carros de homologaçao foram criados com um intuito simples garantir a relaçao entre os carros de corrida e os de rua alem de limitar os malabarismos dos fabricantes endinheirados a tatica nem sempre deu certo ja que toda e qualquer brecha era usada e abusada pelos projetistas mais sagazes certo ou errado esse tipo de regulamento rendeu alguns dos maiores carros dos sonhos estas sao as series de homologaçao mais legais ja criadas lancia delta hf integrale evoluzione em 1991 a lancia começou a construçao do lote final de homologaçao de seu delta como um bom italiano de alto desempenho o nome extenso apresenta todas as suas caracteristicas hf que caracteriza os lancia de alto desempenho integrale para identificar a traçao integral e evoluzione que indica que e uma serie de homologaçao para o grupo a da fia o modelo evoluzione recebeu para lamas mais largos para acomodar os novos eixos novos discos de freio um remapeamento no motor 2 0 turbo que passou a produzir 210 cv e o transformou em um dos grandes hot hatches de todos os tempos infelizmente foi o ultimo grande lancia produzido a marca passou por uma reestruturaçao que a reposicionou como uma marca de carros mais requintados logo acima dos fiat fiat oggi css a versao comfort super sport css do oggi foi a unica serie criada para fins de homologaçao no brasil o campeonato era o brasileiro de marcas e pilotos que a fiat recem conquistara no ano de lançamento do pequeno seda vendo uma oportunidade de divulgar o modelo na categoria a marca construiu 300 unidades para homologar o motor 1 4 1415 cm³ mais precisamente que era elevado para 1490 cm³ nas versoes de pista usando uma configuraçao digna de um italianinho invocado cabeçote com fluxo otimizado carburador maior cilindrada aumentada homocineticas reforçadas cambio de relaçoes encurtadas barra estabilizadora mais grossa e bandejas traseiras maiores que deram ao oggi aquele visual bacanudo da cambagem negativa com as modificaçoes o conjunto ganhou 19 cv folego suficiente para competir com os rivais de 1 6 litro para completar o pacote a fiat dedicou algum tempo ao visual do carro equipando o com novos retrovisores rodas de liga leve exclusivas cintos de segurança vermelhos pintura preta com grafismos em vermelho e um volante esportivo igual ao do lancia stratos uma preparaçao cuidadosa que jamais seria vista novamente no pais mercedes benz clk gtr ao contrario do que mandam as regras de homologaçao o clk gtr so chegou as ruas depois de ser campeao nas pistas isso aconteceu devido a um relaxamento da fia em relaçao a homologaçao que permitiu que a mercedes disputasse o campeonato tendo fabricado apenas uma unidade do modelo e guardando a consigo as demais unidades 25 ou 26 dependendo da fonte foram produzidas e comercializadas depois que o carro ja havia se aposentado das pistas tinha 620 cv 78 kgfm de torque e chegava aos 340 km/h velocidade limitada pela downforce da asa traseira dodge daytona e plymouth superbird o plymouth superbird e o dodge daytona foram o jeito americano de transformar a aerodinamica de tijolo dos muscle cars em algo capaz de cortar o vento derivados da mesma plataforma a chrysler b body eles tornaram se recordistas de velocidade superando as 200 mph 320 km/h e justamente por isso foram banidos das pistas nao seria nada legal encostar em um daqueles aterrorizantes muros dos ovais a essa velocidade quanto mais a bordo de um muscle car grandalhao ferrari 288 gto ao lado do porsche 959 a ferrari 288 gto poderia ter sido o grande nome do grupo b se a categoria nao tivesse sido extinta em 1987 isso porque na metade dos anos 80 essa bonita macchina com motor v8 teve que ser produzida em serie para ser homologada na categoria foram produzidas 272 unidades 72 a mais do que as 200 necessarias numero que a torna ainda mais rara do que a f40 e algumas elas eram nada menos do que os carros de corrida transformados em carros de rua visto que pouco mais de um ano depois o grupo b morreria por causa dos desastres de 1986 o que isso tudo nos deixou uma bela ferrari de 400 cv e o primeiro carro de rua a ultrapassar os 300 km/h alem disso a 288 cedeu o trono para a f40 que foi substituida pela f50 que por sua vez deu lugar a enzo e bom respeitarmos seu legado porsche 911 gt1 straßenversion gt1 pode ser considerada o grupo b do asfalto quando se trata em limites tecnicos e bolidos de homologaçao para as ruas o porsche 911 gt1 strassenversion e um fruto deste tolerante regulamento que nao estabeleceu numero minimo de unidades produzidas e ainda era ajudado por uma lei de emissoes mais branda em 1998 foi baseado na geraçao 993 do 911 mas do modelo original so tinha o nome e os farois o motor era o tipico boxer de seis cilindros mas instalado em posiçao central e equipado com dois turbos que rendia 600 cv nas pistas ou 544 cv nas ruas com sua origem nas pistas seu motor central e seus 330 km/h de velocidade maxima ele carrega em seu dna a carga genetica do lendario 962 cujo espirito gerou o carrera gt ford rs200 o rs200 e feio com aqueles farois redondos perfil esquisito devido ao entre eixos curto e ao estranho conjunto de dutos de admissao e asa traseira mas ca para nos no mundo das corridas ha beleza maior do que a beleza da funçao de todos os bolidos do grupo b o rs200 foi o mais especializado de todos eles a carroceria em kevlar desenhada pelo estudio ghia abrigava um motor central de 2 1 litros e 550 cv declarados na pratica era bem mais potente e um inovador sistema de balanceamento de torque com esses atributos ele chega aos 100 km/h antes de voce terminar de dizer ford erre esse duzentos mitsubishi lancer evo e subaru impreza wrx um gearhead nao precisa ter varios superesportivos na garagem afinal carros foram feitos para ser guiados e usados de verdade e e impossivel levar um supercarro para a pista todos os dias imagine entao um monte deles o que e realmente legal no subaru impreza wrx sti e em seu rival lancer evolution e que eles sao versoes anabolizadas de sedas comuns que um pai de familia compraria para levar os filhos para a escola e a esposa para as compras isso significa que voce pode acelerar de zero ao mcdonalds mais proximo em poucos segundos mesmo na chuva ambos tem traçao 4×4 mais de 300 cv de potencia otima dirigibilidade e ainda espaço e praticidade de um seda qualquer sao perfeitos para a cidade mas se comportam maravilhosamente bem na pista e ate na terra alem disso qualquer mortal com a quantia certa de dinheiro e um minimo de bom senso pode se divertir com eles credito da foto motortrend bmw m1 o unico bmw de motor central tinha seu formato de cunha estilizado por giugiaro e o seis em linha m88 com seis borboletas e injeçao mecanica produzindo 277 cv em uma epoca em que os motores v8 da ferrari paravam na casa dos 250 cv apenas 456 unidades foram construidas a mao pela bmw motorsport para homologar o modelo para o grupo 4 do campeonato mundial de carros esporte com o fim da produçao em 1981 o motor m88 foi atualizado para equipar tres grandes icones da bmw motorsport o m635 csi o m5 e28 e o m5 e34 audi quattro ele foi o audi mais raro e caro ja vendido com apenas 220 unidades com seu motor de aluminio de 300 cv uma carroceria tecnologica feita de fibra de vidro reforçada com kevlar e aluminio a audi adora aluminio e um sistema inovador de transmissao ele mudou a forma que o mundo via os carros de traçao integral nao havia um diferencial pesado e barulhento nem uma dinamica terrivel muito menos um apetite voraz por gasolina depois de mudar o padrao dos carros de rali o audi quattro definiu o padrao dos esportivos de rua do futuro peugeot 205 t16 para homologar seu 205 t6 para disputar o grupo b a peugeot construiu 200 unidades da versao de rua do foguete da terra eles tinham o mesmo visual que o carro de rali com para lamas alargados e a seçao traseira removivel para acessar o motor instalado em posiçao central como no modelo de corrida assim como a traçao integral apesar das semelhanças os modelos de rua tinham tinham pouco menos da metade da potencia do carro de competiçao — cerca de 200 cv lancia stratos stradale o lancia stratos veio ao mundo exclusivamente como um carro de corridas — embora tenha sido inspirado em um carro conceito apresentado no salao de turim de 1971 no começo ele disputava o grupo 5 da fia que nao exigia produçao minima para os concorrentes quando a lancia inscreveu o carro no grupo 4 do wrc a fia exigiu uma produçao minima de 500 unidades para homologaçao como e comum nas versoes de homologaçao o lancia stratos stradale seu nome de civil tinha o mesmo motor da versao de competiçao mas amansado para produzir 190 cv ainda era suficiente para levar o carro aos 100 km/h em menos de cinco segundos em 1974 e acelerar ate os 232 km/h mercedes benz 190e 16 no fim da decada de 1970 a mercedes competiu nos ralis com seus enormes cupes v8 da classe slc quando seu novo modelo de entrada o 190e foi lançado no começo dos anos 1980 a marca decidiu inscreve los no mundial de rali e por isso encomendou a cosworth um motor com 320 cv para uma versao de corridas enquanto o carro era desenvolvido a audi apareceu com o quattro e seu drivetrain com motor turbo e traçao integral fazendo com que o 190e ficasse obsoleto para a competiçao entao a mercedes mudou o foco e foi da terra para o asfalto do campeonato alemao de carros de turismo dtm so que para disputar o campeonato os carros deveriam ser baseados em modelos de rua assim a mercedes amansou o motor 2 3 16v e o instalou em seu seda compacto criando o 190e 2 3 16 de 185 cv e 23 6 mkgf de torque o modelo estreou no salao de frankfurt de 1983 e foi a estrela da corrida inaugural do novo circuito gp de nurburgring em 1984 quando o novato ayrton senna deu um baile na chuva nos maiores nomes da f1 da epoca a entrada do 190e 2 3 16 no dtm levou a bmw a desenvolver uma resposta a sua rival estrelada seu nome bmw m3
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