Passou a semana escolhendo a cor da camiseta? Tentou voltar da praia e ficou cinco dias preso no trânsito? Esticou o feriadão e, por isso, não visitou seu site favorito? Tudo bem, a gente entende. E para não ficar destracionando por aí atrás das notícias, aqui está um resumo de tudo o que rolou de mais importante nesta semana.
Novas multas em 2019
Previstas para o início de 2018, as multas para ciclistas e pedestres regulamentadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em 2017 deverão entrar em vigor a partir de 1º de março deste ano novo.
As penalidades estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro desde que ele entrou em vigência, no início de 1998, mas somente em 2017, com 20 anos de atraso, o Denatran decidiu regulamentar a autuação de pedestres e ciclistas por infrações de trânsito.
Para o pedestre que caminhar no meio da rua ou atravessar fora de faixas de travessia, passarelas ou passagens subterrâneas, a multa será de R$ 44,19 — metade do valor da infração leve para veículos automotores. O fechamento das vias para práticas esportivas, desfiles ou atividades sem autorização que prejudiquem o fluxo de veículos também será multado.
Para os ciclistas a punição é mais pesada: a multa será de R$ 130,16, valor da infração média, e a bicicleta também poderá ser removida. Os ciclistas que trafegarem em vias de trânsito rápido, transportarem peso incompatível, andarem sobre calçadas, no sentido contrário da direção dos carros ou “de forma agressiva” estarão sujeitos às penalidades. A infração será anotada mediante abordagem e identificação do infrator, bastando apresentação de documento de identificação.
ABS/CBS agora é obrigatório em todas as motos vendidas no Brasil
Desde 1º de janeiro de 2019 todas as motos vendidas no Brasil deverão ser obrigatoriamente equipadas com o sistema ABS ou CBS (freios combinados). Nas motos com cilindrada inferior a 300 cm³ o ABS não será obrigatório, mas elas terão que ser equipadas com o CBS, o sistema de freios combinados, que atua sobre as duas rodas em caso de pressão máxima no pedal, como ocorre em casos de frenagem emergencial. A ideia tanto do ABS quanto do CBS, é minimizar os acidentes e frenagens ineficazes pelo uso incorreto dos freios, especialmente pelo hábito equivocado de usar somente o freio traseiro — estimulado até mesmo pela “formação” dos motociclistas.
Suzuki Jimny ganha versão picape
A Suzuki irá apresentar no Tokyo Auto Salon, que começa no próximo dia 11, uma versão picape do seu novo Jimny Sierra. O modelo ainda é um conceito, mas não seria surpresa se a marca o transformasse em uma versão de produção — especialmente porque o Jimny pode ser enquadrado como um kei car no Japão, se for equipado com o motor turbo de 658 cm³, o que faria dele uma opção de picape kei para transportar cargas volumosas, molhadas ou “sujas” no trânsito japonês.
O conceito, contudo, vem com o motor 1.5 aspirado de 108 cv, e teve seu banco traseiro e seu porta-mala convertido em caçamba. A suspensão foi elevada, os pneus de uso misto foram trocados por modelos off-road e um jogo de luzes auxiliares foi instalado no teto da picape. No campo visual, ele ganhou um toque retrô com a imitação de madeira nas laterais e com as calotas cromadas sobre as rodas pintadas de branco.
Honda Brio é registrado no Brasil
Cotado para o mercado brasileiro no início da década, o Honda Brio acabou descartado pela Honda por ter seu preço inicial alto demais e por não se adequar ao perfil do mercado, uma vez que foi desenvolvido para os mercados emergentes da Ásia e tinha um visual pouco convencional.
Mas agora o modelo pode estar prestes a chegar ao Brasil, quase dez anos depois desde que foi especulado por aqui. A Honda registrou o modelo junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, o INPI, no final de 2018. O registro pode ser apenas uma medida para proteger o design do carro por aqui, se analisado isoladamente, mas juntando a outros fatos e colocando em contexto, este registro foi feito após o anúncio da inauguração da nova fábrica da Honda em Itirapina/SP e em um momento em que a Honda precisa expandir sua linha de produtos para conseguir aumentar sua participação.
O modelo mede 3,82 metros de comprimento, 1,68 metro de largura, 1,49 metro de altura e 2,41 metros de entre-eixos, dimensões semelhantes ao do atual Ford Ka, que tem 3,83 metros, 1,64 metro de largura, 1,42 metro de altura e 2,45 metros de entre-eixos.
Os carros mais vendidos no Brasil em 2018
Mais um mês que passou, mais uma contagem mensal de vendas encerrada e, desta vez, mais um ano encerrado com o Chevrolet Onix na dianteira. O compacto da Chevrolet vendeu 19.642 unidades em dezembro, que se somaram às 190.818 unidades vendidas entre janeiro e dezembro para um total de 210.460 unidades que o colocaram na liderança do mercado pelo quarto ano seguido.
A briga acirrada pela vice-liderança entre Ford Ka e Hyundai HB20 acabou vencida pelo coreano, que vendeu 8.995 unidades em dezembro e totalizou 105.518 unidades em 2018, enquanto o Ka venceu 8.534 e ficou nas 102.011unidades ao longo do ano passado.
O quarto lugar de dezembro ficou com o Renault Kwid, que acelerou forte no último mês vindo da sexta posição em novembro. Com 7.653 unidades no último mês do ano, o Kwid fechou 2018 com 67.316 unidades vendidas e ficou com a oitava posição anual. Em quinto veio o Gol, que manteve a dianteira sobre o Polo vendendo 7.272 unidades em dezembro e chegou às 77.624 unidades em 2018, tornando-se o quarto carro mais vendido no ano.
Na sexta posição veio o sedã mais vendido no Brasil, o Prisma, que vendeu 6.742 unidades em dezembro e totalizou 71.586 unidades no ano todo, terminando o ranking anual em 5º lugar. O sétimo carro mais vendido em dezembro foi o Polo, que veio caindo desde a ascensão do Gol e vendeu apenas 6.030 unidades. Com isso, ele totalizou 69.584 unidades e terminou em sexto no ranking anual.
Nas três últimas posições do top 10 de dezembro estão a Fiat Toro, com 5.863 unidades, a Fiat Strada com 5.780 unidades e o Jeep Renegade, que volta aos dez mais, com 5.498 unidades.
O ranking anual de 2018 ficou da seguinte forma:
- Chevrolet Onix – 210.409
- Hyundai HB20 – 105.518
- Ford Ka – 102.011
- Volkswagen Gol – 77.624
- Chevrolet Prisma – 71.586
- Volkswagen Polo – 69.584
- Renault Kwid – 67.316
- Fiat Strada – 67.187
- Fiat Argo – 63.017
- Jeep Compass – 60.297
Preço médio dos combustíveis termina 2018 em alta
O preço da gasolina nas refinarias terminou 2018 em baixa, mas, nas bombas, ele correu na direção contrária e terminou em alta — superando até mesmo a inflação prevista para o ano.
Em janeiro de 2018 o preço médio do litro da gasolina nas bombas custava R$ 4,151, e fechou dezembro cotado a R$ 4,344, uma variação de 4,6%. Nesse mesmo período o preço nas refinarias baixou de R$ 1,9671 para R$ 1,5087 — uma queda de 23,5%. O preço nas refinarias corresponde somente a 28% do preço final dos combustíveis, mas assim mesmo a variação contrária indica que os reajustes não estão sendo repassados pelas distribuidoras e postos.
Novo Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport tem flat-6 aspirado de 425 cv
A virada de ano foi movimentada nos corredores da Porsche. Há duas semanas a marca revelou o 718 T, a versão espartana do Boxster e do Cayman, com foco no público entusiasta. Agora, já no quarto dia do ano, a marca está apresentando o novo 718 Cayman GT4 Clubsport, que, diferentemente dos irmãos, dispensou o flat-4 turbo em favor de um flat-6 aspirado de 425 cv.
Como você deve saber, o novo 718 Cayman GT4 Clubsport é o sucessor do Cayman GT4 Clubsport 981, e manteve o mesmo 3.8 flat-6 aspirado, porém com upgrades para produzir 40 cv a mais.>
O câmbio PDK de seis marchas e o volante bimassa reforçado também foram mantidos, porém com a unidade de controle reprogramada para o novo modelo.
Além do motor otimizado, o 718 Cayman GT4 Clubsport usa a suspensão dianteira do 911 GT3 Cup, um diferencial com bloqueio mecânico e um sistema de freio com discos de 380 mm nas quatro rodas. Para manter o peso contido, a Porsche decidiu produzir as portas e a asa traseira do 718 Cayman GT4 Clubsport usando um compósito de fibras naturais, dentre as quais está o cânhamo. De acordo com a fabricante alemã, o peso e a rigidez são semelhantes aos da fibra de carbono.
Além da “dieta de fibras”, o peso foi controlado com a remoção de todos os equipamentos e acessórios que não servem para torná-lo mais rápido — como o ar-condicionado, revestimento interno e máquinas de vidros. Há somente um santantônio e cintos de seis pontos, além dos bancos de competição. Como resultado, o novo 718 Cayman GT4 ficou somente 20 kg mais pesado que o antecessor de 1.300 kg.
Ele será oferecido em duas versões: uma de entrada batizada “Trackday”, voltada para uso amador em track days e equipada com amortecedores fixos, ar-condicionado, ABS e controle de tração; e a “Competition”, para uso exclusivo em pista e competições, equipada com amortecedores com três ajustes, sistema de levantamento do carro por air-jacks e sistema de balanço de freios, volante de saque rápido e sistema de supressão de incêndio com acionamento automático.
Detran de São Paulo disponibiliza licenciamento antecipado
O Detran de São Paulo anunciou na quinta-feira (3) a possibilidade de realizar o licenciamento antecipado para todos os veículos do estado. Para isso, é preciso quitar o IPVA, seguro obrigatório e eventuais débitos constantes. O valor do licenciamento anual em 2019 é R$ 90,20, e poderá ser feito antecipadamente até março. Depois deste prazo, inicia o calendário regular do licenciamento, organizado de acordo com o final da placa — 1 em abril, 2 em maio, 3 em junho, 4 em julho, 5 e 6 em agosto, 7 em setembro, 8 em outubro, 9 em novembro e 0 em dezembro.
Especiais FlatOut
Nesta semana conhecemos um dos primeiros sleepers da história, que foi pilotado por ninguém menos que Jim Clark, Graham Hill, Jacky Ickx e Piers Courage em diferentes ocasiões: o Lotus Cortina do Grupo 5, que será leiloado em breve (clique na imagem para ler).
Também lançamos a galeria de fotos do X-Treme Classics, que rolou no final do ano passado em São Paulo:
Conhecemos a história de Kathleen Brooks, que viveu 51 anos com seu Fusca 1967 e ganhou uma restauração completa da Volkswagen:
E também relembramos a história de Shuto Kōsoku Trial, a série de filmes que acabou banida no Japão, mas retratou a essência da cultura automobilística dos anos 80 e 90.
Exclusivo para assinantes
Nesta semana, o material exclusivo para os assinantes e crowdfunders começou com dois capítulos da história do finado Dart Games, o primeiro Project Cars do FlatOut e o antigo projeto pessoal do Juliano Barata (clique nas fotos para ver cada uma das partes):
Também listamos os 36 lançamentos mais importantes de 2019, para quem está pensando em trocar de carro ou, simplesmente, quer ficar por dentro do mercado.
Depois explicamos a “técnica” dos três velocímetros de Michael Schumacher no início dos anos 1990, ainda pela Benetton:
Chegamos à terceira parte do guia de versões especiais do BMW M3, agora com a terceira geração do esportivo, a E46.
E também terminamos a semana com as listas de carros que completam 30 anos e podem ser importados, e dos carros nacionais que completam 30 anos e podem receber a placa preta (ou as novas placas com caracteres prateados):
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