Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Lewis Hamilton é o novo tetracampeão da Fórmula 1
Depois de um início de temporada acirrado, disputando a liderança do campeonato e o título na cola de Sebastian Vettel, que disparou na tabela na primeira metade do ano, Lewis Hamilton conseguiu reverter a classificação e conquistou seu quarto título mundial de F1 neste último domingo, após o GP do México, com duas etapas de antecipação.
Hamilton nem precisou vencer a corrida. Chegando em 9º lugar, ele marcou apenas dois pontos, mas foram suficientes para abrir uma vantagem de 56 pontos para Sebastian Vettel, que chegou na quarta posição e ficou nos 277 pontos. Com apenas duas etapas e 50 pontos em disputa, Hamilton faturou o título logo após a bandeirada.
Com a conquista Hamilton entra no seleto grupo de tetracampeões da Fórmula 1, no qual estão Alain Prost, Sebastian Vettel, Juan Manuel Fangio (que ainda venceu mais um) e Michael Schumacher (que foi além e chegou a 7 títulos). A escalada de Hamilton na categoria começou ainda adolescente, quando o britânico foi contratado por Ron Dennis e recebeu apoio da McLaren desde as categorias de base. Em 2007 ele chegou à Fórmula 1 e faturou seu primeiro título no ano seguinte. Os outros dois vieram somente em 2014 e 2015, já pela Mercedes-AMG. Em 2016 a disputa foi contra seu companheiro de equipe Nico Rosberg, que acabou se saindo melhor.
Agora, Hamilton já disse que pretende buscar o quinto título na próxima temporada — que é exatamente o mesmo objetivo de Sebastian Vettel. Para qual deles vai sua torcida?
Hennessey VelociRaptor ganha versão 6×6 com eixo duplo na traseira
Há pouco mais de dois anos a Mercedes-AMG divulgou uma das picapes mais insanas do planeta produzidas em série: o G63 6×6, uma versão picape de sua Classe G equipada com eixo duplo na traseira, suspensão elevada e visual de monster truck para as ruas.
Agora, a Hennessey, que adora provocar grandes fabricantes com suas criações quase artesanais feitas no Texas, anunciou a 6×6 VelociRaptor. Como você deve ter imaginado pelo nome, trata-se de uma versão da picape VelociRaptor equipada com seis rodas e tração em todas elas.
O preço é digno de Mercedes: US$ 295.000. Mas o setup justifica o preço: a suspensão é reforçada com amortecedores off-road, os para-choques são substituídos por um conjunto mais parrudo e resistente, as rodas têm 20 polegadas, o santantônio é integrado às barras de proteção no teto e uma barra de LED no topo. O motor continua o mesmo V6 biturbo de 450 cv e 70,4 mkgf.
Agora, se você abrir o bolso, a Hennessey irá instalar freios Brembo, mais LEDs, rodas ainda maiores e um conjunto de turbos maiores que os originais, intercoolers com maior capacidade e um novo escape para aumentar a potência para 600 cv.
Este BMW Z8 pertenceu a Steve Jobs e agora está a venda
O BMW Z8 foi um dos tantos carros com inspiração retrô que surgiram na virada dos anos 1990 para os anos 2000 — e talvez tenha sido o mais bem-resolvido deles, com um visual que consegue ser moderno e fazer suas referências ao clássico 507 dos anos 1950.
Como apreciador do bom design alemão, Steve Jobs, o finado fundador da Apple, costumava ter modelos igualmente germânicos em sua garagem. No início dos anos 1980 ele tinha um BMW Série 6 e um Mercedes 450SLC, depois comprou um Porsche 928 que, dizem, o inspirou no design do Macintosh original, de 1984, e no fim de sua vida circulava pela Califórnia em um Mercedes SL63 AMG sem placas.
No meio disso tudo ele teve vários outros carros, entre eles este belíssimo BMW Z8, que era usado regularmente por Jobs em sua rotina californiana. O Z8 foi produzido somente durante quatro anos, entre 1999 e 2003, e foram feitos pouco mais de 6.000 exemplares, algo que por si já o torna um dos Bimmers mais raros de todos. O fato de ter pertencido a Steve Jobs e ter apenas 24.500 km ajuda a valoriza-lo ainda mais.
O modelo agora será leiloado pela RM Sotheby’s de Nova York, e tem até o celular Motorola StarTac que acompanhava o carro — e que, segundo consta, Jobs odiava. Vai ver foi por isso que ele decidiu criar algo melhor seis anos mais tarde. O carro deve ser arrematado por ao menos US$ 300.000, segundo os leiloeiros.
Próximo Gymkhana de Ken Block terá Escort Cosworth, Hoonicorn, Pikes Peak e uma série de TV
Ken Block e seus comparsas da Hoonigan divulgaram o primeiro trailer de Gymkhana 10 e, segundo o clipe, Ken Block quer fazer desta décima edição o melhor de todos os seus vídeos. Ah, e eles também revelaram que a produção do vídeo será transformada em uma série de TV.
Diferentemente dos filmetes anteriores, nos quais Ken Block fazia suas manobras com um único carro e em uma única locação, desta vez o skatista vendedor de tênis usará cinco modelos (todos Ford, todos com tração integral) em cinco locações diferentes. O vídeo não mostra todos os carros — apenas o Hoonicorn em duas configurações e o novo Escort Cosworth do piloto —, mas antecipa que ele terá um novo carro e que ele parece uma picape Ford F-75 ou F-100 dos anos 1960/70 com motor biturbo.
Infelizmente teremos que esperar um pouco mais para descobrir mais detalhes, pois o lançamento do vídeo e da série estão previstos somente para 2018.
Hyundai desenvolve airbag de teto panorâmico
Os airbags de cortina, além de proteger sua cabeça e tórax dos impactos laterais, também tem a nobre função de evitar que você seja arremessado para fora do carro caso não esteja usando o cinto em um capotamento. Mas o que acontece se seu carro tiver teto panorâmico? Quem respondeu esta pergunta que quase ninguém fez foi a Hyundai Mobis, a divisão de peças e componentes do Hyundai Motor Group.
Eles apresentaram um novo tipo de airbag que deflagra ao longo do teto do carro em caso de capotamento. Ele fica instalado dentro do teto panorâmico e é acionado por meio de um sensor capaz de detectar o capotamento do carro. Em apenas 0,08 segundos ele deflagra e é inflado da dianteira para a traseira do carro, protegendo os ocupantes e impedindo que eles sejam lançados do carro em caso de quebra do teto.