 350 ] o frances didier auriol tambem estava na equipe mas começou a se destacar no ano seguinte depois de um segundo lugar em monte carlo e uma dobradinha em portugal o celica manteve uma temporada muito consistente com outras quatro vitorias — sendo tres de auriol que com elas conquistou o titulo de pilotos naquele ano [gallery columns= 4 ids= 39280 39277 39276 39272 ] talvez pelo fato de o japao nao ter tanta tradiçao assim nos ralis seu desempenho no wrc nao e tao bem documentado como o dos carros europeus que vieram antes dele mas isso aconteceu porque ele foi o primeiro de todos abrindo espaço para outros dois japoneses no wrc o subaru impreza wrx e o mitsubishi lancer evolution v
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