a vitoria do lancia 037 poderia sugerir que talvez a traçao nas quatro rodas nao fosse indispensavel para vencer o wrc a confirmaçao dessa hipotese contudo dependia de uma nova vitoria de um carro movido apenas pelas rodas de tras mas nao foi exatamente isso o que aconteceu na temporada seguinte o audi quattro voltou a faturar o caneco e provou de uma vez por todas que a traçao integral tinha vindo para ficar apesar de ter consolidado a traçao itnegral o audi quattro era um carro anterior ao novo e revolucionario grupo b essa nova categoria da fia permitiu muito mais liberdade de desenvolvimento aos engenheiros que estao sempre prontos para encontrar novas soluçoes para velhos problemas o novo regulamento atraiu o interesse da peugeot em voltar ao wrc e em 1984 eles entraram em cena com o carro que se tornaria o mais bem sucedido de sua especie e iria reescrever os padroes da categoria o peugeot 205 t16 apesar do nome o 205 t16 nao tinha nenhuma relaçao com o hatchback compacto que a peugeot havia acabado de lançar na europa sim ele tinha dimensoes semelhantes e o mesmo formato do 205 de rua mas por baixo da carroceria ele era uma maquina completamente diferente e projetada para vencer ralis o que os engenheiros da peugeot fizeram foi simplesmente combinar os pontos fortes do audi quattro com os principios basicos de projeto de um carro de corridas traçao integral motor central entre eixos curto e baixo peso o motor 1 8 turbo de 16 valvulas produzia cerca de 350 cv e ficava logo atras do banco do piloto ele era conectado a um sistema de traçao integral com distribuiçao de torque selecionavel por meio de engrenagens epiciclicas com cilindrada menor que a do cinco cilindros do audi quattro o t16 pode ser homologado com um peso minimo mais baixo o que resultou em um carro com melhor relaçao peso/potencia o 205 t16 estreou no tour de corse de 1984 a quinta etapa da temporada realizada entre 3 e 5 de maio de 1984 e venceu pela primeira vez no rali dos 1000 lagos entre 24 e 26 de agosto com ari vatanen no comando do carro e jean todt no comando da equipe apesar de conseguir outras duas vitorias em san remo e o rac lombard o 205 t16 ainda nao tinha o mesmo ritmo do audi quattro ainda para a temporada seguinte 1985 a peugeot deu ao 205 t16 upgrades mecanicos e aerodinamicos ao seu supercarro em forma de hatchback no motor a turbina kkk k26 de 64 5 mm foi substituida por uma garret t31 de 65 mm capaz de produzir ate 3 bar de pressao o que resultou em 550 cv de potencia maxima no campo aerodinamico o t16 evo 2 como foi batizado recebeu uma soluçao que havia sido banida da formula 1 o efeito solo — algo necessario quando se tem um carro tao potente e com entre eixos tao curto se voce reparar o 205 t16 de 1985 tinha um par de saias laterais semelhantes aquelas usadas pelo lotus 78 e varios outros carros asa da f1 essas saias garantem a baixa pressao aerodinamica sob o carro e direcionam o fluxo de ar para a traseira formando o efeito de asa invertida [gallery columns= 4 link= file ids= 38763 38757 38762 38766 ] com essas modificaçoes o 205 t16 evo 2 chegou a temporada de 1985 tao rapido quanto o audi quattro a2 e que temporada o pequeno frances teve com ari vatanen e timo salonen a peugeot faturou sete das 12 etapas do mundial daquele ano alem de um segundo lugar no rali sanremo e no tour de corse com o resultado salonen levou o titulo de pilotos enquanto a peugeot sagrou se campea de construtores com sua pequena maravilha no ano seguinte 1986 os rivais ja conseguiram reagir ao poder de fogo do peugeot 205 t16 evo 2 — a lancia com seu delta s4 e a toyota com o celica tct — mas a peugeot conseguiu manter um ritmo forte e venceu seis das 13 etapas com outros dois segundos lugares e manteve o trofeu do wrc em sua sede por mais um ano no campeonato de pilotos juha kankkunen desbancou markku alen da lancia martini e levou o titulo [youtube id= ckaemtuxdgu width= 620 height= 350 ] infelizmente aquele ano seria o derradeiro do grupo b os carros cada vez mais leves e potentes tinham desempenho impressionante mas tambem podiam se mostrar incontrolaveis em certas situaçoes foi preciso apenas duas dessas situaçoes para levar a fia a cortar o mal pela raiz em portugal o piloto joaquim santos perdeu o controle de seu ford rs200 e acabou atropelando o publico matando tres espectadores e ferindo outros 30 mais tarde no tour de corse henri toivonen decolou com seu lancia s4 em um barranco e o carro explodiu matando piloto e navegador diante desses acidentes a fia cancelou o grupo b para 1987 [youtube id= z9pyfjztc5q width= 620 height= 350 ] o fim prematuro da categoria tornou o peugeot 205 t16 e sua versao evo 2 o modelo mais vitorioso de sua curta historia foram 16 vitorias em 26 corridas e dois titulos de construtores e de pilotos em tres temporadas apos a extinçao do grupo b a peugeot dedicou se a outros eventos de velocidade como o rali paris dakar — com o mesmo 205 t16 — e as subidas de pikes peak como todo carro do grupo b o 205 t16 deu origem a 200 exemplares de rua construidos para homologaçao do carro de rali em relaçao ao gti convencional o t16 tinha entre eixos mais longo balanços encurtados suspensao double wishbone nas quatro rodas e amortecedores bilstein com curso longo isso o tornava mais suave que o gti na estrada alem de ser muito mais preciso e estavel nas curvas o motor 1 8 turbo foi amansado para produzir apenas 200 cv — e tambem se tornou muito mais duravel acredite a aceleraçao de zero a 100 km/h e feita em seis segundos cravados e a velocidade maxima e limitada em 210 km/h pela aerodinamica com coeficiente 0 35 por ser exatamente um carro de corrida para as ruas — e nada alem disso — o 205 t16 nao e exatamente adequado para uso diario ou mesmo convencional ele e barulhento e a dirigibilidade do carro e comprometida pelo lag do turbo que nao enche antes de 3 000 rpm e precisa girar a 4 000 rpm para providenciar força total mas como estamos falando do carro mais vitorioso da categoria mais radical da historia do wrc ele tem todo o direito de ter suas manias irritantes
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