quando pensamos em desenhistas e estudios de design automobilistico logo lembramos de nomes como giorgeto giugiaro marcelo gandini giovanni bertone batista e seu filho sergio pininfarina e de estudios como italdesign de giugiaro ghia bertone e pininfarina vem a mente destes talvez giugiaro seja reconhecido como o mais prolifico desenhando carros que de uma maneira ou outra viraram icones e vao do frugal zastava yugo e vw golf original a bmw m1 e delorean dmc12 passando por detomaso alfa romeo maserati e outros tantos [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] porem apesar da genialidade da pena de giugiaro os outros designers nao ficam atras em termos de beleza dos produtos de suas pranchetas e e dificil discordar que os maiores designers automobilisticos sao italianos o povo da bota ha milenios vem depurando o senso estetico e o gosto para o verdadeiramente belo terra de alguns dos maiores genios das artes michelangelo e outros tantos e nao haveria porque ser diferente com os carros sendo as motos outra paixao deste povo creio que ninguem aqui ficaria surpreso se eu dissesse que o cara que e considerado o maior designer motociclistico de todos os tempos e de la massimo tamburini nasceu em 28 de novembro de 1943 em rimini italia mesmo oriundo de uma familia de fazendeiros desde criança teve as duas rodas quase como uma obsessao aos 11 anos sua familia se muda para a cidade por conta de um empreendimento na area de transporte de seu pai ele mesmo ja percebendo a paixao do filho por essas maquinas matricula massimo no istituto tecnico industriale di rimini porem devido a problemas de saude nao conseguiu concluir os estudos nos anos seguintes ja com a saude reestabelecida participou de diversos outros cursos tecnicos que acabaram por ampliar ainda mais a paixao dele pela mecanica aos 18 anos apos o conhecimento adquirido nesses cursos começou a trabalhar em uma empresa de refrigeraçao e aquecimento em 1966 depois de alguma experiencia nesse ramo tamburini abriu em rimini a societa idrotermica bimota com seus amigos valerio bianchi e giuseppe morri mantendo o foco da empresa mas sem nunca deixar o amor platonico pelas duas rodas os tres fizeram a empresa prosperar a bimota virou referencia no ramo de dutos de refrigeraçao e aquecimento de ambientes em paralelo as suas atividades na fabrica e sendo um autodidata massimo exercitava a criatividade em suas proprias motos ele contou certa vez que um evento foi particularmente marcante em sua infancia e que veio a influenciar por toda a vida aos 17 anos ele assistiu a etapa de monza do entao campeonato mundial de motociclismo e ficou fascinado com o canto das mv agusta tetracilindricas em especial a do piloto tarquinio provini sendo assim era natural que em sua empresa prosperando tivesse uma mv agusta para chamar de sua esta moto uma mv agusta 600 branca foi completamente modificada por ele melhorando quadro freios e suspensao ninguem menos que angelo bergamonti entao piloto de testes da marca testou e aprovou o trabalho de tamburini giuseppe que tambem era motociclista virou nao so cliente mas cobaia do amigo como nao poderia deixar de ser ele tambem teve outras motocicletas que utilizava na rua e em eventuais corridas amadoras o acidente que mudou a historia do motociclismo no verao de 1972 numa sessao de testes em misano tamburini sofreu um acidente pilotando sua outra moto uma honda cb750 four reza a lenda que ele perdeu o controle na curva quercia a mais rapida do circuito e que exige muito da ciclistica da motocicleta ja em casa e se recuperando de tres costelas fraturadas projetou um novo quadro para a moto porem os outros dois socios nao ficaram nada felizes com o acontecido bianchi saiu da sociedade poucos meses apos o acidente isso obrigou aos outros dois a reposicionar a bimota em outra area assim tamburini propos a morri que a companhia passasse a produzir as peças para tornar as motos japonesas melhores giuseppe topou a nova empreitada e assim no fim de 1972 era finita a bimota idrotermica e nascia a bimota meccanica no inicio a empresa começou fabricando pedaleiras carenagens e peças de suspensao para as motos japonesas depois avançaram para a construçao de quadros para motos de corrida apos pilotos privados começarem a obter exito nas competiçoes com seus quadros um piloto ganhou o campeonato italiano em 1975 com um quadro bimota e motor harley davidson focaram em produzir motos de rua sabe o quadro novo que ele projetou para sua 7 galo o projeto ficou tao bom que apos a construçao feita pelas proprias maos de tamburini a moto marcou parcos 155 kg a seco na balança teve seu centro de gravidade rebaixado e conseguia lidar muito melhor com a potencia do 750cc honda o quadro de fabrica fletia e torcia muito o que alterava significativamente a geometria de suspensao da moto tornando a muito arisca e dificil de pilotar em pista para se ter uma ideia da magnitude desta reduçao de peso isto representa por volta de 25% do peso original assim nasceu a bimota hb1 tamburini construiu apenas 10 unidades desta moto e ela acabou por colocar a marca nos holofotes apos um teste publicado por um jornalista na epoca ele proprio trabalhava na confecçao das peças e soldagem dos quadros os nomes sempre indicavam nesta ordem a origem do motor a letra b de bimota e um numero podendo ou nao ser sucedidos por uma ou duas letras ou um nome dependendo da variante na historia da bimota houveram bb bmw db ducati gb gilera hb honda hdb harley davidson kb kawasaki sb suzuki e yb yamaha o unico modelo com motor proprio foi batizado de v due com variaçoes corsa corsa evoluzione evoluzione e racing evoluzione finale o nome veio do motor projetado por eles um bicilindrico em v 2 tempos de 500cc nesse periodo o nome bimota adquiriu uma associaçao indelevel com altissima qualidade de projeto fabricaçao inovaçao tecnologica e vitoria nas pistas de corrida a saida da bimota e o reinicio na gallina e grupo cagiva em 1983 tamburini e morri discordaram sobre os rumos que a empresa estavam tomando os japoneses estavam lançando produtos a uma velocidade que os italianos simplesmente nao conseguiam acompanhar cada evoluçao da bimota demorava algum tempo entre os desenhos e a versao final e muitas vezes o lançamento acabava por ser suplantado por uma nova motocicleta em substituiçao aquela que eles haviam trabalhado para tamburini bastaria um acordo de cavalheiros com os niponicos que diga se viam com muito bons olhos o trabalho da bimota onde eles seriam comunicados antes das evoluçoes serem lançadas para que o trabalho nao nascesse obsoleto morri nao concordou com a visao do amigo e nao restou outro caminho que a dissoluçao da sociedade como se sabe morri continuou com a empresa a sua maneira mas sem o genio criativo na sequencia tamburini assumiu a chefia da engenharia do estudio de design da equipe gallina que corria na gp500 a moto chamada tga1 utilizava motor suzuki v4 2 tempos de 500cc essa moto nao chegou a participar de nenhuma corrida pela complexidade de acerto devido sua geometria inovadora para a epoca alias essa moto era tao inovadora que possuia ate um mecanismo de assistencia de direçao sim direçao assistida em uma moto neste mesmo periodo o senhor claudio castiglioni entao chairman do grupo cagiva havia encomendado ao estudio de design da gallina um projeto de uma 125cc street para a cagiva ja que ficara insatisfeito com os prototipos feitos em varese assim nasceu ainda dentro da gallina a cagiva aletta 125 que foi um sucesso de vendas em 1985 o grupo cagiva acabou por absorver esse estudio de design transformando o no centro ricerche cagiva crc e transferindo o de rimini para san marino a aproximadamente 20 km de distancia e a 26 km do autodromo de misano tamburini foi mantido chefe de design do grupo ainda desta colaboraçao com gallina veio a ducati paso nomeada em homenagem postuma ao piloto renzo pasolini ducati 916 depois de alguns anos liderando o crc massimo tamburini com apoio do designer sergio robbiano e do engenheiro massimo bordi começou a trabalhar para conceber um novo modelo para suceder a ducati 888 a 888 era uma motocicleta muito boa e colocou novamente a ducati numa posiçao de protagonismo no mundial de superbikes porem a marca nunca fora vista como fabricante de motos de rua que pudesse mudar o jogo no cenario em que estava inserida ainda mais considerando a forte concorrencia japonesa eles ainda nao sabiam mas o resultado do trabalho deles mudaria a historia do motociclismo enquanto massimo bordi trabalhava em bolonha na evoluçao do motor desmoquattro da 888 ampliando curso para chegar aos 916 centimetros cubicos tamburini e robbiano partiram para um novo projeto de quadro suspensoes rodas e carenagens para a motocicleta o motor apesar de nao ser o mais potente da categoria entregava a força de forma bem linear e consistente como nao poderia deixar de ser a moto contou com varias inovaçoes era mais leve curta e estreita que a 888 tamburini projetou um braço oscilante simples para a suspensao traseira que alem de deixar exposta a roda traseira contribuia com menos massa nao suspensa o que auxiliava no comportamento geral da moto e de quebra facilitava as trocas de roda durante as corridas de endurance como a bol d’or e as 8 horas de suzuka; tambem posicionou o escape abaixo da rabeta para melhor aerodinamica esse posicionamento de escape foi primeiramente utilizado numa moto de rua na honda nr750 porem acabou se tornando a marca registrada das ducatis por um longo periodo a carenagem foi cuidadosamente planejada para ser aerodinamica e abrigar bem o piloto do vento nas altas velocidades a suspensao dianteira utilizava garfos invertidos desenvolvidos pela showa especialmente para a moto e possuia ajustes de pre carga compressao e retorno assim como o coilover traseiro alem disso ela possuia um sistema de captaçao de ar do tipo ram air e amortecedor de direçao devido as mesas ajustaveis era possivel variar o angulo de rake entre 23 5o e 24 5o sem alterar distancia entre eixos este angulo altera significativamente o comportamento da motocicleta quanto maior mais estabilidade em reta e menos agilidade para entrar em curvas ou mudar de direçao como se nao bastasse a moto e belissima olhando de cima possui curvas que se assemelham a uma mulher voluptuosa e alguns dizem ter sido feita assim de proposito de frente e esguia e os espelhos retrovisores parecem mais aerofolios para segurar o impeto da frente em alçar voo nas aceleradas fortes do que apendices destinados ao piloto monitorar o trafego a retaguarda de lado transborda personalidade com uma postura decididamente agressiva e focada complementado pela roda pornograficamente exposta e os canos de escape subindo paralelos em canto oposto ao da balança para desembocarem na rabeta as formas gerais nao possuem vincos e protuberancias em profusao que carregam o visual; parece ter sido esculpida com o unico proposito de cortar a atmosfera causando o minimo de perturbaçao possivel era possivel traçar uma linha reta começando no inicio da parte superior do tanque de combustivel e terminando no fim da rabeta o contraponto ao vermelho berrante ficava por conta do dourado fosco presente nas rodas quadro treliça discretamente visivel bengalas dianteiras e pinças de freio dianteiras os farois duplos foram desenhados especialmente para ela nao pareciam farois de carro improvisados como o das concorrentes que utilizavam de tal recurso a rabeta possui uma forma simples com duas lanternas quadradas piscas as saidas do escape e o para lamas um conjunto tao harmonioso tao proporcional tao magnifico que simplesmente fez com que como em um passe de magica todas as outras motos parecessem velharias de museu a epitome das motos superesportivas para as proximas decadas piu bella bravo o resultado final foi apresentado no salao de milao de 1993 publico e imprensa ficaram absolutamente embasbacados com o que viram o destino dela estava escrito e nao seria menos que o sucesso em 1994 quando começou a ser vendida apenas em versao monoposto ela ganhou simplesmente todos os premios de melhor moto do ano e o mundial de superbike pilotos e equipes todas as unidades destinadas ao mercado estadunidense foram vendidas antes sequer dela desembarcar na terra do tio sam a imprensa se rasgou em elogios e adjetivos como sexo sobre rodas foram utilizados aos borbotoes estava mais do que confirmada a otima impressao da apresentaçao do ano anterior kevin ash chamado de o decano do jornalismo motociclistico escreveu para a revista motorcycle news na epoca do lançamento em traduçao livre a ducati precisava produzir um milagre para apresentar uma moto que fosse significativamente melhor que a escandalosamente brilhante 888 parece que deus mora em bolonha afinal basicamente apos um dia pilotando a nova 916 no autodromo de misano nao posso deixar de pensar que a ducati criou o que possivelmente e a melhor moto do mundo no momento phil west escreveu em 2016 tambem para a motorcycle news relembrando sua participaçao neste mesmo teste ao qual ash se referiu tambem em traduçao livre naquela tarde entrevistei o grande homem em pessoa tamburini impecavel e intenso e comecei a compreender posteriormente fui levado para os arredores de san marino para um tour no crc onde a 916 foi concebida algo que depois enfatizou como esta ducati era diferente finalmente escrevi ‘nada pode te preparar para a 916 carl fogarty ira ganhar o campeonato mundial de superbike este ano eu vos apresento a moto de 1994 ’ estava certo em todas as minhas previsoes virtualmente da noite para o dia a 916 foi adicionada a toda lista de melhores superbikes fogarty ganhou o primeiro campeonato e confirmou minha profecia num grupo de teste nos ambiciosamente a colocamos contra a maravilha da honda e que custava quase o dobro rc45 para rodar nas estradas do circuito tt da ilha de man com a ajuda do piloto steve hislop contratado da honda por comparaçao a honda parecia inchada e pesada hizzy independente do seu vinculo contratual nao resistiu e pilotou a ducati e se meteu em todos os tipos de problema declarando sobre a ducati ‘isso e o que eu chamo de uma moto de corrida’ nascia uma lenda vale observar que a honda rvf750 rc45 foi uma motocicleta especial de homologaçao para o campeonato mundial de superbike ou seja uma moto de corrida onde apenas 200 unidades foram emplacadas ja que esse era o minimo de unidades que deveriam ser vendidas para a honda participar do campeonato por falar em corridas de motos entre 1994 e 2001 a ducati levou todos os titulos de construtores da world superbike championship com ela exceto em 1997 no campeonato de pilotos apenas em 1997 e 2000 um piloto conseguiu bater a moto do borgo panigale fora os campeonatos nacionais como o italiano e ingles de superbike a ducati ainda lançou mais duas iteraçoes do modelo 996 lançada em 1999; e 998 em 2002 saindo de linha em 2004 as mudanças foram de ordem mais tecnica do que cosmetica o motor evoluiu em cilindrada os cabeçotes foram alterados assim como os comandos de valvulas o que fez com que ela ganhasse potencia saltando de 114 hp 916 para 136 hp 996r/998r ; as suspensoes antes showa passaram a ser ohlins; as rodas passaram a ser marchesini ficaram mais leves e mudaram de tres para cinco raios em detrimento das brembo de tres raios sim rodas brembo dentre outras mudanças menores ate hoje a 916 e reverenciada como uma das maiores criaçoes desde que gottlieb daimler e wilhelm maybach sim esses daimler e maybach que voce esta pensando decidiram que era uma boa ideia colocar um motor em uma trapizonga com duas rodas em tandem montar nela e sair rodando por ai desde o lançamento ela ja ganhou incontaveis premio e ja foi ate mesmo exposta no museu guggenheim como obra de arte alem do museu de arte moderna de sao francisco possuir uma em seu acervo permanente indubitavelmente a obra prima o magnum opus deste genio vida apos ducati nesse interim entre o inicio do trabalho de tamburini como chefe de design do grupo castiglioni manteve a estrategia de aquisiçao de outras marcas para manter crescimento e desenvolvimento das empresas assim em 1991 ele adquiriu os direitos da lendaria mv agusta inativa desde 1980 evidentemente com uma marca de tal envergadura ele planejava um lançamento a altura outro evento importante foi a venda da ducati para o texas pacific group em 1996 enquanto bordi seguiu com a ducati tamburini permaneceu no grupo projetando a cagiva canyon neste periodo novamente o talento de tamburini foi posto a prova ele sempre afirmou que a moto perfeita deveria ser uma superesportiva 750cc com peso de 500cc e potencia de 1000cc partindo de uma folha em branco e com o unico limitador que o motor da maquina seria para honrar as tradiçoes um tetracilindrico inedito a ser desenvolvido em san marino ele se debruçou na mesa de desenho esta moto foi projetada de uma forma inusitada e um tanto morbida nestes idos de 1996 e 1997 tamburini estava seriamente doente o que o obrigou a visitar o hospital varias vezes em um determinado momento ele precisou passar por uma cirurgia e o medo de anestesia e de morrer na mao dos medicos fez com que ele trabalhasse feito um louco antes do procedimento ele começou a esboçar desenhos diagramas e descrever detalhes da moto em varios cadernos como por exemplo as inconfundiveis quatro saidas de escape duas longas e duas curtas para que o motor cantasse exatamente no timbre que ele imaginava internado no hospital na vespera da cirurgia entregou o material ao filho andrea com instruçoes claras de como proceder caso ele nao voltasse do centro cirurgico como ele voltou da operaçao retomou o trabalho para criar a f4 750 serie oro cabe mencionar que o motor possui projeto baseado no ferrari 036 v12 de formula 1 ja que os engenheiros de maranello assistiram a mv na criaçao deste novo motor e forneceram os insumos necessarios para isso um dos fatos mais marcantes e a posiçao radial das valvulas nas camaras do cabeçote oriundo diretamente do v12 [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 190547 190549 ] [gallery link= file ids= 190551 190550 190548 ] para quem acha que um raio nao pode cair duas vezes no mesmo lugar a mv agusta f4 serie oro e a prova em contrario novamente tamburini havia criado uma obra prima basicamente ele seguiu o que deu certo na 916 quadro em treliça; balança traseira com braço oscilante simples; escape 4 2 1 2 4 subindo pela lateral oposta a da balança desembocando em quatro ponteiras na rabeta duas centrais longas e duas curtas nas extremidades; cambio do tipo cassete para facilitar a troca dos pares de engrenagens numa corrida; carenagem cuidadosamente esculpida e fabricada em fibra de carbono; rodas balança e outras partes em liga de magnesio e as melhores suspensoes e freios que uma moto poderia ter na epoca todos desenvolvidos em parceria com o crc para manter a moto esguia tamburini chegou a se envolver diretamente ate mesmo no projeto da cobertura da embreagem para se certificar que a largura da peça nao seria um problema na harmonia do conjunto quando a moto apareceu no salao de milao de 1997 novamente o mundo se rendeu ao talento de tamburini nao era para menos mais uma vez um dos designs de motocicleta mais belos e atemporais havia saido do nanquim do mestre entre 26 de junho e 20 de setembro de 1998 o museu guggenheim em nova iorque promoveu uma exposiçao chamada the art of motorcycle expondo 114 motos iconicas ate a presente data a f4 750 serie oro apesar de nova em folha as vendas começaram em 1999 compos o acervo exposto assim como a ducati 916 na critica a exposiçao em 3 de agosto de 1998 a jornalista carol vogel escrevendo para o jornal new york times cravou a seguinte perola traduçao livre criada por um celebre designer massimo tamburini possui um motor quatro cilindros projetado pela companhia de carros ferrari e parece com algo que o batman pilotaria no seculo xxi bem ela acertou em cheio porque batman ou melhor bruce wayne pilotou em o cavaleiro das trevas de 2008 uma mv agusta f4 1078 que em essencia e uma evoluçao da moto apresentada em 1997 massimo seguiu ate 2008 no grupo projetando outras motos como a brutale e a f3 675 sendo que esta ultima contou com a participaçao do mestre no inicio do projeto a sua aposentadoria foi em parte motivada pela venda da mv agusta para a harley davidson nesse ano ainda continuou apos o hiato de tres anos previstos em sua rescisao trabalhando eventualmente com projetos de motocicletas em 2014 foi vencido por um cancer de pulmao e se foi no dia 6 de abril nao foi surpresa quando em algum momento de 2010 o jornal ingles the sunday express cravou que tamburini era o michelangelo das motocicletas imediatamente em reconhecimento e reverencia a genialidade do mestre toda a imprensa passou a utilizar esse aposto para se referir a ele ao contrario de soichiro honda que abriu o mundo das duas rodas para pessoas que jamais cogitariam andar de moto tamburini elevou o nivel do jogo como um todo sendo inventivo ousado preciso e meticuloso em suas criaçoes fiel ao mote de que funçao e forma andam juntos deixou uma marca profunda na historia do motociclismo e ate hoje sua influencia pode ser observada nas motos atuais p s as motos projetadas por ele ganharam 18 titulos mundiais 20 titulos italianos e varios outros tantos mundo afora
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.