FlatOut!
Image default
Automobilismo Car Culture

Maior, melhor e mais potente: o Lancer Evolution IV e a dramática conquista do WRC em 1997

O Lancer Evolution IV apresentou a primeira mudança de plataforma dos Evo (confira os posts anteriores com as histórias dos modelos: Evo I, Evo II e Evo III). Até então baseado na arquitetura CE9A, a novidade anunciada em junho de 1996 passou a empregar a plataforma CN9A (que também foi compartilhada com o Mirage), maior, mais reforçada e sofisticada que a anterior. As dimensões passaram a 4,29 m de comprimento, 1,69 m de largura e 1,395 m de altura, com entre-eixos de 2,5 metros. Seguindo o legado dos Evo, a Mitsubishi manteve o foco 100% na brutalidade funcional. O para-choque com grade integrada ficou mais agressivo que nunca, escancarando ainda mais o intercooler entre os gigantescos faróis auxiliares, o aerofólio traseiro ficou mais alto e curvilíneo e, claro, as saias laterais continuaram presentes. Para ajudar na distribuição de peso sobre os eixos e arrefecer o ar do cofre do motor, nada como um capô de alumínio com um enorme respiro, solução presente desde o primeiro Evolut