fala galera voltei pra continuar a novela do mavecao recapitulando finalmente depois de 9 anos hibernando na garagem do sitio o carro viu a luz do sol subiu no guincho e foi pra santo andre/sp instalar o motor o cambio os freios a suspensao e a direçao la na oficina rota v8 grande expectativa o maveco finalmente ia roncar e rodar por ai se tudo desse certo embarquei o carro no dia 20/12 e ja no dia 21 chegou meu carpete aquele que mencionei no post anterior novinho e made in usa [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 121443 121444 ] voltando para suspensao direçao e rodas vou explicar aqui as minhas escolhas a esse respeito como disse nos outros posts queria um carro com aparencia old school mas na medida do possivel sem exageros melhorar seu handling original carro confiavel confortavel tambem dentro do possivel pra usar com upgrades mecanicos e eletricos que nao destoassem do projeto mas sejam atualizaçoes vamos dizer assim apos o arley me explicar e mostrar a fixaçao e funcionamento do kit de direçao hidraulica e servo freio decidi que meu carro teria esses dois itens de segurança e conforto o kit de direçao que ele comercializa e composto da caixa de direçao do gm omega nacional com uma bomba pequena que junto com o reservatorio e acoplada ao motor por um suporte feito por ele simples sem grandes modificaçoes e muito eficiente enquanto a direçao original do maverick da 6 voltas de batente a batente essa caixa do omega da somente 3 ou seja o volante esterça todo dando 1 volta e meia pra qualquer um dos lados simplesmente fantastico quanto aos calçados optei por 4 rodas da marca mangels modelo direcional cromadas aro 15 tala 7 0 polegadas que calcei com 04 pneus hankook ventus medida 225/50 r15 esse e um daqueles aspectos de todo project car que voce so sabe se ficara bom quando efetivamente anda no carro de acordo com meu ideal de carro usavel que ja expliquei nos posts anteriores queria as 4 rodas todas na mesma medida se possivel o estepe igual pra poderem ser intercambiaveis e com pneus de uma medida facil de achar nada do outro mundo porem voces verao la pra frente que isso nao deu certo o kit de servo freio tambem acredito ter sido uma opçao acertada nao so por aliviar a pressao no pedal mas por poder usar um cilindro mestre de carro moderno se nao me engano no meu carro e do gm corsa isso facilita numa futura manutençao se precisar repor e facil de achar em qualquer auto peças abaixo fotos dos dois sistemas sendo instalados [gallery columns= 4 link= file ids= 121628 121631 121630 121629 ] por falar em instalaçao alem da colocaçao de motor e cambio o combinado com o arley foi jatear e pintar todas as peças de suspensao e montar tudo no lugar com buchas pivos batentes amortecedores tudo novo as peças que eu tinha comprado la em 2000 ja estavam todas estragadas dinheiro e trabalho jogados no lixo mas nao era a hora de lamentar mas sim a oportunidade do carro rodar de novo pac$$$iencia o eixo traseiro tambem foi desmontado e detectada a necessidade de trocar os rolamentos comprei todos novos inclusive os das pontas de eixo marca timken o melhor do mercado afinal isso e uma parte do carro que ninguem planeja ficar mexendo de novo voltando ao motor comprei um water neck novo pois o original estava enferrujado e um eliminador de platinado points eliminator da accel uma igniçao eletronica que funciona por fotocelula ate 10 000 rpm eu nao ia precisar de tanto o melhor e que a fixaçao dela na mesa do distribuidor se faz na furaçao original do platinado e moleza tirar um e por outro claro que dei um belo trato nele desmontado antes de montar tudo com os cabos de vela ford racing queria a aparencia original entao usei uma tampa no padrao de fabrica trocando os conectores dos cabos tipo hei por outros da marca mallory [gallery columns= 4 link= file ids= 121487 121489 121492 121493 121494 121496 121497 121498 121499 121504 121505 121506 ] o escapamento 8x2 o arley mandou o carro de guincho pra um parceiro dele e voltou feito optei pela junçao em x pois equaliza melhor os gases das duas bancadas de cilindros e o ronco fica mais gostoso na minha opiniao voces vao ouvir no video mais abaixo ao inves de fazer os tubos de 2 e ½ polegadas como todo mundo faz achei melhor fazer de 2 polegadas os abafadores sao tipo charutinho ou jk deixei o carro la em dezembro de 2011 amarguei mais 6 meses de espera o que nao foi facil mas pra quem desde amadurecer a ideia de ter um maverick ja tinha esperado 4 anos pra tirar a cnh depois mais 4 pra comprar o carro e mais 11 anos com ele sem nunca ter andado esses meses eram fichinha meus medos eram que o arley achasse algum defeito insanavel de carroceria ou que o motor nao funcionasse ou o cambio enfim muita coisa podia acontecer e nao dar certo mesmo agora na reta final enquanto aguardava comprei algumas peças como a tampa do tanque acabei comprando varias em conjunto com o pessoal da br_maverick [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 121451 121453 ] tambem dei um trato em outras como a tampa do porta luvas e as hastes de inox dos limpadores de parabrisa as dobradiças do porta luvas e as palhetas mandei niquelar umas de del rey e ficaram bem legais [gallery columns= 5 link= file ids= 121445 121446 121473 121436 121437 ] observem que a placa dianteira mandei fazer em 2001 daquele modelo pequeno de aluminio mas so foi instalada no carro em 2012 isso que e paciencia mas enfim recebi uma ligaçao da oficina o carro estava teoricamente pronto pra ir pra casa combinei de ir buscar no sabado 10 de maio de 2012 nem dormi direito na noite de sexta a expectativa era grande ligar o motor pela primeira vez escutar o ronco do v8 que eu mesmo tinha montado medo de dar alguma coisa errada o motor nao funcionar quebrar enfim podia acontecer muita coisa outro detalhe e que eu nunca tinha dirigido um maverick v8 o primeiro seria o meu montado no melhor estilo do it yourself ainda que na epoca a funilaria dele nao fosse la essas coisas fui ate la com dois grandes amigos o marcos macgyvers fugita gearhead e excelente mecanico conhecido no meio dos maverickeiros e oficinas de preparaçao e o eduardo armani que e o oposto de nos nao liga a minima pra lixo velho com cheiro de guarita como ele chama mas esta sempre junto e gosta da bagunça em volta dos resgates e eventos de carros meu irmao tambem veio do interior de sp so pra acompanhar e filmar [gallery columns= 4 link= file ids= 121612 121611 121464 121461 ] outros amigos estavam na torcida esperando me ligavam pra saber enfim foi um acontecimento hehehe levei o filtro de ar a placa dianteira e mais alguns detalhes que nao lembro agora pra poder voltar com ele rodando ate sao paulo e voces vao ver abaixo que o v oitao roncou bonito foi emocionante indescritivel assistam o video [youtube id= v0sb2tcew6i width= 620 height= 350 ] mas a vida e uma caixinha de surpresas e mesmo eu querendo muito nao deu pra ir pra casa dirigindo ele dei so uma volta comprida no quarteirao pra matar as lombrigas gordas e velhas que estavam ha anos esperando por isso vazava oleo nas tampas de valvulas e agua na solda que mandei fazer no velho radiador de landau na hora de montar e encaixar as mangueiras vazou achamos melhor chamar um guincho do que arriscar danificar o motor no caminho uma coisa muito legal foi o comentario do arley foi o primeiro motor que voce montou pode adicionar montagem de v8 no seu curriculo entao esta excelente 5 kgfm de pressao de oleo no manometro nao faz um barulhinho esta perfeito fiquei feliz pra caramba com o elogio ainda mais vindo dele levei entao o carro pra casa e comecei a montagem tinha que corrigir o vazamento de agua e o de oleo fazer a parte eletrica funcionar instalar o voltimetro e o medidor de temperatura que mandei fazer com o fundo no padrao do painel original do carro queria que os instrumentos parecessem originais eu gostei do resultado andei um tempo sem o capo era divertido ver o motor de dentro do carro dava um certo orgulho tambem de ver ele ali brilhando afinal eu mesmo tinha pintado motor e cofre e escolhido a dedo as peças pra compor o visual pra mim parecia um hot rod acabei trocando os pneus por outros marca kumho letras brancas na medida 235/60 r15 mais adequados a suspensao traseira do carro que pulava muito em qualquer irregularidade porem sempre com essa ideia de manter as 4 rodas e pneus iguais nao gostava de pneu largo demais atras e fino na frente acho que fica esquisito parece buggy mas depois acabei mudando de ideia como voces verao mais la na frente [gallery columns= 5 link= file ids= 121622 121623 121624 121625 121626 ] comprei cabos novos para a bateria e conectores de engate rapido que nao instalei ate hoje [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 121551 121552 ] mandei refazer a colmeia do radiador num lugar decente e aproveitando so as caixas do antigo [gallery columns= 5 link= file ids= 121553 121554 121555 121556 121557 ] consegui ir pela primeira vez em alguns eventos com os quais so sonhava como o encontro da caixa d´agua da vila mariana em sao paulo e eventos no pacaembu [gallery columns= 5 link= file ids= 121632 121633 121634 121635 121636 ] fiz ate a temida inspeçao veicular de gases e ruido nele e passou com louvor fiz um polimento em algumas partes do carro pra ver se melhorava minha impressao mas nao estava contente com a aparencia dele [gallery columns= 4 link= file ids= 121520 121523 121522 121521 121526 121525 121524 ] embora mecanicamente estivesse muito bom as portas e paralamas estavam muito mal pintados e cheios de ondulaçoes e massa alem disso o capo fechava por cima deles a frente estava desalinhada a ponto de eu nao conseguir colocar a grade dianteira nem o bigode e a saia [gallery link= file ids= 121454 121568 121569 ] nao tinha vontade nenhuma de montar o interior o carpete as forraçoes internas os detalhes nem os vidros e maquinas das portas tive coragem de montar sabendo que ia ter que desmontar tudo de novo usei o carro assim ate o fim do ano e resolvi que ia refazer a funilaria dele entao em fevereiro de 2013 finalmente resolvi encostar o carro na oficina do marcio sabatine um funileiro que conheci atraves dos encontros da caixa dagua da vila mariana a garage 236 na mooca porem nao ia desmontar o carro todo de novo tirei tudo que pude ate o banco do motorista mas deixei a mecanica no lugar pra poupar trabalho e manter o carro funcionando durante a restauraçao o funileiro me pediu 6 meses pra fazer o carro mas eu ja tinha visto essa novela sabia que demoraria mais mais uma vez foi uma decisao que demandou coragem estava empregado ha alguns meses so e eu e a esposa decidimos trocar de apartamento pois estava demorando muito pra chegar no trabalho devido ao transito entao pra uma pessoa sensata nao seria a melhor hora pra iniciar uma restauraçao nem financeiramente nem por questao de tempo livre pra acompanhar mas gearheads nao sao pessoas normais ou sao e depois quem quer faz quem nao quer arruma uma desculpa certo lembro que me deu cinco minutos depois de uma chuva torrencial em sp passei no posto abasteci e fui pra oficina na mooca o marcio fez um video meu chegando la vejam [youtube id= 3tpqvtyvrt8 width= 620 height= 350 ] enfim entrei de cabeça na reforma e acabei comprando um apartamento que tambem precisava ser reformado quase fiquei louco mas isso e historia para o proximo post por leo di salvio project cars #292
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