bob lutz nao e um nome muito conhecido fora do mundo dos negocios e dos petrolheads mais estudiosos se voce ainda nao conhece saiba que este cara e responsavel por muitos dos carros que voce mais gosta algo que lhe rendeu um lugar entre os maiores executivos da historia e nao dizemos que e um dos maiores por ele ter 1 92 m de altura mas sim porque quando maximum bob esta envolvido no projeto os carros serao de tirar o chapeu em uma epoca em que o marketing transforma os automoveis em gadgets ou simplesmente ignora o que eles tem de mais autentico criando versoes meramente esteticas sim estamos falando de voces esportivos de adesivo e aventureiros do asfalto lutz e reconhecido como um executivo de marketing que sabe exatamente o que o consumidor quer e cria as condiçoes para que esses carros sejam produzidos unindo equipes de engenharia e de design em suma ele e um homem de vendas que sabe o que entregar tanto que muita gente o confunde com um engenheiro — e dos bons foto montalbetti e campbell/corbis outline robert anthony lutz nasceu em 12 de fevereiro de 1932 em zurique na suiça filho de americanos ele foi para scardale em nova york quando tinha sete anos em 1939 mas ainda apenas como cidadao suiço como bom filho de sua terra lutz fala fluentemente alemao frances e um pouco de italiano alem do ingles aos 11 anos lutz tambem recebeu a nacionalidade americana longe de ser um aluno modelo lutz deixou a escola e foi trabalhar em um deposito de artigos de couro o que o fez decidir que estudar nao era tao ruim assim no final das contas depois de conversar com o pai fez com ele um trato ganharia os estudos se prometesse se alistar no exercito americano em 1947 lutz voltou a suiça para estudar foi para lausanne e teve aulas com george andre chevallaz um cara que nenhum dos estudantes entendia por que era professor — ele parecia destinado a voos maiores anos depois em 1980 lutz o veria presidente da suiça esse e apenas um dos personagens do livro icons and idiots sem traduçao para o portugues mas que teria um titulo como icones e idiotas uma obra de lutz sobre os grandes lideres que ele encontrou ao longo da vida e os grandes imbecis tambem e como se pode imaginar meio autobiografica e muito legal para aprender mais sobre este mestre em 1953 lutz comprou seu primeiro carro um fusca 1948 se voce ja dirigiu um fusca sobre piso pe de moleque molhado nao ha sobresterço que voce nao consiga controlar bob costuma dizer sobre esse periodo de aprendizagem depois de se formar em lausanne em 1954 lutz cumpriu o trato feito com o pai e se inscreveu no exercito americano aos 22 anos o sr lutz queria que o filho aprendesse a ter disciplina; bob queria se tornar piloto de caça o recrutador disse que por nao ser ainda formado em nenhuma faculdade o jeito mais facil de conseguir seria se alistando no corpo de fuzileiros depois de dois anos de serviço ele poderia se candidatar ao treinamento de pilotos lutz foi um dos poucos da turma a conseguir se tornar piloto ficou em serviço de 1956 a 1965 nesta epoca ele se casou pela primeira vez e teve a primeira de suas quatro filhas a paixao pela aviaçao foi tanta que depois de sair dos fuzileiros e quando ja tinha grana suficiente para a empreitada lutz comprou seu proprio caça na verdade mais de um estao em seus angares um dornier alpha jet e um l 39 albatros que ele pilota quando da na veneta ele tambem tem um helicoptero e uma bela coleçao de carros e motos seu cartao de visita durante um bom tempo dizia que ele era qualquer coisa e piloto de caça e ele ja foi um bocado de coisas analista senior de vendas seu primeiro emprego na industria vice presidente consultor e mais recentemente escritor gm a entrada no ramo dos automoveis a faculdade veio pouco depois do inicio de seu treinamento como piloto e ele se formou em berkeley em 1962 como administrador de empresas depois de formado ele quis trabalhar para a ford mas seu pai vice presidente do credit suisse achou mau negocio telefonou aqui e ali e conseguiu que lutz fosse entrevistado e contratado para o cargo que ja mencionamos lutz ficou na gm por oito anos uma das passagens mais curiosas que ele viveu na gm foi por volta de 1968 a opel braço europeu da gm havia organizado um test drive para engenheiros e gerentes compararem os carros da opel com os equivalentes da ford volkswagen e outras o teste tomou todo o dia e na hora do almoço lutz procurou hans mersheimer diretor tecnico da marca alguem nos eua me disse que o kadett nao e seguro ele capota facil quando se faz o teste j mersheimer negou veementemente impossivel americanos sempre andam com a calibragem errada nosso carro e seguro deixa que eu te mostro disse lutz mas preciso que alguem me explique como e o teste j o tal teste j era basicamente um cavalo de pau a 50 mph ou 80 km/h carro nenhum deveria capotar cinco minutos depois lutz colocou 80 km/h no velocimetro puxou o freio de mao e deu aquela virada no volante o carro adernou e capotou como ele havia dito de terno sem capacete lutz saiu do carro capotado acendeu um charuto e foi fotografado com o pe em cima de seu trofeu esperando que os demais gerentes e engenheiros verem o resultado de sua caçada consta que o kadett nosso chevette foi devidamente corrigido outro desenvolvimento de que lutz participou foi do mitico opel gt amigo dos designers ele conseguiu fazer com que o carro fosse apresentado como conceito nos saloes de frankfurt em 1965 e de paris seus chefes nao gostam muito mas o carro tem uma recepçao calorosa do publico e a opel acabou decidindo construi lo lutz e o segundo da direita para a esquerda o carro deveria ter sido montado pela karmann mas acabou nas maos da brissoneau et lotz nao por algum parentesco entre as familias lotz e lutz mas sim porque a brissoneau tinha um orçamento 40% mais baixo quem peitou os executivos alemaes foi um dos personagens do livro de lutz ralph mason um alcoolista que mostrou a ele um estilo de liderança interessante o da nao interferencia as novas series da bmw em 1972 com a oferta de um salario dez vezes maior do que o que ele recebia na gm lutz foi trabalhar na bmw como diretor de marketing e vendas logo na chegada ele foi o responsavel pela criaçao de um dos modelos mais famosos da marca o turbo carro que inspirou o m1 [youtube id= i8ycfmxlame width= 620 height= 349 ] incrivelmente o modelo nasceu depois da primeira rusga de lutz com seu novo chefe o barao eberhard von kuenheim um camarada ladino que so vendo que poderia ter inspirado os personagens do filme segundas intençoes cordato e educadissimo ele queimava seus subordinados como ninguem um deles foi lutz assim que começou a cuidar da marca von kuenheim o chamou e disse que queria mostrar ao mundo seu novo seda medio que ainda estava em desenvolvimento o modelo que viria a ser o novo serie 5 era conhecido apenas como e12 seu codigo de desenvolvimento lutz pos o pe na porta isso mataria os modelos a venda na epoca o 1800 e o 2000 o barao irritado pediu a lutz uma soluçao que propos a criaçao de um conceito matador von kuenheim entao chamou o chefe de design um tal de paul bracq pediu a ele ideias e o resultado foi o turbo suas portas asa de gaivota renderam uma visitinha do barao e de lutz a joachin zahn ceo da mercedes benz na epoca lutz achou que era uma visita de cortesia mas nao era bem assim zahn ficou puto com o turbo e cobrou satisfaçoes e ai veio a parte bizarra von kuenheim deu razao a zahn pediu desculpas e inclusive prometeu que venderia menos carros com motores de seis cilindros para que a mercedes benz nao sofresse com as vendas crescentes daquela configuraçao lutz sem entender nada perguntou a von kuenheim por que eles haviam dado ouvidos a zahn em primeiro lugar o barao sorrateiro disse que herr flick um dos maiores acionistas da mercedes benz era muito amigo de herbert quandt ninguem menos do que o dono da bmw em suma von kuenheim levou lutz a casa do concorrente para que lutz levasse a culpa pelo carro outro episodio que mostra bem o carater de von kuenheim aconteceu quando a bmw precisava adotar uma nova nomenclatura para seus carros eles eram batizados pelo motor que usavam mas as plataformas estavam começando a usar motores em comum ninguem sabia o que fazer ate que oskar kolk gerente de vendas da bmw na alemanha procurou lutz para conversar a respeito eu pensei em chamar os modelos de entrada de serie 3 os intermediarios de serie 5 e os maiores de serie 7 esse numero seria sempre o primeiro da designaçao deles os dois outros digitos seriam para o motor entao poderiamos ter o 316 o 318 etc o intermediario que ainda nao lançamos mas que vira com o motor 2 0 pode ser o 520 quando lhe dermos o motor de seis cilindros 2 5 ele sera o 525 que nao podera ser confundido com nosso modelo de luxo ja que este sera o 725 o que o senhor me diz perguntou kolk a lutz nosso petrolhead obviamente adorou a ideia e a levou a von kuenheim que a recebeu de maneira vaga dizendo que herbert quandt ja tinha uma ideia de nome o serie 5 seria o bmw 2 0 lutz relutou e quando ele tiver motor de seis cilindros vamos chama lo de 2 0 2 5 von kuenheim levou lutz para falar com o dr quandt na epoca cego e dono de 75% das açoes da empresa quando lutz expos a quandt como a nomenclatura proposta por ele poderia ser complicada o chefao se enrolou e ficou furioso com o suiço americano que ousava desafia lo afinal ele era o dono da bagaça toda von kuenheim dizia vamos aceitar a proposta do dr quandt tenho certeza de que vamos achar uma soluçao para os outros motores mas lutz nao entregou os pontos disse que a unica proposta aceitavel era a de kolk e que se nao acreditasse que isso era o melhor para a empresa ele nao a defenderia convencido quandt teria dito senhores posso ser o dono e chefe do conselho mas nao vou me impor a recomendaçao de voces mesmo que eu nao goste dela tendo dito isso sr lutz e ainda que eu admire sua tenacidade e coragem eu devo dizer que o sr esta abusando de sua sorte ao me confrontar desta maneira abusando da sorte depois de a proposta ter vencido e viver ate hoje lutz percebeu que von kuenheim queria a mesma coisa mas o colocou como boi de piranha na historia para que ele defendesse o que era correto e sofresse os danos politicos de contrariar o dono da bmw enquanto ele saia ileso da historia toda e com a melhor soluçao para a empresa duas outras criaçoes de lutz foram o bmw 3 0 csl o batmovel e o 2002 turbo que von kuenheim usou na epoca para queimar ainda mais seu executivo a alemanha começava a se preocupar com questoes ambientais e os carros foram imediatamente vistos pela imprensa como viloes hoje os modelos sao disputados a tapa por colecionadores a intençao da fritura era tirar lutz da empresa o barao passou a considera lo uma ameaça e tinha ate a receita para tirar o funcionario sem se desgastar deixar ele tocar seus projetos e ressaltar na imprensa o que desse errado de saco cheio e com uma proposta da ford lutz pediu o chapeu depois que um concessionario trambiqueiro que nao teria sua concessao renovada foi esfregar na cara dele o contrato assinado por von kuenheim ford sierra e a volta aos eua em 1975 lutz se tornou ceo da ford da europa por la ele foi um dos responsaveis pelo desenvolvimento do sierra chamado de projeto toni com seu chefe red poling ele aprendeu a ser sovina e conseguiu que o programa de desenvolvimento da segunda geraçao do fiesta que custaria us$ 1 1 bilhao saisse por us$ 407 milhoes foi pela ford que lutz voltou aos eua para se tornar vice presidente e membro do conselho de administraçao da empresa ele ajudou no desenvolvimento do explorer um sucesso absoluto de vendas nos eua e pai da onda de suvs que continua forte ate hoje a ida para a chrysler e os hot rods modernos em 1986 lutz foi convidado por lee iacocca para ir para a chrysler como vice presidente executivo onde ele ajudou a desenvolver o viper e o plymouth prowler o relacionamento com iacocca nao foi facil desde o começo lutz havia saido da ford pouco depois do lançamento do taurus que ele havia defendido ardentemente iacocca tirou sarro do carro dizendo que ele seria um fracasso de vendas e que seus modelos o dodge dinasty e o chrysler fifth avenue haviam se saido muito melhor em clinicas com uma nota media mais alta enquanto o taurus havia ficado com 5 os modelos chrysler tiraram 7 5 o problema e que lutz havia tido acesso as pesquisas e como de costume foi o mais franco que podia ser disse a iacocca que o taurus havia tido varias notas 10 e varios 1 ou 2 o que significava que o modelo polarizava opinioes era do tipo ame ou odeie mas muita gente havia amado os modelos chrysler tiraram 7 5 porque ninguem desgostou deles mas tambem nao eram veiculos desejados iacocca nunca havia sido corrigido e manteve sua aposta o taurus vendeu uma media de 400 000 unidades por ano os chrysler juntos nao chegaram a 200 000 por essas e outras quando chegou o momento de ser sucedido na chrysler iacocca indicou bob eaton para a presidencia decisao de que ele se arrepende publicamente ate hoje eaton entrou em 1993 e ficou por la ate 1998 quando a chrysler foi vendida para a mercedes benz e formou a daimlerchrysler de triste lembrança bob foi convencido a se aposentar aposentadoria mas o cara nao sossega foi convidado e passou alguns anos de 1998 a 2001 como presidente da exide uma fabricante de baterias ate que voltou a gm em 2001 seu contrato duraria tres anos mas ele acabou ficando por la nove anos saindo em 2010 a historia de sua chegada vale um pouco mais de seu tempo de leitura em uma reuniao do harvard business school em 2001 na qual lutz foi o palestrante rick wagoner ceo da gm o apresentou de forma irreverente lutz ligeiro disse que qualquer ceo que tivesse algum tipo de responsabilidade sobre o pontiac aztek tinha telhado de vidro para fazer qualquer critica depois da troca de farpas os dois se sentaram na mesma mesa e wagoner perguntou a lutz o que ele achava da linha da gm na epoca quanto tempo voce tem e por onde quer que eu comece respondeu bob lavando a alma em seguida sobre como a coisa na gm estava ruim a principio wagoner quis leva lo a empresa como consultor mas lutz nao aceitou primeiro porque ele seria visto como alguem de fora segundo porque nada do que ele diria seria respeitado se era para ele ajudar que fosse de uma forma efetiva wagoner o achava velho demais para ser contratado mas acabou reconsiderando e contratando maximum bob mais do que criar produtos legais como o cadillac cts o pontiac gto um omega australiano com duas portas e o pontiac solstice ou visionarios como o chevrolet volt lutz ajudou a mudar a cultura da companhia com a crise de 2008 lutz acabou ficando na empresa mais tempo do que wagoner que foi convencido a sair da empresa para que um novo administrador assumisse o posto depois de sair da gm lutz continuou envolvido com os automoveis pegou o malfadado fisker karma e criou sua versao do eletrico de autonomia estendida colocando sob o capo um motor v8 6 2 do corvette tambem virou socio da via motors que faz picapes eletricas nos eua nao ha sinais de que o velho bob queira se aposentar seu pai trabalhou no credit suisse ate os 90 anos aos 83 lutz parece querer repetir a historia fumando charutos pilotando jatos e criando carros sensacionais foto road & track
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.