Em março deste ano, foi coroado um novo rei de tração dianteira em Nürburgring: o Seat León Cupra 280, que levou menos de oito minutos para percorrer Nürburgring Nordschleife e destronou o Renault Mégane RS Trophy com quase 10 segundos de vantagem. Pois o reinado não durou muito: o Mégane reagiu e, adivinhem, tomou de volta o título de carro de tração dianteira mais rápido do ‘Ring!
Vamos refrescar sua mente: com motor 2.0 TSI de 280 cv e diferencial de deslizamento limitado, o León Cupra 280 conseguiu dar uma volta em Nürburgring em menos de oito minutos — exatamente 7:58.4. Foi uma bela volta (você pode ver o vídeo aqui) e quase 10 segundos mais rápida do que o tempo do Mégane RS Trophy 265, que também tinha um 2.0 turbo e havia estabelecido o recorde anterior em 2011, com 8:07.97.
Ninguém achou que a Renault deixaria barato, e todo mundo estava certo: em maio, a Renault começou a apresentar sua arma: o Mégane RS Trophy-R. Limitado a 250 unidades, o Trophy-R é a versão mais extrema do Mégane RS já lançada.
Os 275 cv a 5.500 rpm e 36,7 mkgf de torque entre 3.000 e 5.000 rpm são moderados por um câmbio manual de seis velocidades. A força vai para as rodas dianteiras, calçadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 (desenvolvidos especialmente para o carro), através de um diferencial de deslizamento limitado. A suspensão usa amortecedores ajustáveis da Öhlins. O carro também pode vir com bancos concha de competição e cintos de seis pontos. O interior do carro não traz rádio, sistema multimídia e nem banco traseiro, e a bateria é de íons de lítio — tudo para aliviar peso.
O carro foi desenvolvido com o recorde em Nürburgring em mente — tanto é que a Renault lançou a campanha #Under8 (referindo-se a um tempo abaixo de 8 minutos) para promover o carro. E eles conseguiram — depois do Seat, mas isso não importa: o Mégane voltou a ser o carro de tração dianteira mais rápido de Nürburgring. Seu tempo?
7:54.36 — pouco mais de quatro segundos abaixo do que o Cupra 280. Agora, chega de falação e vamos ao onboard!
O piloto foi o francês Laurent Hurgon, que também estabeleceu o recorde de 2011 e agora o recuperou. “Eu dei o meu melhor, não cometi nenhum erro, então eu diria que foi uma boa volta”, ele comentou. Uma boa volta? Ele entrou para a história!
Agora, quanto tempo deverá durar este recorde? Porque a briga pelo entre os carros tração dianteira está mais divertida do que a dos supercarros — uma verdadeira guerra, na verdade. Honda e Volkswagen parecem já estar preparando suas investidas e a Ford deve ser a próxima com o Focus RS. Essa história está só começando, e promete ser melhor do que nunca.