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Projetos

Mega Trucks: sujeira, barulho e lama com os 4×4 mais insanos do planeta

Qual é o veículo mais insano que alguém pode construir? A resposta varia dependendo do nível de criatividade de quem pergunta, mas a gente aposta que é difícil fazer algo tão louco como estes caminhões monstros, os Mega Trucks.

Eles parecem ter saído de um daqueles filmes americanos onde os rednecks adoram assistir a corridas de demolição e coisas do gênero. É basicamente isto mesmo: uma arena de terra e lama, cheia de obstáculos, onde milhares de pessoas vão assistir caminhonetes extremamente modificadas saltando três, quatro metros no ar antes de cair em gigantescas poças de lama, jogando sujeira por todos os lados.

Se você algum dia já tentou se aventurar pelo mundo das trilhas, deve saber que uma picape/SUV modificado para enfrentar este tipo de ambiente deve ter suspensão elevada e robusta, com curso extremamente longo e amortecedores macios, para que os pneus estejam em contato com o a lama o tempo todo e transmitindo a força para o chão onde quer que estejam. No caso dos caminhões de uso extremo, contudo, deve-se elevar tudo a níveis extremos: versões tamanho família de componentes como eixo cardã e diferenciais, ainda mais resistentes, e suspensão macia apenas o suficiente para garantir total aderência, sem curso exagerado. Ou não seria possível fazer isto:

Os sistemas mais comuns são os de feixes de molas, pois eles encaram muito bem a sujeira e a lama. Alguns usam kits mais sofisticados de suspensão four link com amortecedores ajustáveis do tipo coilover, mas estes são mais sensíveis ao ambiente. O que não significa que não ocorram acidentes — normalmente, os caminhões perdem as rodas na hora da aterrissagem.

Os motores favoritos são os bons e velhos motores V8 americanos, como o Chevrolet small block 350. Uma receita comum é um kit stroker para elevar o deslocamento para 383 pol³ (6,2 litros), garantindo potência na casa dos 500 cv e torque por volta dos 70 mkgf. Os caminhões maiores usam big blocks de até 700 cv e mais de 100 mkgf de torque. Existem, ainda, os motores extremos, como o deste rat rod de  “arrancada na lama”1.600 cv. Contudo, dependendo da categoria, até mesmo motores de quatro cilindros turbinados são usados, sem falar, é claro, na imensa variedade de motores turbodiesel.

A diversão, porém, está nos grandões. E além de saltar na lama e enfrentar pistas de obstáculos, eles são usados para destruir outros veículos, para deleite do público.

De vez em quando, temos vontade de largar tudo, construir um destes e sair procurando arenas de lama por aí para detonar. Você não?