o camaro de segunda geraçao lançado em 1970 nao e tao famoso quando o carro que estreou o nome em 1967 porem tem uma leal base de fas que o consideram o melhor de todos os camaro entre eles certamente esta a veterana com todo o respeito do mundo mary pozzi — porque o boca de tubarao 1973 pro touring dela e um dos restomods mais legais que ja vimos mary pozzi e uma piloto experiente ja venceu 11 campeonatos de autocross pela scca seu marido david pozzi corre ha quase quatro decadas e os dois se conheceram em uma escola de pilotagem — ele era instrutor e ela era aluna hoje os dois tem uma oficina especializada em preparaçao de muscle cars com enfase no camaro mary tambem e piloto de testes e jornalista automotivo — ela entende do riscado mary comprou o carro em 2002 — ela procurava um camaro de segunda geraçao para ser um daily driver mas que tivesse potencial para fazer bonito em um fim de semana no autodromo mas nao muito mais do que isto ela encontrou seu camaro 73 em uma loja de usados e pagou us$ 5 300 por ele ela nao imaginava que o carro ficaria mundialmente famoso e valeria muito mais do que isto mas ela deveria saber depois de uma modificaçao vem sempre outra outra e mais outra — um project car nunca esta pronto e hoje 12 anos depois o carro e uma das maiores lendas da cena pro touring mundial e ja apareceu ate em gran turismo 6 o carro de mary teve duas fases na primeira foi modificado com um v8 383 stroker — crate engine original da chevrolet — de relativamente pacatos 376 cv alimentado por um carburador barry grant speed demon de corpo quadruplo o motor era praticamente original recebendo apenas novos sistemas de admissao e escape e a potencia era levada para as rodas traseiras atraves de uma transmissao richmond de cinco marchas e um diferencial chevrolet mary diz que o mais importante em um projeto sao suspensao estrutura e freios e foi nestas tres coisas que elas se concentrou na primeira fase de seu carro o interior manteve sua essencia original — painel forros de porta e itens de acabamento foram mantidos — porem os bancos originais deram lugar a modelos de competiçao com cintos de cinco pontos e foi instalada uma gaiola de proteçao e os instrumentos originais foram trocados por um kit da autometer a suspensao foi preparada pela hotchkis com molas mais firmes na dianteira e feixes global west cat5 na traseira com amortecedores ajustaveis nos quatro cantos a altura standard do carro foi rebaixada em cerca de quatro centimetros o contato do carro com o chao ficava por conta dos pneus kumho de medidas 245/45 na dianteira e 285/40 na traseira calçando rodas vintage wheel works de 17 polegadas o carro tambem recebeu freios maiores com discos de 13 poledas na dianteira e 12 polegadas na traseira alem de barras estabilizadoras e reforços estruturais para aumentar a rigidez a torçao naturalmente mary nunca parou de aperfeiçoar um detalhe ou outro aqui e ali — e sempre competia com ele em eventos por todos os eua ate que em 2010 ela encostou o camaro para uma mudança gigantesca ele simplesmente nao estava deixando mary explorar toda sua habilidade ao volante adquirida em anos de experiencia ela precisava de um carro mais potente mais leve e que tivesse muito mais chao a segunda fase do carro de mary foi a que tornou o carro referencia em pro touring em uma transformaçao radical boa parte do aço de 40 anos deu lugar a fibra de carbono — toda a dianteira as caixas de roda o capo e a tampa do porta malas foram refeitos de composito com a dieta de fibras o carro passou de 1 580 para 1 490 kg — 90 kg aliviados [gallery columns= 4 link= file ids= 12264 12267 12266 12265 12271 12286 12287 12288 ] como se nao bastasse a reduçao de peso o motor tambem foi embora em seu lugar entrou um ls2 stroker com cilindrada ampliada de seis para 6 5 litros 402 pol³ e injeçao eletronica — o suficiente para entregar respeitaveis 620 cv a transmissao tambem foi substituida de acordo — a richmond deu lugar a uma magnum t56 de cinco velocidades com trambulador hurst — e a alavanca traz a classica bola branca com o esquema de marchas estampado [gallery columns= 4 link= file ids= 12282 12280 12279 12278 ] com o aumento na potencia e no torque veio tambem a necessidade de um novo diferencial — e a soluçao foi adotar um eixo traseiro ford com diferencial de 9 polegadas um dos mais populares entre os adeptos dos muscle cars preparados o interior foi atualizado com uma nova gaiola de proteçao e o exterior foi repintado de laranja — deixando a fibra de carbono exposta no capo e na tampa do porta malas — uma decisao de muito bom gosto agora uma das partes mais impressionantes deste camaro a suspensao foi retrabalhada novamente pela hotchkiss mas desta vez as mudanças foram profundas — o sistema de eixo rigido com feixes de molas foi trocado por um sistema three link com braços triangulares superiores e inferiores e barra panhard que evita o movimento lateral do eixo ajustavel as rodas escolhidas para a nova fase do camaro foram as forgeline de 18 polegadas com acabamento preto fosco calçadas com pneus falken azenis de medidas 275/35 na dianteira e 315/30 na traseira — mais borracha mais aderencia mary naturalmente participou ativamente do processo de modificaçao acompanhando cada detalhe e definindo o acerto de suspensao e as relaçoes das marchas por exemplo desde entao o carro apareceu em inumeros eventos e encontros o mais importante deles aconteceu em 2011 quando o carro participou do optima ultimate street car invitational o evento contou com a presença de kazunori yamauchi criador da serie gran turismo [youtube id= z9vz 42kc2s width= 620 height= 350 ] por alguma razao os caras do canal /drive pensam que o carro de mary e um camaro 1971 nao e — e um 1973 de qualquer forma o da para ver o carro e ouvir o ronco do ls2 muito bem neste video ele vai para la todo ano e em 2011 ficou encantado com o camaro de mary e decidiu inclui lo em gran turismo 6 — simples assim depois durante o sema show kaz chamou mary para receber um playstation 3 como premio — o carro dela venceu o gran turismo awards como melhor hot rod de 2011 e se voce tem gran turismo 6 pode pilotar o carro de mary o camaro de mary pozzi representa uma volta as raizes do pro touring atualmente o estilo esta abarrotado de carros extremamente potentes com pinturas brilhantes pneus exagaradamente largos rodas enormes — mas que dificilmente verao tanto asfalto de rua de pista como o carro desta mulher — e ela ja mereceria nosso respeito e admiraçao so por isso mesmo se nao fosse uma baita piloto [gallery columns= 4 link= file ids= 12281 12282 12276 12273 ] [ fotos mike garrett/speedhunters ]
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