FlatOut!
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Papo de Garagem Técnica

Lost feeling: como os carros esportivos atuais ficaram mais velozes e mais sedados

Os tempos em Nürburgring Nordschleife vão abaixo. Muitos dos esportivos de rua atuais deixariam para trás carros de competição de turismo de não muito tempo atrás. Ao mesmo tempo, parece que a cada nova geração destes automóveis, menos intensa e mais sedada fica a experiência ao volante. Entre o seu corpo e a máquina há um filtro cada vez mais espesso, uma luva cada vez mais grossa que amortiza a sua conexão sensorial com o veículo. O caminho mais fácil dos discípulos de Dom Toretto é bater com caps lock ligado na iminente morte do câmbio manual e na presença massiva dos assistentes eletrônicos. De fato há alguma razão nisso, tanto que este será o assunto da segunda parte desta minissérie. Mas fossem estas as únicas razões, por que um BMW M3 E92 manual com controle de estabilidade desligado, mesmo mais veloz em retas e curvas, parece sedado em feeling se comparado ao seu irmão mais velho M3 E46 – e mais em relação ao E36 Euro e mais ainda em relação ao E30? O Camaro Z/28