em setembro do ano passado a mazda revelou a nova geraçao daquele que talvez seja seu modelo mais querido pelos entusiastas — talvez ate mais que o rx 7 desculpem nos os fas mais ardorosos do esportivo wankel o lançamento veio cheio de promessas o novo roadster seria menor mais leve e o mais fiel possivel a primeira geraçao lançada em 1989 e considerada a melhor de todas por muita muita gente mesmo — incluindo a propria mazda a duvida que ficou claro era se o carro cumpriria as promessas na hora da verdade ontem 30 começaram a sair os primeiros reviews da imprensa especializada internacional e a julgar pelo teor das analises os engenheiros da marca japonesa conseguiram exatamente o que queriam vamos ver o que andam falando dele primeiro vamos assistir ao primeiro video do bichinho em movimento feito pela britanica autoexpress nao espere power slides zerinhos ou burnouts o apresentador prefere sentar se ao volante e dirigir curtindo a estrada mas isto nao significa que nao valha a pena assistir e uma boa maneira de ver na pratica como a mazda falou serio quando disse que queria trazer o miata de volta as raizes [youtube id= pzdixlilxiu width= 620 height= 350 ] da para ver como o carro e pequeno sendo cinco centimetros mais curto do que a geraçao anterior lançada em 2006 e 1 3 cm mais baixo mais impressionante ainda foi a reduçao de peso obtida com maior uso de aluminio e aço de alta resistencia — que foram empregados longe do centro de gravidade do carro para mante lo baixo e o mais proximo possivel do centro do carro — algo que ajuda na hora de mudar de direçao com agilidade o motor recebeu um carter mais compacto e assim pode ser rebaixado em 1 3 cm alem de ter sido recuado em 1 5 cm ficando totalmente atras do eixo e fazendo do novo mx 5 efetivamente um carro de motor central dianteiro o resultado e um capo mais baixo e mais aerodinamico e novamente um carro mais equilibrado sabe o que e ainda mais impressionante estas medidas deixaram o carro mais leve a mazda nao ainda nao revelou todas as especificaçoes tecnicas mas o autoexpress diz que o miata testado pesa exatamente 1 000 kg — cerca de 100 kg a menos que a geraçao anterior e so 50 kg mais pesado que o primeiro miata isto impressiona em todos os aspectos especialmente porque os carros estao cada vez maiores e mais pesados devido aos testes de segurança cada vez mais rigorosos quando a estetica no geral novo miata agradou a maioria — ficou mais ousado e agressivo com farois pequenos e estreitos a caracteristica grade bocao conjunto que confere a dianteira um sorriso malefico e recebeu bonitas lanternas traseiras que de certa forma lembram as do jaguar f type na verdade o carro todo lembra vagamente um f type e nao tem como isto ser ruim a car and driver americana diz que o carro tem proporçoes melhor equilibradas e que o efeito sobre a posiçao de dirigir e direto o espaço ficou melhor distribuido e a cabine mais espaçosa o capo mais baixo proporciona uma visao perfeita do caminho as portas tem soleiras mais altas e o banco fica mais baixo no miata anterior o banco alto e as portas baixas davam a impressao de que o motorista estava sentado em cima do carro e nao dentro dele mas afinal como ele anda novamente a impressao geral foi muito positiva — a mazda nao mudou sua essencia e nem transformou o miata em algo que ele nao e sendo assim o acerto dinamico da suspensao independente nas quatro rodas braços sobrepostos do tipo duplo a na dianteira multilink na traseira brilha contudo ha de se fazer uma observaçao importante que foi reproduzida de forma quase identica em todas as analises que encontramos o novo mx 5 poderia ter amortecedores e molas mais rigidos mas a mazda preferiu um acerto mais macio e complacente — por dois motivos 1 o miata e um carro de dia a dia e por isso precisa ser confortavel; e 2 a rolagem da carroceria ajuda o motorista a ter uma noçao perfeita do que o carro esta fazendo de para onde a dianteira esta apontando e a carga que cada uma das rodas esta suportando a todo momento isto e envolver o motorista algo que sempre foi um dos principios basicos do roadster mais do que isto a dinamica rouba a cena e por isso o fato de o motor de 1 5 litros entregar apenas 129 cv a 7 500 rpm e 15 3 mkgf de torque a 4 800 rpm nao atrapalha pelo contrario os americanos irao receber uma versao maior e mais potente de dois litros 155 cv e 20 5 mkgf mas a ideia geral e que mesmo que o miata americano fosse identico ao modelo testado — uma versao de pre produçao japonesa da qual so existem unidades o bastante para contar nos dedos — os 26 cv nao fariam falta alias este motor e menos potente do que o 2 0 anterior que tinha 167 cv mas tem mais torque 20 5 mkgf contra 19 4 mkgf uma manobra ousada por parte da mazda mas que faz sentido quando lembramos dos 100 km a menos do novo miata o carro americano tambem tera rodas maiores de 17 polegadas o modelo testado vem equipado com rodas de 16 polegadas e possivelmente freios maiores [gallery columns= 4 link= file ids= 37238 37237 37222 37241 ] o tom geral e de um carro que mantem viva a linhagem do miata e da melhor forma possivel com uma grata surpresa nao ha revoluçoes — na verdade se nao fosse o visual mais moderno do que nunca o mx 5 2016 seria um completo aceno ao passado talvez seja o deslumbramento mas ate agora nao encontramos criticas ao roadster em lugar algum e uma pena que a mazda ja nao atue no brasil ha mais de uma decada — se ja estavamos com vontade de pilotar o novo mx 5 miata agora mais ainda
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