O Lancia Stratos é um daqueles carros que nos fazem perdoar clichês: ele, de fato, dispensa apresentações. Primeiro carro a vencer múltiplas vezes o Campeonato Mundial de Rali (mais precisamente, três títulos consecutivos entre 1974 e 1976), o Stratos era uma obra prima da engenharia italiana. Ele tinha o design irretocável assinado por Giorgetto Giugiaro, acerto de suspensão voltado à agilidade acima de qualquer coisa, e um belo V6 emprestado da Ferrari Dino 246, com 2,4 litros e potência entre 280 e 320 cv, dependendo da quantidade de válvulas – 12 ou 24.
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
Ele também é um carro muito raro e absurdamente valioso hoje em dia – tanto os carros de rua, que foram menos de 500,