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Car Culture

Lendas do WRC: Peugeot 205 T16, o maior vencedor da curta história do Grupo B

A vitória do Lancia 037 poderia sugerir que talvez a tração nas quatro rodas não fosse indispensável para vencer o WRC. A confirmação dessa hipótese, contudo, dependia de uma nova vitória de um carro movido apenas pelas rodas de trás. Mas não foi exatamente isso o que aconteceu na temporada seguinte. O Audi Quattro voltou a faturar o caneco e provou de uma vez por todas que a tração integral tinha vindo para ficar. Apesar de ter consolidado a tração itnegral, o Audi Quattro era um carro anterior ao novo e revolucionário Grupo B. Essa nova categoria da FIA permitiu muito mais liberdade de desenvolvimento aos engenheiros, que estão sempre prontos para encontrar novas soluções para velhos problemas. O novo regulamento atraiu o interesse da Peugeot em voltar ao WRC e em 1984 eles entraram em cena com o carro que se tornaria o mais bem sucedido de sua espécie e iria reescrever os padrões da categoria, o Peugeot 205 T16. Apesar do nome, o 205 T16 não tinha nenhuma relação com o h