A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

McLaren nega sucessor para o F1, novas informações do Corvette de motor central-traseiro, novo Supra pode ter V6 biturbo e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

McLaren nega sucessor do F1 – mas terá modelo de três lugares

mclaren-f1 (2)

Na semana passada falamos sobre um possível sucessor para o F1 que a McLaren supostamente está desenvolvendo, um supercarro com uma pegada mais grã-turismo, porém com lugar para três ocupantes. A informação foi apurada pelo pessoal da Autocar, que costuma acertar quando se trata de fabricantes britânicas, mas parece que desta vez as coisas não serão exatamente como todos esperavam.

O chefe da McLaren, Mike Flewitt, disse durante a divulgação dos resultados financeiros da marca que um legítimo sucessor para o F1 não será produzido pois um carro como ele seria inviável em termos de mercado. Além disso, ele deixou claro que um supercarro V12 de três lugares “não é o produto certo para o momento” e que a McLaren “não irá fazer outro F1”.

Mas vejam bem: o fato de não ser um sucessor para o F1 não significa que a McLaren não esteja planejando um supercarro de três lugares. O diretor da Autocar, Jim Holder, disse à Car and Driver americana que “está totalmente confiante em suas fontes” e que há clientes da marca e potenciais compradores que já estão discutindo sobre o tal esportivo de três lugares.

O esclarecimento da McLaren explica porque o futuro esportivo terá menos potência e desempenho que o P1 e que o próprio F1. Considerando que ele será parte da Ultimate Series, certamente estamos falando sobre o futuro modelo de entrada desta linha da Macca.

 

A primeira imagem do Corvette de motor central-traseiro?

c8-chevrolet-corvette-zora-zr-1-leak

Se ainda restavam dúvidas sobre o desenvolvimento de um Corvette de motor central-traseiro, esta imagem de talvez convença as pessoas de que o supercarro está ganhando vida. Descoberta pela Motor Authority, a imagem vem do site da Katech, uma parceira da General Motors no automobilismo americano, responsável por projetos como o Corvette C6.R GT1 e o Cadillac CTS-V.R que disputam o SCCA World Challenge. Entre seus produtos, estava um Corvette C8 ZR1/Zora “em desenvolvimento”.

Não há nenhuma outra informação, mas a curta descrição dá algumas pistas sobre o que esperar. O modelo é descrito como 2018+, o que nos leva a crer que esta é a data em que a Katech irá oferecer sua versão. A previsão bate com as especulações sobre o lançamento do Corvette de motor central-traseiro (que está sendo chamado de “Zora” nos EUA. Depois, a Katech ainda menciona a sigla LT5, que batizava o V8 5.7 do Corvette ZR-1 C4 dos anos 1990, mas desde então não foi mais utilizada. Isso indica que a General Motors deve estar desenvolvendo um novo motor exclusivamente para o Corvette Zora.

A página já foi removida do site da Katech, e a empresa divulgou uma nota dizendo que o modelo foi inserido no site para gerar buzz, mas que a repercussão acabou sendo maior do que deveria, e que não tem relação com o motor LT5.

 

Novo Toyota Supra poderá usar motor V6 biturbo da Lexus

toyota-ft-1-monterey-2014

 

Na semana passada vimos os primeiros detalhes sobre o futuro Toyota Supra, que está sendo desenvolvido em parceria com a BMW. Na ocasião ainda não havia muitas informações sobre qual o motor a ser adotado pelo esportivo, mas a imprensa europeia falava em um seis-em-linha biturbo como a última geração, porém fornecido pela BMW.

Muitos fãs se decepcionaram ao saber que o samurai teria coração germânico, mas parece que não será bem assim. A revista japonesa Mag-X divulgou recentemente que o Toyota Supra terá um motor V6 biturbo da Lexus. Segundo os informantes da Mag-X o motor já tem até um código próprio, 943F, que designa uma versão com mais de 400 cv e 41 mkgf do atual V6 da marca premium da Toyota. O desenvolvimento deste motor faz sentido para a Lexus, que ainda não tem um V6 downsized para substituir os V8 aspirados da marca, como seus rivais já vêm fazendo nos últimos anos.

 

 

BMW prepara facelift para M4

bmw-m4-facelift-spy-photo

O BMW M4 está entre nós há apenas dois anos, mas a marca já está preparando algum facelift para o cupê. O modelo foi flagrado em testes pelo site Motor1 vestindo uma leve camuflagem na dianteira e rodas do modelo GTS.

bmw-m4-facelift-spy-photo-1

As mudanças serão bem sutis, da mesma forma que no sedã da Série 3, e parecem ser derivadas da versão GTS. Os faróis e lanternas devem ser redesenhados internamente, assim como a cabine, que também receberá mudanças sutis (um novo sistema multimídia?). O restante do carro — motor, suspensão, laterais — continuará exatamente como é hoje. A reestilização se estenderá aos outros dois modelos da Série 4, o conversível e o Gran Coupe, e deve ser apresentada no começo de 2017.

 

Porsche GT2 RS é flagrado em Nürburgring

Já faz quase seis meses desde que vimos o novo Porsche 911 GT2 RS em testes pela primeira vez, tempo suficiente para o modelo evoluir significativamente. Na primeira vez ele ainda parecia um Carrera comum, mas agora ele não faz muita questão de esconder sua asa traseira ou seu ronco visceral.

O GT2 RS terá as mesmas características gerais que se espera de um GT2 RS: baixo peso, acerto de pista, tração traseiro e um flat-6 estupidamente potente. Ainda não se fala em números, mas considerando que o último GT2 RS tinha 620 cv há 10 anos e que o Turbo S atualmente tem 580 cv, é seguro esperar uma potência na casa dos 650 cv.

Também ainda não se sabe se a Porsche irá instalar um câmbio manual no GT2 RS, mas é provável que sim, especialmente se isso ajudar a manter o peso baixo. A Porsche havia dito que o GT3 usaria apenas o PDK, mas acabou mudando de ideia e já está trabalhando no GT3 manual de seis marchas. Por que não aproveitar e usar o câmbio no GT2 RS?

Matérias relacionadas

Hennessey Venom F5: o monstro de 1.622 cv e 482 km/h que veio do Texas para pegar o Bugatti Chiron

Dalmo Hernandes

Os carros mais vendidos de outubro, novo Subaru BRZ ganha teaser e data de lançamento, Honda City 2021 é lançado e mais

Dalmo Hernandes

Picape Fiat Toro vaza na internet, BMW e McLaren planejam novo supercarro, os preços e versões do novo HB20, a estreia do Ford GT nas pistas e mais!

Leonardo Contesini