as ditas barchettas barquinho em italiano sao carros fascinantes pegue um roadster um conversivel de dois lugares remova o para brisa e elimine a capota e o que voce tem e uma barchetta um carro mais leve capaz de proporcionar uma experiencia de conduçao muito mais crua e organica parecida com a de um monoposto os mais radicais dizem que uma barchetta nao pode ter qualquer tipo de para brisa no maximo um defletor para desviar o fluxo de ar em alta velocidade do rosto dos ocupantes [gt40 content search= conversivel widget= 1 ] ja falamos de algumas barchettas diferentes aqui no flatout a ferrari f40 barchetta que e a unica f40 sem teto que existe; a red barchetta tambem conhecida como ferrari 166mm que inspirou um dos maiores sucessos do rush; e a fiat barchetta conversivel que nao era exatamente uma barchetta mas nao deixava de ser um carro muito bacana por isso hoje vamos adicionar mais uma barchetta ao acervo o maserati barchetta carro de corrida feito para salvar a reputaçao da marca que quase quase virou carro de rua e acabou esquecido com o passar dos anos no inicio anos 90 a maserati passava por uma crise de identidade apesar de seus carros de rua serem conceitualmente interessantes modelos como o maserati biturbo que foi o primeiro carro produzido em serie com dois turbocompressores sofriam com manutençao complicada e nao eram la muito confiaveis o que manchou bastante a reputaçao da marca especialmente nos estados unidos ao ponto de levar a retirada da marca daquele mercado na epoca a maserati pertencia a alejandro de tomaso que havia adquirido a companhia em 1976 sob seu comando alem do biturbo a maserati tambem havia colocado no mercado a terceira geraçao do seda de luxo quattroporte projetada por giorgetto giugiaro no fim dos anos 80 porem de tomaso percebeu que precisava fazer alguma coisa para melhorar a imagem da marca aos olhos do publico o plano era o seguinte fazer com que as pessoas lembrassem do que era a maserati nos anos 50 e 60 e o que era a maserati nos anos 50 e 60 uma grande equipe de corridas em 1957 juan manuel fangio foi o campeao mundial de formula 1 ao volante do maserati 250f que tinha um seis em linha de 2 5 litros e 220 cv fangio tambem venceu as 12 horas de sebring naquele ano ao volante do maserati 450s uma barchetta com motor v8 de 4 5 litros e mais de 400 cv e ainda havia o maserati tipo 61 tambem conhecido como maserati birdcage gaiola de passarinho por causa de sua estrutura tubular parcialmente exposta no cockpit movido por um seis em linha de 2 9 litros e 250 cv o birdcage venceu os 1 000 km de nurburgring em 1960 e 1961 inspirado pelo legado de sua companhia alejandro de tomaso concebeu um superesportivo conceitual chamado maserati chubasco com carroceria desenhada por marcello gandini o projetista do lamborghini countach o chubasco foi apresentado em 1990 e tinha o visual tipico de um carro conceito da epoca com linhas arredondadas e carroceria em forma de cunha seu metodo de construçao era do tipo espinha dorsal como no antigo de tomaso vallelunga e tambem na maioria dos carros fabricados pela lotus uma rigida travessa longitudunal ligava os conjuntos dianteiro e traseiro de suspensao pushrod e tambem dava suporte ao conjunto de motor e cambio central traseiro este alias deveria ser composto por um v8 biturbo de 3 2 litros e 435 cv e uma caixa manual de seis marchas mas na pratica o conceito era um modelo estatico o chubasco cujo nome significa em espanhol uma forte tempestade com raios e trovoes foi recebido de forma meio morna pela imprensa e pelo publico foi considerado radical demais e inviavel para a produçao em serie entao partiu se para o plano b aproveitando a construçao por espinha dorsal do chubasco a maserati criou o barchetta o motor era o mesmo do maserati biturbo um v6 de dois litros 1 996 cm³ com dois turbocompressores e 320 cv a 7 200 rpm e 38 mkgf de torque a 4 250 rpm era acoplado a um caixa manual de seis marchas e o conjunto era capaz de leva lo de zero a 100 km/h em 4 5 segundos com maxima superior a 300 km/h com a estrutura em espinha dorsal e carroceria de fibra de vidro o maserati barchetta pesava 775 kg ele ainda tinha suspensao por braços triangulares sobrepostos nos quatro cantos sendo que os braços da suspensao traseira eram presos direto a carcaça da transmissao; e rodas de 18 polegadas o interior era charmoso e minimalista com um quadro de instrumentos bem destacado um volante pequeno dois bancos do tipo concha cintos de competiçao e revestimentos reduzidos ao minimo era possivel observar parte dos componentes mecanicos ao olhar por cima do volante a ideia era fabricar 25 exemplares para participar de uma competiçao monomarca e atrair os fas de automobilismo de volta a maserati no fim apenas 17 unidades foram produzidas entre 1991 e 1992 e o campeonato chamado grantrofeo monomarca barchetta maserati foi disputado em 1992 e 1993 com 16 corridas no total quase todas na italia e basicamente foi isto os carros custavam caro e eram dificeis de manter o que acabou minguando o interesse dos gentlemen drivers no barchetta pouco tempo depois a maserati nao teve alternativa se nao cancelar a competiçao nao sem antes brincar com a ideia de uma versao de rua o maserati barchetta stradale exemplar unico com farois revestimento de tecido xadrez nos bancos e sem gaiola de proteçao exposta [youtube id= yc5sqvr0gcw width= 620 height= 350 ] sabe se que outros exemplares de corrida foram convertidos para uso nas ruas nos anos 90 e 2000 e vez ou outra sao flagrados em eventos de pista como track days e corridas pra carros historicos o ronco do motor v6 biturbo e impressionante e a experiencia de guiar um maserati barchetta deve ser incrivel pena que nao deu certo
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