e bacana ser pego de surpresa nestes tempos de tanta dificuldade para manter segredo quer dizer a gente ja sabia que a mclaren estava trabalhando em um novo hipercarro mas para nos ele iria se chamar p15 seguindo a nomenclatura atual da marca so que o novo mclaren se chama senna mclaren senna para nos brasileiros a escolha tem um significado ainda mais especial e quase chama mais a nossa atençao do que o restante do carro mas so por um momento porque bom da uma olhada nele [gt40 content tag= superesportivo widget= 1 title= no gt40 tambem tem supercarros ] o mclaren senna foi apresentado na noite de ontem 9 durante um evento na sede da fabricante em woking no reino unido e promete ser o mclaren mais rapido veloz e extremo de todos a companhia britanica e bem clara o mclaren senna pode ate ser legalizado para as ruas mas nao foi feito para elas segundo a mclaren esta e a principal diferença de conceito entre o p1 e o senna o primeiro foi concebido para ser o melhor carro possivel nas ruas e nas pistas; o segundo para ser o melhor carro de pista que se pode conduzir nas ruas isto quer dizer que fora o carpete o revestimento do teto e as almofadas dos bancos concha que podem ser de couro ou alcantara nao ha qualquer tipo de forraçao no interior e tudo fibra de carbono nua ha espaço para dois ocupantes mas nao ha qualquer tipo de compartimento de bagagem o espaço atras dos bancos e reservado para dois capacetes e dois macacoes talvez caibam dois pares de sapatilhas de pilotagem ali mas a mclaren nao confirma nada voce nao vai querer ir com ele para qualquer outro lugar que nao seja o circuito e ponto final a mclaren tambem diz que o exterior do mclaren senna e um perfeito exemplo de forma seguindo funçao e bem nao podemos discordar e um carro unico o parentesco com o 720s fica visivel nos farois e na silhueta geral mas todo o restante da carroceria e bem diferente se o hipercarro nao e bonito no sentido tradicional da palavra tambem nao conseguimos dizer que ele e feio se voce e como nos nao tem dificuldade alguma em enxergar a beleza funcional de sua construçao embora as proporçoes sejam meio esquisitas especialmente a proporçao ou a falta dela entre os balanços dianteiro e traseiro o monocoque monocage iii estrutura que o mclaren senna compartilha com o 720s recebe aqui paineis de carroceria que parecem flutuar sobre a estrutura formando entradas e saidas de ar que parecem nao ter fim o mclaren senna e um carro que parece leve e de fato e pesa 1 198 kg em ordem de marcha um golf gti para efeito de comparaçao pesa 1 317 kg e o carro mais leve ja feito pela mclaren depois do f1 que tinha 1 138 kg uma diferença pequena diga se e um grande feito do engenheiros ingleses a mclaren diz que e impossivel seguir qualquer linha do carro de ponta a ponta sem ser interrompido por uma passagem de ar na dianteira elas estao embaixo dos farois com uma boca generosa abaixo do bico do carro que tambem tem duas entradas ha aberturas no capo vaos sob os para lamas uma gigantesca tomada de cada lado na lateral traseira mais uma pequena entrada de ar na soleira das portas e saidas de ar nos pes da asa traseira tambem ha uma tela sob as lanternas traseiras que sao duas finas laminas de led um obsceno difusor na parte inferior da face traseira e um scoop no teto e um visual carregado e agressivo mas isto nao nos impede de enxergar elementos interessantes como a opçao por uma cobertura de vidro em vez de fibra de carbono nas portas; as proprias portas inspiradas pelo mclaren f1; ou o console acima da cabeça do piloto onde ficam o botao de partida e os comandos das travas e vidros e visivel que ha um proposito e que as formas foram esculpidas pela necessidade de encontrar o sweet spot entre reduçao de arrasto e aumento de downforce alem disso o mclaren senna conta com elementos ativos no conjunto aerodinamico que tambem desempenham algumas funçoes extras a asa traseira e dupla e controlada por um sistema hidraulico seu ponto mais alto fica a 1 219 mm do chao quando o carro esta parado e a peça se reposiciona constantemente para melhorar os nuveis de downforce e equilibrio aerodinamico alem de funcionar como air brake em frenagens mais pesadas o scoop no teto por sua vez ajuda a direcionar ar frio para o coletor de admissao mas foi projetado tambem para amplificar o ruido do ar sendo sugado e contribuir para a experiencia de pilotagem ja as saidas de ar nos suportes da asa traseira ajustavel direcionam o ar para longe do deque traseiro e para as laterais do carro criando assim uma zona de baixa pressao que suga o ar quente de dentro do cofre ao mesmo tempo em que nao deixam que este ar interfira na funçao aerodinamica da asa os gigantesco difusor e as saidas de escape tambem ajudam neste processo assim como as finas lanternas traseiras o motor e simplesmente o mais potente ja usado por um mclaren o v8 de 3 8 litros do p1 tinha 737 cv e recebia a ajuda de mais 178 cv do conjunto eletrico no caso do mclaren senna sao 800 cv vindos do v8 biturbo de quatro litros derivado daquele utilizado no 720s que tem 720 cv o torque e de 81 6 kgfm chamado m840tr o v8 do mclaren senna tem virabrequim plano carter seco componentes mais leves no interior turbos retrabalhados e wastegates controladas eletronicamente um detalhe bacana ate mesmo os coxins do motor foram desenhados de forma a projetar o ronco para dentro do habitaculo ate mesmo os amortecedores das portas sao expostos para reduzir peso sua força e moderada por uma caixa de dupla embreagem e sete marchas com modo automatico ou manual o conjunto mecanico possui diferentes ajustes selecionaveis ao toque de um botao comfort sport e track em todos eles a mclaren garante que as respostas do motor e do cambio sao imediatas e violentas curiosamente a mclaren nao deu dados de aceleraçao ou velocidade maxima mas nos parece evidente que ele ira de zero a 100 km/h na casa dos 2 5 segundos ou menos e ira muito alem dos 340 km/h [youtube id= h0mpovhbxy4 width= 620 height= 350 ] [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] talvez a ausencia de dados de desempenho seja proposital porque o foco do carro nao e a aceleraçao bruta e sim o desempenho como um todo para fazer curvas bem feitas o mclaren senna usa o mesmo sistema de suspensao por braços sobrepostos do 720s que traz o mesmo sistema raceactive chassis control ii rcc ii os quatro amortecedores sao interconectados por um conjunto de dutos hidraulicos que atuam no lugar das barras estabilizadoras originais oferecendo ajustes continuos de resistencia a rolagem e carga e exclusivo do mclaren senna o modo race mode que reduz a distancia do solo abaixa o centro de gravidade e aumenta a rigidez da suspensao o carro usa pneus p zero trofeo r com composto feito pela pirelli sob medida para o mclaren senna calçando rodas de cubo rapido que sao as unicas disponiveis para o carro os freios usam discos de carbono ceramica a mclaren diz que a produçao do mclaren senna sera limitada a 500 exemplares o preço nao foi revelado mas estima se que fique acima de us$ 1 milhao de qualquer forma esta informaçao ja nao seria muito util caso a tivessemos todos os carros ja estao reservados
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.