ha alguns dias começamos a contar aqui no flatout a historia de alguns dos apelidos mais curiosos e inusitados dos carros brasileiros nada mais justo que continuar a saga com mais alguns deles nao e [gt40 content tag= classico brasileiro widget= 1 ] alguns apelidos sao meio maldosos e verdade mas outros sao homenagens e alguns deles ate renderam briga na justiça como na outra parte da lista confira aqui demos prioridade a apelidos que acabaram se tornando parte do folclore em torno de determinado modelo brincadeiras pontuais com os nomes dos carros nao entraram na conta dito isto fiquem a vontade para sugerir outros apelidos belo antonio no filme belo antonio il bell’antonio 1960 as mulheres derretem se por antonio imaginando que ele seria um amante perfeito quando uma delas conquista o gala e casa se com ele acaba descobrindo que apesar de belo antonio e impotente o simca chambord lançado em 1959 era um carro elegante um tanto caro e tinha um roncador v8 de 2 5 litros sob o capo [youtube id= m3qs2nfwr38 width= 620 height= 350 ] parecia ideal para os ricaços da epoca mas havia um problema o v8 gerava apenas 84 cv o torque so aparecia em rotaçoes elevadas e a velocidade maxima nao passava dos 130 km/h com o sucesso do filme na mesma epoca do lançamento do carro a comparaçao foi inevitavel faltava potencia a antonio e ao simca chambord fafa como dissemos na primeira parte deste post o fusca foi um carro que teve muitos apelidos ao longo de sua vida no mundo todo eis mais um fafa apelido dado ao modelo ao besouro em 1979 quando a volkswagen realizou mais uma das varias reestilizaçoes que o besouro teve ao longo das decadas ate 1978 todo fusca tinha lanternas traseiras pequenas com a base reta conhecidas como capelinha em 1979 porem os modelos 1300l e 1600 passaram a usar lanternas maiores e circulares o 1300 continuou usando as lanternas antigas fafa seus atributos fisicos e rita lee em 1979 na epoca a cantora fafa de belem havia acabado de lançar seu quarto album estrela radiante considerado pela critica um de seus melhores e mais ecleticos alem de contar com seu maior sucesso a musica sob medida de chico buarque fafa atingiu reconhecimento mundial e era convidada frequentem em programas de tv e logo passou a ser considerada uma das musas da epoca o povo brasileiro sempre criativo logo tratou de associar as novas lanternas grandes e redondas do fusca aos fartos seios da cantora o apelido pegou e mesmo decadas depois todo fusca com as tais lanternas e chamado de fusca fafa a propria cantora em uma entrevista a revista istoe gente disse que os maiores responsaveis pela propagaçao do apelido foram os taxistas mas a historia ate rendeu processo em 2000 quando a vw vendia o new beetle no brasil a volkswagen fez alusao ao apelido do classico chamando o carro de fafa de berlim na mesma entrevista ela conta que estava em portugal quando soube da campanha e decidiu processar a volkswagen a minima delicadeza era eles terem me consultado o argumento e que isso e de dominio publico mas eu nao sou de dominio publico ela disse na epoca o processo levou sete anos para ter um desfecho e foi determinado que a vw pagasse uma indenizaçao de r$ 350 000 a cantora tristonho e gatinho os farois de um carro estao entre suas caracteristicas mais marcantes de um carro e junto de outros elementos da dianteira grade frisos emblemas entradas de ar acabam formando a cara daquele modelo em especial e as vezes ate rendem apelidos como aconteceu com o ford fiesta no brasil a quarta geraçao do fiesta segunda no brasil lançada em 1996 ficou conhecida como fiesta tristonho por causa do formato dos farois e faz sentido pois eles parecem mesmo olhos desolados dito isto o carro em si nao tinha nada de triste bem acabado bem acertado e na versao clx tinha um motor 1 4 16v de 88 cv muito elastico e economico em 1999 porem a ford mudou sua linguagem de design adotando linhas mais angulosas e agressivas o fiesta foi atualizado de acordo e os farois tristonhos deram lugar a peças triangulares que lhe renderam um novo apelido gatinho de fato os farois lembravam bem de leve olhos de gato e o mesmo principio dos oculos gatinho por exemplo marta rocha o primeiro carro de passeio fabricado pela chevrolet no brasil foi o opala lançado em 1968 mas a atuaçao da marca como fabricante nacional começou em bem antes ja em 1955 começou a ser montada no brasil com componentes importados dos eua a picape chevrolet 3100 uma caracteristica marcante da caminhonete eram os para lamas traseiros protuberantes em relaçao a caçamba no ano anterior 1954 o concurso de miss brasil premiou a belissima e voluptuosa martha com h rocha que tinha generosos quadris e com a premiaçao conquistou o direito de concorrer pelo titulo de miss universo no ano seguinte conta se que ela nao ganhou o concurso porque seus quadris tinham duas polegadas cinco centimetros a mais que os da rival norte americana que ficou com a coroa na verdade a historia foi inventada por um jornalista na epoca e aceita a versao de que a norte americana venceu para reacender o interesse dos organizadores do concurso pelos estados unidos mas seu nome e suas curvas ficaram para sempre marcados como o apelido da picape [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] rabo quente o renault 4cv pode ser encarado como a versao francesa do fusca lançado na frança em 1946 ele era assumidamente inspirado no volkswagen sedan com carroceria compacta e motor traseiro um quatro cilindros em linha que podia ter 603 cm³ e 22 cv ou 747 cm³ e 32 cv apesar da pouca força o 4cv foi ate mesmo carro de rali preparado por jean redele o fundador da alpine redele era mecanico piloto e entusiasta e tinha as manhas de preparar o motor de 0 7 litro ele tambem modificava suspensao e freios aumentava a potencia do motor e trocava o cambio original de tres marchas por uma caixa de cinco marchas entre outras melhorias foi o suficiente para conseguir resultados expressivos em competiçoes como a mille miglia famosa corrida de longa duraçao disputada em estradas italianas e a coupe des alpes copa dos alpes que era parecida com a mille miglia porem realizada em estradas dos alpes franceses o 4cv começou a ser importado para o brasil ja no inicio da decada de 1950 e mesmo nao sendo o unico carro com motor traseiro vendido no brasil afinal havia tambem o fusca que desembarcou por aqui na mesma epoca foi ele quem ganhou o apelido de rabo quente talvez porque a dianteira tinha uma falsa grade que sugeria a presença de um motor onde na verdade ficava o porta malas que abrigava tambem o estepe novamente como no fusca deixave quase todo mundo sabe que dkw na verdade e pronunciado como decave mas nem todo mundo conhece o apelido deixave trocadilho cuja inspiraçao e bem mais sacana do que mera fonetica a questao e que ate 1964 os modelos dkw vemag que tambem eram conhecidos por seu sonoro tres cilindros de dois tempos pouco menos de um litro e 50 cv tinham portas suicidas voce sabe aquelas que abrem para tras as tais portas suicidas sempre foram bem sacanas com as mulheres de saia para a alegria da molecada que estava por perto elas deixavam ver as pernocas das garotas que estavam saindo do carro ao contrario das portas comuns que as protegiam dos olhares entao e provavel que algum voyeur bem humorado tenha criado o trocadilho de qualquer forma apos 1964 os dkw ja nao deixavam ver nada
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.