o lancer evolution iv apresentou a primeira mudança de plataforma dos evo confira os posts anteriores com as historias dos modelos evo i evo ii e evo iii ate entao baseado na arquitetura ce9a a novidade anunciada em junho de 1996 passou a empregar a plataforma cn9a que tambem foi compartilhada com o mirage maior mais reforçada e sofisticada que a anterior as dimensoes passaram a 4 29 m de comprimento 1 69 m de largura e 1 395 m de altura com entre eixos de 2 5 metros seguindo o legado dos evo a mitsubishi manteve o foco 100% na brutalidade funcional o para choque com grade integrada ficou mais agressivo que nunca escancarando ainda mais o intercooler entre os gigantescos farois auxiliares o aerofolio traseiro ficou mais alto e curvilineo e claro as saias laterais continuaram presentes para ajudar na distribuiçao de peso sobre os eixos e arrefecer o ar do cofre do motor nada como um capo de aluminio com um enorme respiro soluçao presente desde o primeiro evolution as modificaçoes porem iam alem do que se podia ver o novo evo era 45% mais rigido a torçao que os outros lancer graças aos pontos de solda adicionados nas junçoes das longarinas com a carroceria tecnica de competiçao conhecida como stitch welding e reforços estruturais localizados nas torres de suspensao na base do para brisa e na parte superior do monobloco maior e mais rigido estruturalmente o novo evo ficou cerca de 90 kg mais pesado para compensar os quilos a mais a mitsubishi trouxe mais musculos ao motor 4g63 de 1 997 cm³ se sua taxa de compressao baixou sensivelmente de 9 1 para 8 8 1 assegurando menor risco de pre detonaçao o novo turbocompressor do tipo twin scroll garantiu um aumento de pelo menos 10 cv elevando a potencia declarada de 270 para 280 cv lembrando que este era o valor declarado para qualquer esportivo fabricado no japao na epoca graças a um acordo entre os fabricantes na pratica o evo iv passava dos 300 cv a 6 500 rpm enquanto o torque subiu para 36 mkgf ja a 3 000 rpm outras modificaçoes no motor incluiam um radiador maior intercooler com capacidade 15% maior volante aliviado comandos de valvulas com geometria mais agressiva novos pistoes forjados e a junta do cabeçote passou a ser de aço inox em vez de aço carbono uma novidade bacana foi o sistema de injeçao secundaria de ar no coletor de escape que entrava em açao tanto em rotaçoes baixas para ajudar a acelerar os rotores da turbina quanto durante desaceleraçoes para manter o turbo cheio reduzindo assim o retardo de aceleraçao conhecido como turbo lag a cereja do bolo e uma mudança engenhosa que fica ao mesmo tempo escancarada e quase imperceptivel o motor transversal foi invertido em 180° para otimizar a distribuiçao de massas e reduzir o esterçamento por torque torque steer nas arrancadas o evo iv tinha uma nova transmissao manual de cinco marchas com alavanca de curso ainda menor e novo escalonamento seus compradores podiam escolher entre uma relaçao final de diferencial mais curta 4 875 1 boa para provas no cascalho e street racers ilegais ou mais longa 4 529 1 para estagios disputados no asfalto estradas e clientes menos alucinados digamos assim falando em diferencial era no traseiro que estava uma das maiores novidades do lancer evolution iv o ayc — sigla para active yaw control ou controle ativo de guinada combinando as informaçoes captadas por acelerometros com as de sensores nas rodas e no sistema de direçao a central eletronica identificava a atitude do carro nas curvas e alterava o mapeamento de distribuiçao de torque entre as rodas traseiras aumentando a sua estabilidade e capacidade de tracionamento e deixando a dinamica mais neutra desde entao este sistema evoluiu a cada nova geraçao do esportivo e esta presente ate mesmo no atual evo x [youtube id= co4csmd0xuy width= 620 height= 350 ] a suspensao traseira recebeu um novo arranjo multilink e a dianteira foi completamente reprojetada de forma a baixar o seu centro de rolagem barras estabilizadoras com 23 mm na frente e 21 mm atras arrematavam o conjunto e ajudavam a conter a baixa rolagem de carroceria [gallery columns= 4 link= file ids= 29950 29949 29947 29945 29944 29943 29954 29953 ] como de costume havia duas versoes do lancer evolution iv disponiveis gsr e rs sendo que esta ultima era a versao depenada de fabrica voltada a quem queria modificar o carro para as ruas para as pistas ou para ralis sendo assim enquanto ambos receberam freios abs de serie apenas o gsr tinha freios com discos ventilados maiores e rodas oz de liga leve de 16 polegadas calçadas com pneus 205/50 o rs mantinha os discos menores do evo iii e vinha rodas de 15 polegadas alem de nao contar com o ayc de serie havia porem cinco pacotes que ofereciam as rodas e os freios do gsr e o sistema de controle de guinada alem de opcionais como diferencial dianteiro de deslizamento limitado e uma transmissao com escalonamento esportivo o famoso close ratio o interior tinha um novo volante para cada versao sendo que apenas o gsr tinha airbag duplo e instrumentaçao com fundo branco alem de bancos recaro do tipo concha com forraçao colorida no centro sem frescura all business o novo evo foi muito elogiado com destaque para a entrega linear de potencia pelo turbo lag virtualmente inexistente e pelo comportamento dinamico proporcionado pelo ayc — ainda que os entusiastas mais experientes e tradicionalistas tenham apresentado alguma resistencia inicial na pratica o sistema permitiu que o evo fosse mais acessivel a quem nao tinha tanto tempo de pista deixou o carro mais seguro no limite de aderencia e ajudou ate mesmo os profissionais a obter ritmo mais consistente com a boa recepçao da imprensa e consequentemente do publico o evo iv teve mais 2 000 unidades produzidas ainda em setembro de 1996 os primeiros 6 000 exemplares fabricados para fins de homologaçao foram vendidos em tres dias — 107 deles para outros paises no total 90% dos evo iv fabricados eram gsr wrc separados por apenas um ponto agora o que era mais importante — vender carros ou vencer o wrc os dois objetivos eram complementares e por isso a mitsubishi deu inicio aos testes com o evo iv de rali ja em 1996 — quando o evo iii ainda era usado pela equipe de fabrica a homologaçao do evo iv de competiçao um dos primeiros a adotar transmissao sequencial foi concedida no dia 1 de janeiro de 1997 foi uma temporada desafiadora pois foi a primeira em tres anos a abandonar o sistema rotativo de eventos usado desde 1994 no qual alguns ralis ficavam de fora do calendario em um ano e apareciam no ano seguinte sendo assim a temporada de 1997 do wrc teve 14 etapas — para se ter uma ideia do grau de exigencia a de 1995 teve so oito o lancer evo iv levou o lendario tommi makkinen ao titulo mundial de pilotos o segundo consecutivo mas voce esta engando se pensar que foi facil imprevistos nas tres primeiras etapas monte carlo rali da suecia e safari rali adiaram sua primeira conquista apenas para o rali de portugual e o atropelamento de uma vaca no rali tour de corse frança quase acabou com as suas chances na temporada veja aos 2 51 do espetacular video abaixo [youtube id= emcjsiwp4qw width= 620 height= 465 ] aumente o volume no talo e se prepare para muitas mas muitas derrapagens controladas mas com ritmo excepcional presença constante no podio e quatro vitorias o finlandes voador pode terminar o ano com um heroico e singelo ponto de vantagem sobre a lenda escocesa colin mcrae a briga com a subaru so aumentaria nos proximos anos como veremos nos proximos capitulos do rest in power [ fotos nicholas cha alex kamsteeg ] [ agradecimentos eric darwich consultor mitsubishi motors brasil ] ficha tecnica — lancer evolution iv motor quatro cilindros em linha transversal 1 997 cm³ turbo 16v cabeçote com duplo comando de valvulas injeçao eletronica gasolina potencia 280 cv a 6500 rpm torque 36 mkgf a 3 000 rpm transmissao manual cinco marchas traçao integral suspensao dianteira do mcpherson e traseira do tipo multilink freios discos na frente e atras pneus 205/60 r15 nas quatro rodas dimensoes 4 29 m de comprimento 1 69 de largura e 1 395 de altura e 2 5 de entre eixos peso 1 349 kg gsr / 1 247 kg rs
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