fala galera estou um pouco atrasado e a minha primeira postagem desse 17º ano que estou com o maverick entao um otimo resto de 2017 um excelente 2018 que esta chegando e vamos la [gt40 content search= maverick widget= 1 title= tem maverick no gt40 ] vamos a sexta e ultima parte da saga do ford maverick que começou a ser restaurado ficou nove anos parado andou e voltou para a funilaria recapitulando na quinta parte da historia contei que embora mecanicamente tivesse ficado otimo o carro estava bem ruim de aparencia o que me obrigou a encosta lo de novo para nova funilaria dessa vez como ele merece como expliquei no ultimo post nao tinha vontade nenhuma de montar o interior os vidros frisos e detalhes do carro sabendo que ia ter que desmontar tudo de novo pra refazer a funilaria em fevereiro de 2013 finalmente resolvi encostar o carro na oficina do marcio sabatine a garage 236 na mooca sem desmontar ele todo de novo pois assoalho e cofre estavam prontos que eu mesmo pintei no meu sitio conforme relatei no post 4 tirei tudo que pude mas deixei a mecanica no lugar pra poupar trabalho e manter o carro funcionando durante a restauraçao o prazo pedido pelo marcio foi de 6 meses mas como voces vao ler logo mais sempre tem alguma surpresa que atrasa o serviço conforme falei estava reformando um apartamento recem comprado e tocando a restauraçao do maverick junto minha esposa nao tinha como ajudar na gestao da obra pois estava trabalhando em outra cidade entao sobrou todo o trabalho pra mim mesmo o marcio dono da funilaria fez um video meu chegando la de noite pra entregar o carro e no post anterior acabei confundindo os links nao da pra ver muita coisa mas e interessante por ter registrado o acontecimento [youtube id= namqgug6wwq width= 620 height= 350 ] bom chegando la começou a decapagem da carroceria tirando o teto um pouco ondulado o resto laterais era novo deu uma do ver todo o material e mao de obra pagos com tanto sacrificio inclusive o polimento que fiz virando po literalmente mas era necessario quanto as portas e paralamas foram enviados ao jato de areia pra serem decapados por completo e analisados voltando do jato as folhas das portas se mostraram muito ruins a estrutura estava perfeita mas as folhas muito onduladas os paralamas tambem resquicios da epoca em que esses carros nao valiam nada e os reparos quando feitos era de maneira bem porca e com muita massa [gallery columns= 4 link= file ids= 171843 171844 171845 171846 171847 171848 171849 171850 171851 171852 171853 171854 171855 171856 171857 171858 171859 171860 171861 171862 171863 171864 171865 171866 ] o funileiro me pediu novas peças mas no caso dos paralamas so existiam em fibra as folhas de porta ainda sao fabricadas pela estribex aqui em sao paulo no bairro da barra funda encomendei as e tambem uma caixa de ar que o marcio cortou em 2 pedaços pra usar onde era necessario dos 2 lados do carro esse trabalho de troca das folhas de porta atrasou o serviço porem deu gosto de ver ele sendo realizado as portas ficaram como novas o que me chamou bastante a atençao foi a parte onde vai parafusada a maçaneta externa o furo do miolo de chave e o bico dianteiro da porta que o marcio recortou da folha antiga e costurou na nova nada de ctrl+c ctrl+v um trabalho de artesao muito foda esses meses foram uma correria danada restaurando carro e reformando apartamento acabou o ano de 2013 obra do apartamento estava no fim e nada do carro mas com todo esse trabalho extra e imprevisto era esperado que a entrega fosse atrasar mesmo paciencia nesse meio tempo e ja que o carro estava parado mandei restaurar o tanque de combustivel tambem comprei um parachoque traseiro bom so precisando de cromo e restaurei as picaretas ou batentes dele comprei parafusos e porcas de inox novos pra tudo e inventei uma luz de placa com uma caixinha de frente de radio ja que nao tinha a original criatividade e tudo hehehe [gallery link= file ids= 171868 171869 171870 171871 171872 171873 ] quanto aos paralamas sao um capitulo a parte como eu disse nao existem novos e foi preciso recuperar os antigos porem as peças estavam muito ruins o que obrigou a realizaçao de uma colcha de retalhos com eles foram cortados e ressoldados pacientemente ate chegarem no formato mais proximo ao original depois tudo foi lixado e preenchido com solda na hora do acabamento o marcio teve problemas e ficou sem mao de obra que e muito dificil nesse tipo de serviço duas pessoas diferentes colocaram as maos nos paralamas gastaram um monte de material e o resultado nao ficava bom nessas horas que se ve a diferença entre restaurar um carro no brasil e em um pais com tradiçao nesse ramo como os eua la teria comprado os paralamas novos de qualidade e com certeza a um preço justo e nao teria passado pelo que relato a seguir por fazer serviços em carros comuns tambem e pela rotatividade da mao de obra o marcio ficou sem mexer no meu carro que inevitavelmente acabou encostado o tempo foi passando e meu stress aumentando tinha deixado o carro em fevereiro de 2013 estava quase no fim de 2014 e nada ai começou a acontecer o inevitavel e o que tentei a todo custo evitar tudo começou a se deteriorar a bateria nova acabou arriando por conta do pouco uso o marcio parou de ligar o carro a suspensao que tinha sido toda desmontada jateada e pintada peça por peça estava começando a oxidar a parte eletrica que com tanto custo botei pra funcionar idem o carro estava imundo por dentro e por fora sem os vidros pra proteger ia fazendo visitas periodicas a oficina mas o progresso era lento pra nao dizer imperceptivel comecei a me arrepender de ter deixado o carro pois estava vivendo o mesmo pesadelo pela segunda vez ate que la pra outubro/novembro apos demitir outro funileiro o marcio contratou o ito um profissional de mao cheia ele começou a lixar os paralamas e as formas foram aparecendo acabei pegando o carro em dezembro 1 ano e 10 meses apos ter deixado aproveitei a semana do natal de folga no trabalho afinal nao teria presente melhor do que poder pegar meu v8 e andar por ai finalmente com uma aparencia decente no dia 20/12/2014 fui la com lanternas rodas parachoques bancos dianteiros farois aros de farol piscas placa e mais alguma coisa que nao lembro o tanque e os vidros dianteiro e traseiro ja estavam na oficina cheguei de manha cedo e enquanto eu ia montando o ito ia polindo a pintura ate o fim do dia tinha montado o carro ou pelo menos tudo que eu precisava pra chegar ate em casa assim pensei tinha trocado oleo e filtro uns dias antes na oficina mesmo sai de la bem a noite eram umas 21 00 ja parei no posto pra abastecer e uma surpresa a boia do tanque vazou e bastante pensei em ir assim mesmo que se foda amanha em casa eu veria isso a essa altura o celular ja estava sem bateria era noite eu imundo todo dolorido quebrado de ficar o dia todo montando o carro resolvi entao a contragosto voltar pra oficina e deixar o carro ate o dia seguinte fui pra casa meio frustrado mas depois descobri que fiz certo depois vi que na pressa de ir embora a mangueira de combustivel estava velha meio rachada e encostada no escapamento acho que a volta nao ia ser muito legal se tivesse insistido [gallery columns= 4 link= file ids= 171884 171885 171886 171887 171888 171889 171890 171891 171892 171893 171894 171895 171896 171897 171898 171899 171900 171901 171902 ] cheguei cedo la no dia seguinte tirei a boia e refiz a vedaçao e eliminei o vazamento redirecionei a mangueira do tanque ao terminar o serviço liguei pra minha esposa que foi ate la no carro dela e me acompanhou ate o posto novamente enchi o tanque e mesmo assim ainda pingava um pouco fomos assim mesmo ate a chegada em casa quase la encontramos meus amigos que estavam mais uma vez na expectativa e tiramos algumas fotos fui montando o resto do carro coloquei o carpete os bancos [gallery columns= 5 link= file ids= 171874 171875 171876 171877 171878 171879 171880 171881 171882 171883 ] nesse ano finalmente apos muitas expectativas frustradas consegui ir no maverick night com ele e pra minha surpresa meu carro foi escolhido pra desfilar [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 171903 171904 171905 171906 ] pena que estava com as rodas pretas pois eu ja tinha vendido as mangels direcionais e os pneus kumho 235/60 pra comprar mais 2 jogos de rodas tambem mangels cromadas e um jogo de pneus bfgoodrich radial t/a meu sonho de consumo desde sempre na medida 255/60 15 traseira e 225/60 15 na dianteira mais adequados ao carro estavam fazendo uma liquidaçao de rodas antigas e comprei todas so que agora ao inves de ter as 4 iguais tala 7 0 como antes as dianteiras continuam nessa medida mas na traseira uso 2 tala 8 0 [gallery columns= 5 link= file ids= 171907 171908 171909 171910 171911 171912 171914 171915 171916 171913 ] ai um belo dia no serviço meu pai me liga e diz tenho uma noticia nao muito boa pronto o coraçao quase saiu pela boca achei que era algo com a saude dele mas um vizinho do predio tinha conseguido bater no meu carro dentro da garagem embaixo da capa inacreditavel nao sabia se ficava aliviado pelo meu pai ou puto pelo carro o seguro do vizinho pagou o maverick voltou pro funileiro antes de voltar obviamente tirei todo o interior de novo o carpete bancos maçanetas ficou mais 1 mes na oficina aproveitei pra retirar as faixas adesivas do maverick gt fase 2 ja que nao tinham dado um contraste legal com a cor do carro e tinham ficado muitos anos guardadas e perdido um pouco da cola achei melhor deixar sem quando o carro voltou outra vez pra casa lavei o tanque montei o interior espero que pela ultima vez refiz a linha de combustivel com mangueiras lonadas de alta pressao e um pre filtro dentro do tanque troquei as rodas pelas que tinha adquirido junto com os otimos pneus bfgoodrich aprendi a desmontar e limpar o quadrijet coloquei o cambio tremec t5 5 marchas do mustang 1993 outro upgrade que sempre quis na oficina do arthur graxa que me filmou saindo da oficina no video abaixo da pra ter uma ideia de como ficou a aparencia do mavecao [youtube id= iuyvvorxqs0 width= 620 height= 350 ] mandei restaurar a grade dianteira com o meu amigo mauricio o mesmo que restaurou os forros de porta de outro projeto que estou tocando em paralelo um del rey ghia 2 0 injetado outro projeto que sempre quis fazer e por acaso peguei e tambem virou pc aqui no flatout [gallery columns= 4 link= file ids= 171917 171918 171919 171920 171921 171922 171923 171924 ] comecei efetivamente e finalmente a usar o carro alem do maverick night fui a eventos e fiz alguns passeios com os quais sempre sonhei maverick power tour ate aparecida do norte/sp corrida maluca caixa dagua da vila mariana muscle tour [gallery columns= 5 link= file ids= 171925 171926 171927 171928 171929 171930 171931 171932 171933 171934 ] em 2016 voltei ate piedade/sp no encontro anual de antigos promovido pelo ronco automovel clube isso mesmo a cidade onde nas maos do funileiro noel caprichadinho esse carro começou sua historia comigo 17 anos atras foi muito emocionante fazer aquela estrada entre sao paulo e piedade de maverick chegando la colocaram meu carro em destaque em cima da praça foi muito legal principalmente por que voltei com o grupo maverick no role do whatsapp um grupo de donos de mavecos que se incentivam e ajudam com o objetivo de manter os carros sempre rodando por ai [gallery columns= 4 link= file ids= 171940 171941 171942 171943 171944 171945 171946 ] pude pegar estrada duas vezes rumo ao box 54 a primeira no nutz day estreia do mega documentario nutz do meu amigo dino dragone obrigatorio para gearheads como nos [gallery columns= 5 link= file ids= 171935 171939 171938 171937 171936 ] a segunda vez foi no encontro de project cars idealizado pelo pessoal aqui do flatout o sunset meet e o pc 292 representou bonito mesmo com a chuva foi indescritivel a emoçao de ver ao vivo os carros cuja historia acompanhei por aqui trocar ideias e informaçoes sobre uma diversidade enorme de culturas com os outros flatouters num lugar tao bacana quanto o box 54 que parece um parque de diversoes pra nos maniacos as imagens voces conferem aqui fiz outro passeio epico desci a estrada velha de santos/sp ela tambem e chamada caminho do mar liga sao paulo a santos e o caminho que ate algumas decadas atras era uma opçao normal de descida e dificil acreditar que ha alguns anos onibus e caminhoes dividiam essa estrada com galaxies dodges e afins e algo que consegui riscar da minha lista de coisas pra fazer nessa vida antes de morrer o mais legal e que minha esposa desceu dirigindo ele e depois de chamar a atençao pelo fato de ser uma menina num mavecao v8 eu fiquei quieto e fingi que o carro era dela foi dificil tira la do volante pra poder dirigir na subida [gallery columns= 5 link= file ids= 171949 171950 171951 171952 171953 171954 171955 171956 171957 171958 ] fui em tres ediçoes do muscle tour que o flatout cobriu e fez fotos magnificas que voce ve aqui na ultima que aconteceu no dia 22/10/2017 tive inclusive a honra de em meio a tantos carros fabulosos e cinematograficos ter a imagem do meu singelo maverick registrada pelo flatout no evento anterior escolhida para o material de divulgaçao e estampada nas camisetas do passeio ah ia esquecendo meu carnaval desse ano foi animado participei de um track day o race wars em interlagos e de v8 outro sonho realizado e foi logo apos instalar a barra estabilizadora traseira original que entrou no rolo do cambio 4 marchas pior e que tinha acabado de voltar de um passeio ate ibiuna/sp na volta peguei a rodovia toda parada num calor de 40 graus o carro nao ferveu mas a ventoinha ficou ligada direto e quando cheguei em sp o radiador de cobre abriu o bico a soluçao foi fazer um remendo com durepoxi e ir pra pista no dia seguinte a pista exige demais do carro e pude colocar a prova todo o sistema de suspensao a barra recem instalada impede que o carro se incline demais nas curvas alem de distribuir a pressao dos pneus traseiros no asfalto de forma mais homogenea funcionou muito bem o carro ficou bem na mao o tempo todo os pneus tambem ajudaram bastante ja os freios falharam na segunda volta mas por causa somente do fluido dot 3 totalmente inadequado ate pra rua o carro se comportou muito bem nao quebrou nao ferveu e nao bati esta otimo [gallery link= file columns= 5 ids= 171963 171964 171965 171966 171967 171968 171969 171970 171971 ] mas o remendo no radiador nao aguentou e mandei fazer um todo de aluminio e gigante comprei tambem uma ventoinha de tempra conselho do arthur graxa ainda nao instalei mas pelo tamanho dela acho que meus problemas de temperatura estao resolvidos enfim galera 17 anos depois tem assunto pra mais uns tres posts pelo menos mas posso dizer que finalmente estou curtindo o carro como imaginei que faria um dia consigo ir e mais importante voltar dos passeios encontros e mesmo usar ele no dia a dia pois eventualmente fica sendo meu carro de uso vou no mercado viajo vou ate o trabalho com ele [gallery columns= 4 link= file ids= 171974 171975 171976 171977 171978 171979 171980 171981 171982 171983 171984 171985 ] recentemente passei ele no dinamometro com acerto de ponto e carburaçao so no ouvido deu 215 cavalos de motor a 5 100 rpm nao tive coragem de esticar mais e 33kgfm de torque com o holley 600 e 208 cv com os mesmos 33kg de torque usando o holley 390 so que com uma curva de potencia e torque bem mais favoravel alem do menor consumo perceptivel resultado e que eu vou voltar pro carburador de 390 cfm pois a pequena diferença de potencia nao compensa o aumento de consumo e futuramente vou mesmo instalar uma injeçao eletronica o maverick ainda nao esta 100% pronto mas ficou confiavel e em nenhum desses passeios me deixou na mao ainda faltam alguns detalhes os frisos de parabrisa e vidro traseiro que o biu old parts restaurou pra mim e estao guardados ainda a ventilaçao interna e a parte eletrica que esta sendo totalmente renovada tambem ja comprei outros upgrades que estou esperando ter tempo pra instalar como par de coletores dimensionados curtos tanque de polietileno da cla o conta giros do gt que espero colocar em breve tambem botoes de painel em aluminio billet da marca performance v8 bomba eletrica de combustivel e quem sabe futuramente injeçao eletronica enfim como dizem os rodders um hot nunca fica pronto entao quem sou eu pra quebrar essa tradiçao [gallery columns= 4 link= file ids= 171988 171989 171990 171991 171992 171993 171994 171995 ] portanto posso dizer que realizei meu sonho pra quem quiser continuar acompanhando a saga do mavecao ele tem sua propria conta do instagram la voces podem ver fotos atuais e algumas antigas ineditas fiquem a vontade pra me adicionar o nome e @myfordmaverick [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] obrigado a todos que acompanharam e principalmente todos que de alguma forma me apoiaram nessa longa empreitada sejam familia amigos profissionais ou amigos/profissionais seria injusto eu começar a citar alguns aqui e esquecer de outros entao encerro dizendo isso nunca mas nunca mesmo desistam dos seus sonhos um dia voce chega la de alguma maneira voce chega la podem acreditar meu carro esta ai nas ruas pra provar que nenhum projeto e impossivel e todo carro tem salvaçao basta dedicaçao amor tempo e um pouco de dinheiro por leo di salvio project cars #292 uma mensagem do flatout leo e sempre muito legal ver um projeto sendo concluido — especialmente nestes tempos em que a economia do pais esfriou e colocou tantos projetos na geladeira melhor ainda e ver seu maverick rodando por ai sendo usado como um project car merece parabens
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