prezados amigos depois de uma certa demora venho finalmente relatar a segunda e ultima parte do meu project cars #229 meu maverick v8 76 o joao pinto do asfalto bom pronto nao ta ja que para quem restaura carros antigos a palavra pronto nao existe mas voces entenderam ne na primeira parte falei bem mais da historia do carro e do meu casamento do que propriamente da preparaçao do carro ja que nessa fase foi feito basicamente so a funilaria pintura e tapeçaria agora na fase 2 e que a coisa muda de figura que o motor rosna e o carro toma a forma que idealizei antes mesmo de começar a descrever tudo o que foi feito no carro gostaria de lembrar que esse maverick era originalmente um super luxo quatro cilindros do carro original ficou praticamente so a carroceria fiz tudo do meu jeito seguindo o que e gostaria de fazer no carro portanto muita coisa foi melhorada e/ou customizada para deixar o carro mais seguro e mais do meu jeito vou tentar descrever aqui todas as melhorias e mudanças feitas no carro tentei melhorar principalmente pontos de segurança como suspensao direçao sinalizaçao melhores lanternas freios alem do motor e transmissao e claro entao vamos la… continuando a historia so relembrando na primeira fase fiz a funilaria pintura cor laranja california restaurei e recromei para choques soleiras e todos os frisos substitui as rodas e pneus e fiz todo o interior bancos recaro revestidos de couro volante grant tapetes importados encostei o carro na garagem [gallery columns= 5 link= file ids= 75931 75930 75929 75922 75921 ] o interior foi feito todo em bege/caramelo com o forro do teto na cor creme consegui tambem o conta giros da coluna igual ao original mas foi montado por mim motor eletrica e transmissao o carro veio com um quatro cilindros e a intençao era mesmo de deixar ele la talvez turbina lo pois o sonho do v8 parecia distante demais comecei a pesquisar preços dos motores v8 e ja havia desistido por hora foi ai que surgiu uma grande oportunidade para conseguir as peças todas vindas dos estados unidos comando tuchos coletor de admissao e escape flowmasters carburador cabos de vela distribuidor modulo filtro de ar… vai falando ai pedi meio carro dos eua a primeira mudança foi no motor sai o quatro e entra o v8 o motor foi montado em sao paulo pela tio giuli garage comprei o motor de um amigo ja com vira pistoes bielas e cabeçotes e o tio montou o motor pra mim demos uma ligeira preparada no motor nada muito absurdo mas colocamos um pouco mais de força na maquina o bloco foi retificado e a gaxeta deu lugar a retentor para nao vazar nunca mais cabeçotes re trabalhados e com componentes novos todo conjunto foi balanceado na retsan o comando original substituido por um edelbrock 270/280 com tuchos da mesma marca carburador quadrijet edelbrock e coletor de admissao edelbrock performance para deixar o coraçao da maquina bonito foram colocados tambem tampas de valvula e filtro de ar edelbrock pra manter a cuca fresca foi instalado um radiador champion de aluminio em conjunto com bomba dagua high volume e valvula termostatica tambem high volume milodon bombas de oleo e combustivel tambem high volume assim como o pescador tudo milodon motor todo montado com parafusos arp a parte eletrica tambem foi toda melhorada com distribuidor novo modulo de igniçao e bobinas msd e cabos de vela ford racing a transmissao escolhida foi uma t5 com um trambulador short shifter para engates curtos e precisos a relaçao e uma 3 31 1 do maverick seis cilindros o que faz o carro arrancar bem e deixa o giro relativamente baixo na estrada sei que esqueci alguma coisa mas nessa parte e isso que lembro toda as instalaçoes de motor e de tudo mais feito no carro foram feitas pela ocifina biroli & rizzato em potirendaba no interior de sao paulo o odacir e o vinicius rizzato esse veoiteiro nato e o biroli quebraram a cabeça durante os quase nove meses que o carro ficou internado para deixar tudo redondo sistema de escape aqui foram colocados coletores dimensionados hedman curtos o escape foi feito todo em 2 5 com equalizaçao em h os abafadores colocados foram dois flowmaster s40 com ponteiras saindo na traseira do carro cortei a saia traseira para a saida das ponteiras e gostei do resultado tive que sair com as ponteiras bem na parte lateral ja que substitui o tanque original por um maior de 80 litros uma das coisas mais legais do carro sao os difusores eletricos ou cut outs instalados abaixo do carro abrem e fecham uma saida direta de escape antes do abafadores; assim posso abrir os difusores e ouvir toda a saude do v8 quando quiser e sempre fechar quando for pegar a estrada por exemplo suspensao rodas pneus e freios a suspensao foi toda revisada teve buchas e pivos trocados importei a barra estabilizadora traseira o que ajudou muito a diminuir a rolagem da carroceria em curvas as rodas originais foram substituidas por rodas palito 17 tala 7 e 9 e pintadas de preto na parte interna para seguir o estilo do carro os pneus colocados sao 215/55 17 dianteira 255/45 17 traseira os freios originais tambem foram substituidos na traseira os freios a tambor que tem fama de travar deram lugar a freios a disco de disco simples na dianteira o sistema bendix de pistao simples que nao me passava confiança alguma foram substituidos por freios wilwood com pinças de 4 pistoes um sistema de servo freio tambem foi instalado direçao e segurança a direçao original queixo duro nem era tao dura assim mas eram 200 voltas de batente a batente o que nao e muito seguro caso seja necessario desviar de algum obstaculo repentinamente importei a caixa de direçao hidraulica da marca borgeson que e feita na medida para alguns carros da ford incluindo o maverick sem precisar de adaptaçoes a direçao ficou muito macia pode se esterçar o carro com apenas um dedo e ficou como um carro moderno com 3 5 voltas de batente a batente tornando a conduçao alem de mais confortavel mais segura os farois e lanternas tambem foram substituidos por de melhor qualidade os dianteiros deram lugar a farois diamond com lentes lisas de vidro e lampadas halogenas na traseira queria melhorar a qualidade de iluminaçao das lanternas mas manter a originalidade das mesmas a saida foi pedir para um customizador fazer as lanternas de led pra mim para encaixar nas molduras originais aproveitei para tirar aquele aspecto de vesgo do maverick fase 1 retirando a divisao entre lanterna e luz de re ficou muito bom com a luz de freio bem visivel setas na cor ambar e luz de re tambem bem forte joao pinto do asfalto trabalho como guia de observaçao de aves e o joao pinto corrupiao sufre e uma das aves mais bonitas na qual me inspirei para fazer o carro preto e laranja as faixas laterais sao inspiradas no primo mustang as faixas do capo foram inspiradas nos maverick grabber de 1970 americanos se repararem na traseira o friso original do super luxo continua la so que pintado de preto a tampa do tanque tambem e exclusiva cromada e preta bom ainda falta instalar o ar condicionado comprei caixa evaporadora igual a do mustang mas e so isso tem uma e outra coisa que pretendo melhorar mas isso vou fazendo aos poucos ja que agora quero mais e curtir o carro so uma dica importante para quem esta restaurando ou pensa em restaurar um antigo nao tenha pressa faça tudo com muita calma pois so assim ficara bem feito quando vi o motor pronto queria o carro ja rodando na semana seguinte…foram oito meses restauraçao e um processo lento e quase artesanal entao curta o processo pois quando chega perto do fim chega dar uma tristeza valeu galera qualquer duvida sobre peças que usei part numbers etc e so me escrever que terei prazer em ajudar boa sorte e grande abraço obrigado a todos que acreditaram e apoiaram a realizaçao desse sonho obrigado ao pessoal da flatout pela oportunidade de mostrar aqui a restauraçao do joao pinto do asfalto special thanks to my friends conor ginny lyn and bill…couldn t have done it without you guys por zapa project cars #229 uma mensagem do flatout zapa que baita projeto ele provavelmente deve ter causado a torçao de alguns narizes mais puristas mas poucas coisas chamam a atençao como um belo projeto restomod especialmente do maverick mais legal e que tudo foi feito com boas referencias e mais importante de acordo com seu bom gosto pessoal parabens pelo projeto
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