a esta altura boa parte dos leitores deve saber que a lamborghini ja vendeu um suv — o lm002 tambem conhecido como lambo do rambo aos que nao sabem e verdade houve um tempo em que voce poderia entrar em uma concessionaria da lamborghini e sair de la com um enorme utilitario com interior luxuoso traçao integral e motor v12 tudo isso nos anos 80 — claro em que outra epoca poderia ser tudo começou em meados da decada de 70 quando o governo dos eua decidiu que precisava de um veiculo maior e mais robusto do que o jeep willys para transportar os soldados do exercito americano em 1979 decidiu se que o high mobility multipurpose wheeled vehicle hmmwv ou simplesmente humvee seria o escolhido — mais tarde ele daria origem a hummer e os gigantescos h1 h2 e h3 can t touch this mas a am general que fabricava o humvee nao foi a unica empresa a apresentar uma proposta ao governo americano do outro lado do atlantico havia outra companhia interessada em fornecer um novo meio de transporte para os soldados e receber uma boa grana para isto a lamborghini no minimo inesperado mas gostamos de imaginar que parte do lucro seria revertido no desenvolvimento de supercarros ainda mais fodasticos que o countach falando nisso ja leu nosso post sobre os motivos que tornam o countach um dos supercarros mais incriveis de todos os tempos se nao confira aqui enfim em 1977 a lamborghini apresentou seu projeto no salao de genebra o chamado cheetah era bem um lamborghini e sim um conceito desenhado por rodney pharris da mobility technologies international ou mti empresa contratada pelo governo americano justamente para desenvolver veiculos militares ele foi construido na california e nao na italia e enviado depois para que a empresa de sant agata cuidasse dos detalhes finais e instalasse o motor este nao era um v12 lamborghini ainda e sim um v8 chrysler de 5 8 litros montado em posiçao central traseira aliado a uma transmissao automatica torqueflite de tres velocidades o cheetah teve dois problemas graves primeiro ele era a prova material de que veiculos off road nao podem ter motor central traseiro alem de pouco potente so 190 cv o v8 chrysler era pesado e comprometia a dinamica do cheetah que acabou descartado pelos us of a antes mesmo de ser testado bastou uma demonstraçao com seu projetista ao volante para que a lamborghini recebesse um sonoro nao [youtube id= 3bz810xcmns width= 620 height= 350 ] o comercial feito para que a lamborghini apresentasse o cheetah para possiveis clientes o outro problema era que pharis se inspirou demais em outro veiculo militar o fmc xr311 na hora de projetar o cheetah a fmc havia vendido dez exemplares do xr311 para o governo americano alguns anos antes e o cheetah era praticamente uma copia dele em cima o fmc xr311 embaixo o cheetah a fmc acabou processando a lamborghini antes da apresentaçao do utilitario em genebra mas pelo visto nao conseguiu provar nada — e os dois utilitarios gemeos clarameante influenciaram o design do humvee no fim das contas o cheetah foi um fracasso e acabou causando um grande prejuizo a lamborghini contribuindo para a falencia da companhia ainda naquele 1977 no ano seguinte a lamborghini passou para as maos dos suiços jean claude e patrick mimran investidores do ramo alimenticio porem apaixonados por carros esportivos eles injetaram uma boa quantia na companhia lançaram o jalpa — um lamborghini de entrada razoavelmente bem sucedido que veio antes do gallardo — e investiram em versoes especiais para o countach o investimento se provou bem acertado porque a lamborghini conseguiu se recuperar financeiramente nos primeiros anos da decada de 80 e incluiu ate mesmo uma retomada no projeto do cheetah [gallery columns= 4 link= file ids= 16107 16106 16105 16104 ] o prototipo lm001 foi apresentado ao lado do jalpa no salao de genebra de 1981 seu nome pode significar tanto lamborghini militaria 001 quanto lamborghini mimran 001 — depende da fonte que voce consultar o que importa e que embora nao parecesse era uma evoluçao do cheetah mantendo ate mesmo o motor central traseiro desta vez um amc de 5 9 litros e 180 cv apesar de fraco o motor ainda era capaz de levar o lm001 aos 160 km/h — algo impressionante para a epoca — mas a traseira pesada trouxe os mesmos problemas dinamicos do cheetah a ideia ainda era criar um veiculo militar mas nao mais para os eua — o publico alvo da vez eram os paises do oriente medio que ja haviam demonstrado interesse no cheetah contudo para tornar o lm001 um off roader viavel nos desertos arabes era preciso que aquele motor mudasse de lugar e assim surgiu o lma002 o a era de anteriore por causa do motor que finalmente foi reposicionado para a dianteira e tambem nao era um v8 americano e sim um legitimo v12 lamborghini — mais precisamente o v12 de 4 75 litros usado no countach lp500s o reposicionamento do motor exigiu uma reformulaçao na estrutura do suv mas tambem garantiu espaço para seis pessoas atras — o que somado aos quatro lugares na cabine permitia que dez pessoas se acomodassem no prototipo o salto de potencia tambem era gigantesco o lma002 passou a ter um motor de 375 cv alimentado por seis carburadores weber o que garantia um desempenho bem melhor aliado ao novo cambio zf de cinco marchas as coisas finalmente estavam caminhando como deveriam e o prototipo apresentado no salao de genebra de 1982 foi cuidadosamente aperfeiçoado pelos quatro anos que se seguiram ate que no salao de bruxelas de 1986 a lamborghini revelou a versao de produçao de seu utilitario agora batizado de lm002 embora visualmente o lm002 seja bastante parecido com o prototipo que lhe deu origem sua proposta era bem diferente enquanto o lma002 fora pensado para aplicaçoes militares no oriente medio um v12 lamborghini nao era o motor ideal para isso — e sim um turbodiesel sendo assim a lamborghini decidiu transformar seu suv em um super jipe de luxo com extremas capacidades off road mais ou menos como um land rover elevado ao quadrado assim o lm002 tinha alem de seus 375 cv e traçao integral um interior muito amplo e espaçoso coberto com couro italiano da melhor qualidade por todos os lado e equipado com vidros eletricos ar condicionado e som alpine [gallery columns= 5 link= file ids= 16094 16099 16096 16097 16113 ] a ideia de um utilitario de luxo com origens militares atrai compradores desde sempre — basta olhar para sucesso dos mercedes classe g dos jeep e do proprio hummer com o lamborghini lm002 nao foi diferente e logo os mesmos compradores que o rejeitaram como veiculo militar se interessaram por ele como uma fortaleza sobre rodas — usay hussein filho de saddam hussein e muamar gaddafi o ex ditador libio encomendaram os seus e o primeiro lm002 produzido foi direto para a garagem do rei hassan de marrocos dizem ate que eles acabaram por ceder e encomendar frotas do lm002 para seus exercitos mas estas informaçoes jamais foram confirmadas logo outros famosos cederam aos encantos do lm002 — mike tyson o campeao de formula 1 de 1982 keke rosberg e sylvester stallone para citar alguns este ultimo foi o que rendeu ao lm002 o apelido de rambo lambo ao todo entre 301 e 328 lm002 foram produzidos ao longo de sete anos — e a lamborghini chegou ate mesmo a desenvolver uma versao de 600 cv para o rali paris dakar mas ela acabou nao competindo estamos falando de um utilitario esportivo gigantesco capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em oito segundos e chegar a 210 km/h no asfalto e 180 km/h na areia — onde se movia com desenvoltura graças aos pneus pirelli scorpion de medidas 325/60r17 desenvolvidos especialmente para ele — mesmo pesando 2 700 kg caso o dono nao achasse que esta força era suficiente dizem que era possivel encomendar um v12 de 7 2 litros usado em lanchas de corrida — e que cabia perfeitamente em seu cofre pelo menos um lm002 foi encomendado com este motor mas ele nao existe mais [youtube id= yq4u78kyrhw width= 620 height= 350 ] da para dizer que o m002 ajudou a lamborghini a se reestabelecer financeiramente depois de ser adquirida pela chrysler em 1987 sendo assim tambem podemos concluir que ele foi o precursor da tendencia que os fabricantes de esportivos apresentam hoje — lançar um utilitario de grife para ajudar a sustentar o desenvolvimento de seus modelos mais rapidos e famosos porem menos lucrativos a porsche aprendeu direitinho usando as vendas do cayenne e a partir de agora do macan para financiar o desenvolvimento do 911 como bem entender nos proximos anos a lamborghini tambem vai voltar ao caminho que ajudou a traçar projetando o lançamento de seu novo suv o urus para 2017 agora tudo faz sentido nao faz
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