sendo uma das tres grandes fabricantes alemas e natural que a bmw tenha escolhido o salao de frankfurt para mostrar duas novidades importantes a maior delas ao menos para nos entusiastas sem duvida e a versao de competiçao do bmw m6 para a categoria gt3 da fia — que obviamente e chamado de m6 gt3 a segunda e a nova geraçao do uber luxuoso serie 7 mas estes nao foram os unicos lançamentos frankfurt tambem foi palco da primeira apariçao publica da nova perua mini clubman vamos dar uma olhada melhor em todos eles vamos começar ja chutando a porta olha so este carro o bmw m6 e sem duvida um cupe extremamente atraente com linhas imponentes elegantes e bem proporcionadas o que a versao gt3 fez esteticamente foi adicionar todos aqueles ingredientes que a gente adora nos carros de corrida aparatos aerodinamicos funcionais para lamas alargados e ao menos no carro da equipe de fabrica o belo esquema de pintura com as tradicionais cores da divisao m a missao do m6 gt3 sera a de substituir o consagrado z4 gt3 nas categorias de turismo da fia — e a bmw diz ter usado toda sua experiencia com o z4 gt3 que estreou em 2010 para desenvolver o novo bolido de acordo com a marca a prioridade foi melhorar a dirigibilidade e a economia de combustivel do carro de corrida [youtube id= 9qhbswaihr8 width= 620 height= 350 ] para isto a bmw decidiu se por um motor turbinado — baseado no mesmo v8 de 4 4 litros que equipa a versao de rua porem modificado para uso em pista naturalmente a bmw nao detalhou todas as modificaçoes limitando se a citar o sistema de lubrificaçao por carter seco no entanto a marca revelou que a potencia maxima fica nos 585 cv limite imposto pela fia para a categoria a transmissao acoplada ao eixo traseiro e uma caixa sequencial de seis marchas com trocas sequenciais por borboletas atras do volante a adoçao de um transeixo permite que os cerca de 1 300 kg do carro para se ter uma ideia o cupe de rua pesa mais de 1 900 kg de forma muito mais equilibrada o entre eixos mais longo tambem cumpre seu papel tornando o carro menos arisco do que o z4 — de acordo com a bmw sem prejuizos a sua agilidade por fora o conjunto de para lamas alargados o capo com entradas de ar funcionais e o conjunto aerodinamico que inclui novos spoiler frontal difusor traseiro e aerofolio garantem o visual invocado por dentro o aspecto racer e a maior caracteristica com a ausencia completa de forraçoes e acabamentos encontrados no carro de rua bancos e cintos de competiçao painel digital e volante de cubo rapido — alem e claro de uma gaiola de proteçao integral detalhe como nos prototipos de le mans o piloto se senta no meio ou seja nada de pegar aquela carona o bmw m6 gt3 ja tem ate preço anunciado para aqueles que podem investir uma bela grana em um verdadeiro carro de corrida € 379 mil ou o equivalente a r$ 1 65 milhao em conversao direta alem do carro o feliz proprietario tem direito a peças de reposiçao e apoio de engenheiros especializados da divisao m na beira da pista nos parece um bom negocio agora voce deve saber se nao fique sabendo que o mclaren f1 — que coincidentemente tinha seu v12 de 6 1 litros feito pela bmw — de rua era mais potente que sua versao de corrida enquanto o primeiro tinha 627 cv o segundo entregava apenas 600 cv por exigencia do regulamento agora quase mais de duas decadas depois a situaçao se repete a bmw tambem revelou em frankfurt o m6 competition edition que pode ser encarado como a versao de rua do m6 gt3 alem da pintura branca ou amarela decorada com faixas nas cores da divisao m o m6 competition edition experimente dizer em voz alta e baseado no competition package isto significa que em vez dos 568 cv originais o v8 4 4 biturbo entrega exatos 600 cv e 71 4 mkgf de torque que sao levados ate as rodas traseiras atraves de uma caixa de dupla embreagem de sete marchas e o bastante para chegar aos 305 km/h por fora o m6 competition traz novos elementos aerodinamicos spoiler frontal difusor traseiro e um pequeno lip na tampa do porta malas de fibra de carbono alem de rodas de 20 polegadas com pintura preta a fibra de carbono tambem aparece por dentro no console central e nas soleiras e revestimentos das portas os bancos de couro trazem costuras personalizadas e ha a opçao por dois sistemas de som um bang & olufsen ou um harman kardon ambos com 16 alto falantes e 1 200 watts o preço do m6 competition edition parte de us$ 165 850 ou cerca de r$ 641 mil em conversao direta alem do carro os futuros proprietarios terao direito a uma tarde inteira na bmw driving school a fim de aperfeiçoar suas tecnicas de direçao e aprender a curtir melhor o novo brinquedo a outra grande estreia foi a do bmw serie 7 de nova geraçao a g11 g12 caso da versao de entre eixos longo nos fizemos um dossie completo que pode ser conferido aqui mas nao custa recapitular nao e o serie 7 g11 utiliza a nova plataforma chamada carbon core que incorpora elementos de fibra de carbono aço de alta resistencia e aluminio na plataforma e especialmente na celula de sobrevivencia esteticamente o serie 7 finalmente deixou de ser um serie 5 grandao e adquiriu identidade propria com farois mais estreitos diretamente ligados a avantajada grade duplo rim para uma face mais refinada e intimidadora as linhas gerais da carroceria no entanto sao relativamente conservadoras — bem como o interior onde predominam as linhas retas [gallery columns= 4 link= file ids= 72315 72316 72314 72317 ] contudo o carro tambem vem recheado de novas tecnologias como a adoçao pela primeira vez de telas sensiveis ao toque e motores atualizados — um seis em linha de tres litros com turbo twin scroll e 326 cv para o 740i e uma versao de 450 cv do v8 biturbo no 750i a terceira grande estreia da bmw em frankfurt foi a nova perua mini clubman maior modelo da familia mini o clubman ganhou a identidade visual da nova geraçao e maior variedade de motors o que chama a atençao logo de cara e a transformaçao visual alem de adotar a nova dianteira dos mini a perua ganhou quatro portas tradicionais — a geraçao anterior trazia portas traseiras menores do tipo suicida no entanto a caracteristica tampa do porta malas bipartida que agora incorpora as largas lanternas traseiras foi mantida para se ter uma ideia o clubman e 27 centimetros mais longo e 9 cm mais largo do que o mini hatch de quatro portas alem disso tem entre eixos 10 cm mais longo o resultado e um carro capaz de levar cinco pessoas mais 360 litros de bagagem no porta malas precisa levar mais coisas com o banco traseiro rebatido a capacidade de carga aumenta para 1 250 litros uma perua digna para dizer o minimo o interior passou pela mesma mudança que foi promovida no hatch com linhas mais tradicionais porem continua com a identidade visual da mini debaixo do capo tambem houve mudanças agora a versao basica e equipada com o mesmo tres cilindros turbo do hatchback — de 1 2 litro e 102 cv ou 1 5 litro e 136 cv na versao cooper s clubman o motor turbinado de quatro cilindros e dois litros entrega 192 cv falando nisso o motor 1 5 turbo tambem estara na nova geraçao do bmw x1 alem de assumir de vez a identidade de suv — ate entao ele estava mais para uma perua crossover — ele ficou 1 5 cm mais curto porem ganhou 5 3 cm de altura e uma posiçao de dirigir 3 6 cm mais alta a utilizaçao da nova plataforma de traçao dianteira a mesma do serie 2 active tourer com motor transversal tambem permitiu um aumento consideravel no espaço interno o x1 agora tem 3 7 cm a mais de espaço para as pernas no banco traseiro e pode levar 85 litros de bagagem a mais do que a geraçao anterior — 505 so no porta malas ou 1 505 litros com o banco traseiro rebatido o novo x1 chega ao brasil no fim do ano ainda importado a produçao na fabrica em araquari em santa catarina deve ter inicio no primeiro trimestre de 2016 o motor confirmado por enquanto e o 2 0 turbo de 192 cv xdrive20i mas fala se tambem na possivel adoçao do modelo 1 5 turbo para o mercado brasileiro de qualquer forma a concorrencia e conhecida audi q3 mercedes benz gla e vw tiguan
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.


