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O GP do Bahrain
Carlos Sainz foi o único piloto que não terminou o GP do Bahrain, mas foi o que garantiu os melhores momentos. Impensável uma Williams em sexto já na primeira curva. Cada posição que seu FW47 perdeu conforme o decaimento natural de um carro pobre em aerodinâmica desgastava seus pneus, Sainz vendeu caríssimo: fez Verstappen suar. Com Hamilton, ainda pior: Lewis passou, foi repassado e teve de reconquistar. Com Tsunoda? Pedaços de carenagem pela pista após um contato na T1 e um Safety Car. Após a relargada, perdeu a freada para a T10 com Antonelli, levou os dois para fora da pista e foi punido em 10s, pouco antes de abandonar. Um hooligan espanhol.
Outro grande destaque foi o oposto: Piastri nem apareceu na transmissão. Sumiu na largada e nunca mais. A relargada o fez perder os 7,5s de vantagem? No final da prova, terminou com 15,5s sobre Russell. Dominância suprema: dois décimos de vantagem na pole e um pace inalcançável com baixo consumo de pneus. Norris ficou abalado psicologicamente neste fim de semana. Queimou a largada buscando o ponto da embreagem. Travou rodas disputando com Leclerc pela 3ª posição na volta 44 e quase botou seu pódio a perder. Lando é rápido, mas Piastri tem um controle mental que Norris precisa equiparar.
Os updates aerodinâmicos da Ferrari deram algum resultado, mas… a equipe não ajuda um traço: largando de médios, Leclerc perdeu duas posições logo de saída. Depois, mesmo vendo o 2º stint desastroso de Verstappen de pneus duros, coloca estes pneus para Charles. P4 foi lucro. Se Charles caiu, Hamilton subiu: terminou em P5 após largar de P9, com direito a ultrapassagem sobre Max (P6) – que teve um fim de semana para esquecer, em contraste ao Japão, com direito a dois pit-stops patéticos.
Russell (P2) teve um pace formidável, mesmo de volante apagado, problemas no brake-by-wire que alterava a carga do pedal a todo momento, transponder bugado e DRS que entrou em ação irregularmente após ele acionar o rádio (!) – o que pode custar a ele uma punição. Outro destaque especial para a Haas: Ocon em oitavo e Bearman em décimo, e nada de sorte. Tiveram ritmo de prova consistente. (Juliano Barata)
Felipe Nasr vence de novo com Porsche, em Long Beach
O brasileiro Felipe Nasr e seu parceiro Nick Tandy, em seu Porsche 963 número 7, parecem realmente imbatíveis este ano, no campeonato americano de IMSA. Venceram as três primeiras etapas da temporada de 2025: as 24 Horas de Daytona, depois as 12 Horas de Sebring no mês passado, e agora venceram a prova “sprint” em Long Beach.
Seus companheiros de equipe Porsche, no carro nº 6, terminaram em segundo, na segunda dobradinha da Porsche Penske na temporada. Nasr foi o piloto que recebeu a bandeirada e, após alguma disputa anterior com seu companheiro de equipe no carro nº 6, conseguiu uma vitória por 3,058 segundos em Long Beach.
Atrás dos Porsches vem a dupla de BMW M Hybrid V8 da Equipe RLL; de novo, como nas provas anteriores, altas expectativas e pole positions terminaram com os carros atrás dos Porsche da Penske. A equipe BMW foi seguida por Earl Bamber e Jack Aitken no Cadillac V-Series da Action Express Racing e, em seguida, por seus companheiros de equipe no nº 25, completando o top 5 geral. O Aston Martin Valkyrie teve sua melhor colocação da temporada, um oitavo lugar, atrás dos Cadillacs da Wayne Taylor Racing em sexto e sétimo. (MAO)
McMurtry Spéirling bate recorde do Top Gear, e anda de ponta-cabeça
Corrida de ponta-cabeça. Os carros correriam em pistas especiais, criadas para tal, com uma rampa para ganharem velocidade e downforce, e depois a corrida se daria todinha de ponta-cabeça; possível com carros que geram mais downforce que seu próprio peso.
Já há muito tempo tento empurrar esta ideia, meio brincando, meio sério (mas sabendo que nunca aconteceria hoje em dia), entre amigos, como alimento para a cuca somente, sem pretensões de realizar-se. Seria a volta de corridas onde mais que dinheiro e fama estivessem em jogo. Claro que hoje em dia ninguém toparia isso; mas que é uma ideia legal, todo mundo pode ver claramente que é.
Pois bem, aí existe o McMurtry Spéirling. Um carro de pista que está a venda, ainda que não se enquadre em nenhuma categoria atual, o pequeno Batmóvel elétrico é, por meio de downforce e muita potência, algo extremamente rápido. Mesmo. Mais rápido que F1 de 2004, pelo menos, agora sabemos.
Isso porque o carro bateu o recorde da pista do Top Gear. Sim, aquela do aeródromo de Dunsfold que tem um imenso histórico de voltas de todo tipo de carro, guiados pelo Stig. Agora, 21 anos depois de um Renault R24 de Fórmula 1 de 2004 marcar um tempo que parecia imbatível, temos um novo recordista.
O Stig melhorou o antigo recorde de volta em 3,1 segundos com o McMurtry Spéirling. O tempo é de 55,9 segundos. Perspectiva: o Aston Martin Valkyrie precisou de 1 minuto e 9,6 segundos para completar a mesma volta no mesmo circuito.
O carro elétrico, nesta versão Pure, tem 1.000 cv e tração traseira; carrega bateria em 20 minutos, e a bateria carregada permite 10 voltas em Silverstone, segundo a empresa. O minúsculo Batmóvel de corrida de 3,7 metros de comprimento pesa 1200 kg somente. Só tem um lugar, para alguém de no máximo 2 metros de altura, e 150 kg. O 0-96 km/h se dá em inacreditáveis 1,55 segundos. Custa £ 895.000, ou seja R$ 6.929.260 hoje, entregue no Reino Unido.
Mas o mais impressionante nem é isso. É que seu incrível downforce não é dependente de velocidade. É criado por ventiladores potentes que simplesmente sugam todo ar embaixo dele. O Spéirling Pure pode gerar duas toneladas de downforce a 0 km/h. Como pesa 1200 kg, pode facilmente ficar de ponta-cabeça, mesmo parado.
Para demonstrar isso, a McMurtry construiu um equipamento em sua sede no Reino Unido para virar um protótipo do Spéirling Pure de cabeça para baixo e dirigi-lo. Sério. Com os ventiladores ligados e gerando máximo downforce, o carro gira até ficar de cabeça para baixo. O cofundador da McMurtry, Thomas Yates, então dirigiu o carro alguns metros para a frente, de cabeça para baixo. Em seguida, o equipamento virou para a direita para que Yates pudesse descer e fazer um burnout da vitória, seus funcionários delirando ao assistir tudo. Sensacional.
De repente, a tal corrida de ponta-cabeça ficou menos perigosa. Não, não o suficiente para termos um campeonato amanhã, mas cara… um sujeito pode sonhar! (MAO)
GR Yaris fica ainda melhor, no Japão
O tempo passa rápido quando estamos nos divertindo. Já fazem cinco anos desde o lançamento do carro de uso diário preferido de Christian Von Koenigsegg, o GR Yaris.
Por isso, é hora de um tapa, aquele “revitalização de meio-de-ciclo de vendas” tão comum na indústria. O carro teve uma reestilização no início de 2024, mas agora, mais melhorias aparecem. Para 2025, ganha um novo kit de carroceria aerodinâmico.
O mais notável item deste kit é a nova asa traseira, que pode ser ajustada em várias posições. Ela promete aumentar a estabilidade em altas velocidades e durante frenagens em pista.
O capô com duto central é inspirado na edição especial limitada GRMN, com melhor refrigeração para o motor 1.6 turbo de três cilindros, mas é feito de alumínio em vez de fibra de carbono. A Toyota adicionou novos dutos atrás das rodas dianteiras para aumentar a estabilidade do carro em curvas de alta velocidade. Há ainda mais dutos nos cantos do para-choque traseiro para obter um coeficiente de arrasto menor.
O pacote aerodinâmico é complementado pelo spoiler dianteiro e por uma nova tampa para o tanque de combustível, adaptada do carro de corrida GR Yaris, que compete na Super Taikyu Series do Japão. A Toyota também ajustou a transmissão automática de oito velocidades pouco mais de um ano após seu lançamento, com o modelo reestilizado. Ela promete trocas de marcha mais rápidas e melhor resposta, especialmente quando o modo Sport é ativado no modo manual.
Há mudanças além deste kit, também. Novos parafusos maiores garantem mais rigidez na montagem da coluna de direção elétrica, permitindo uma recalibração dela, e mais precisão. Um novo apoio para o pé esquerdo existe para a versão automática. E agora, uma alavanca de freio de estacionamento vertical, de rali, é opcional para toda a linha!
Os preços do GR Yaris atualizado começam em 3.560.000 ienes (R$ 145.984) para a versão de entrada com câmbio manual e sobem para 5.330.000 ienes (R$ 218.566) para a versão topo de linha com câmbio automático. Sim, preço de T-Cross, mais ou menos. Estou chorando um pouquinho agora. (MAO)
Os Jeeps de Moab 2025
É páscoa novamente, e no mundo do automóvel isso significa conceitos legais de Jeep mostrados no grande evento Easter Jeep Safari, em Moab, Utah, EUA. Desde 1967, as trilhas ao redor de Moab, Utah recebem a peregrinação de milhares de jipeiros daquele país, e a Jeep tem usado o evento nos últimos anos para apresentar conceitos muito populares.
Este ano , a Jeep preparou sete Jeeps para os fãs conhecerem enquanto estiverem na trilha. E eles são:
Jeep Convoy Concept
Uma homenagem à rica história militar da marca, bem como uma homenagem à linha de picapes “J” do passado. Os “J” eram picapes grandes Jeep (J ao invés do F da Ford), lançada em 1963, e em produção até 1987.
O carro-conceito é baseado na picape atual da marca, o Gladiator, baseado em Wrangler. Tem para-lamas dianteiros, capô, para-choque dianteiro e iluminação personalizados. A grade em si lembra a primeira vez que um layout de sete barras foi instalado na “Série J”.
A pegada militar fica evidente nos pneus gigantes BFG Krawler de 40 polegadas, em rodas Warn de 17 polegadas. As portas, a capota e a capota de lona marrom chocolate sob medida destacam-se perfeitamente na pintura externa fosca personalizada.
Jeep Rewind Concept
O Jeep Rewind Concept foi idealizado pela equipe da Jeep que cresceu nas décadas de 1980 e 1990. As cores, principalmente, remetem à época: exterior roxo parece vindo direto de um Jet-Ski. O pacote gráfico de alto impacto que reveste o exterior e interior nos faz imediatamente querer crescer cabeleira gigante e usar terninhos com ombreiras gigantes em cima de camisetas brancas sem gola.
Jeep Bug Out 4xe Concept
“Bug-Out” é uma expressão popular hoje nos EUA; significa “se mandar”, ir embora deixando tudo para trás, quando necessário. Tipo em pandemias, ataques de alienígenas, apocalipse zumbi, coisas assim. Sim, quando a sociedade colapsa, você precisa de algo para bug-out.
A ideia da Jeep para isso é este carro. A base é um Wrangler 4xe Rubicon de quatro portas, que foi desmontado e remodelado, transformando-se em uma espécie de picape de duas portas, para carregar sua tralha indispensável à sobrevivência. A carroceria é quase inteiramente personalizada, com um teto 10 cm mais alto e uma extensão de 30 cm para maior capacidade de carga. Sob os para-lamas de alta altura livre, encontra-se um conjunto de rodas Forgeline leves de 18 polegadas com pneus BFG KM3 de 37 polegadas. A nova carroceria é feita de fibra de carbono.
Jeep Wrangler 4xe Blueprint Concept
Este conceito é o catálogo de acessórios da Jeep Performance Parts, em um carro. São mais de 35 acessórios que os clientes podem encomendar hoje, como suspensão 5 cm mais alta, para-choques dianteiro e traseiro Rubicon, para-lamas High-Top, um conjunto de protetores de para-choque e até mesmo um kit snorkel. A marca chegou a instalar diferentes conjuntos de rodas e portas da esquerda para a direita, dando à picape um visual um tanto assimétrico. Todos os acessórios têm acabamento em Azul Mopar, tornando-os facilmente identificáveis para potenciais clientes.
Jeep Wrangler 4xe Sunchaser Concept
Este parece ser o conceito deste ano que mais se aproxima de um modelo de produção. O carro tem suspensão elevada em 5 cm, combinada com os pneus BFGoodrich KM3 de 37 polegadas, e tem caixas laterais semelhantes às do Land Rover Defender. Essas caixas são personalizadas ao redor da estrutura traseira, o que significa que você não precisa abrir mão do espaço para passageiros. O tema é o Overlanding, viagens de acampamento com o carro como transporte e moradia, com ajuda de tenda.
Jeep Gladiator High Top Honcho Concept
EEste é um carro inspirado no visual e gráficos dos anos 1970. Mais especificamente no Jeep J-10 Honcho de 1978 a 1983, que tinha um visual muito parecido com este. As rodas brancas em estilo retrô também são um toque de estilo maravilhoso.
A picape conta com uma suspensão a ar ajustável AccuAir personalizada, que permite a instalação de rodas de 40 polegadas BFGoodrich All-Terrain T/A KO3. Elas funcionam com um conjunto de eixos dianteiro e traseiro Dana 60, completos com relação curta 5.38:1, garantindo que a picape passe por quase tudo em Moab.
Jeep J6 Honcho Concept
O J6 Honcho Concept é uma homenagem mais fiel ao J-10 Honcho do final dos anos 70, que sempre foi apenas um carro de duas portas. É baseado num Wrangler Rubicon de quatro portas, que foi cortado e expandido para formar uma picape duas portas.

A caçamba é então 30 cm maior do que a de um Gladiator de produção. Apesar disso, a picape mede 5 m de comprimento, cerca de 43 cm a menos que a picape de fábrica. A distância entre-eixos de apenas 290 cm, equivalente à do Rubicon. (MAO)