o primeiro carro meu que eu comecei a mexer de verdade foi o kadett amarelo acabou sendo mais por necessidade do que por realmente querer ja que quando a maioria dos profissionais via um kadett gsi chegar pra fazer algum serviço a lista do nao mexo com esse carro nao tem peça pra esse carro e meu preferido nao tem como estava na ponta da lingua tendo formaçao de tecnico e de engenheiro o tal do nao tem como nunca me desceu redondo tudo tem como oras e como eu tenho duas maos com 5 dedos em cada igual quase todo mundo nao via motivo pra nao conseguir fazer o que precisasse ser feito a formula deu certo hoje o carro nao tem praticamente mais nada pra fazer e ainda foi uma p*ta escola e agora que dona sonia precisava de mim era hora de colocar isso em pratica mais uma vez [gallery columns= 4 link= file ids= 98647 98648 98649 98650 ] antes de mais nada pra encarar uma empreitada do porte do cabeçote 16v de uma mercedes benz da decada de 80 imaginei que precisaria de ferramentas adequadas como ja havia um tempo que eu nao tinha uma caixa de ferramentas decente aproveitei a ocasiao pra me equipar numa inspeçao inicial o carro nao parecia ter nenhum parafuso alienigena de modo que um bom jogo de chaves de boca de catraca e cachimbo e algumas fenda e philips nao desse conta com certa folga faltava so ter certeza dos parafusos que prendiam o cabeçote ao bloco coisa que eu so saberia ao tirar a tampa de valvulas e eu ja sabia que o que encontraria debaixo dela nao seria la uma imagem muito agradavel com a junta queimada algumas leis da quimica foram sumariamente desrespeitadas a agua se misturou com o oleo e o resultado foi essa beleza da foto acima em todo caso finalmente consegui ver os parafusos do cabeçote e descobri que eu nunca tinha visto algo parecido parecia ser um torx mas era algo com muito mais dentes com alguma pesquisa consegui descobrir que se tratava de um parafuso multidentado e lixando uma regua de ensino fundamental ate caber dentro do parafuso ja que nao tinha um paquimetro em casa consegui descobrir seu tamanho com isso pude fechar os kits que pedi pela loja do mecanico que me mostrou uma variedade muito boa de ferramentas e marcas e preços bem interessantes [gallery columns= 2 link= file ids= 98653 98654 ] tendo as ferramentas na mao uma manha de sabado foi suficiente com alguma paciencia e mais alguns palavroes nao demorou muito pro cabeçote estar na minha mao quando fui fazer minha inspeçao tecnica de quem nao e tecnico vi claramente que o problema continuava a ser na camara de combustao do 4º cilindro mas mesmo admirando aquela porcaria por varios minutos eu ainda nao conseguia entender o que poderia estar acontecendo e o que a gente faz quando nao sabe o que fazer logico pede ajuda pra quem sabe alguns dias depois o honda veio ao encontro dela e nao demorou 15 segundos pra que ele sacasse o defeito depois de muito tempo sem utilizar aditivo surgiu uma corrosao na face do bloco em cima da galeria de agua entre o 3º e 4º cilindros a um olho destreinado como o meu o defeito era praticamente imperceptivel mas na pratica provavelmente era ele que teria feito o carro ter ficado encostado sob aquela arvore por todo esse tempo nas fotos abaixo a comparaçao entre uma galeria boa e a defeituosa e o local onde a junta sempre queimava [gallery link= file ids= 98657 98658 98659 ] como pra tudo tem jeito começamos a pensar nas soluçoes a primeira ideia foi plainar a face do bloco plano que foi logo condenado pelo proprio honda que disse que os pistoes quando em pms ja ultrapassavam ligeiramente o limite da face do bloco e que aumentar essa sobra seria bem arriscado um bloco novo poderia ser uma opçao se fosse um motor ap ou um gm familia ii como nao era teriamos que ir pelo caminho mais longo e fazer o reparo no bloco numa oficina perto de casa tiramos o bloco do carro e na oficina de um outro amigo terminamos de desmonta lo valeu leo apos muita pesquisa em varias oficinas daqui e ate mesmo conversando com o honda as recomendaçoes convergiam pra retifica sady em sao paulo entrando em contato com eles falei com o beto e com pouca conversa o serviço foi combinado bem como o prazo e o valor pra executar o mesmo mas estando com o motor em brasilia precisava fazer com que ele chegasse ate la o negocio e que toda transportadora que eu encontrava que prestava esse serviço me pedia nota fiscal mas como cazzo eu teria uma nota fiscal se nao tenho empresa quando ja estava perto de desistir de encontrar alguem que fizesse o transporte sem a tal nota uma colega de trabalho me lembrou que seu noivo costumava mandar produtos via transportadora com uma nota fiscal de conserto procurei um pouco nos sites governamentais locais e finalmente achei a bicha sem custo nenhum preenchi e imprimi a danada enquanto meu pai me ajudava montando um caixote e toquei o bicho pra sp novamente com o bom e velho pokemonza dando aquela força mais alguns dias e eu o recebia de volta aparentemente tudo tinha dado certo agora faltava montar tudo e fazer a prova dos nove levei o motor e suas entranhas a oficina do honda e depois que ele desafogou um pouco o serviço que la estava tiramos um sabado de manha e o motor foi devidamente montado de brinde ainda ganhei uma pintura nova na tampa de valvulas que ja estava com a tinta antiga descascando depois de tanto tomar banho de solupan nos lava jatos da vida [gallery columns= 5 link= file ids= 98663 98664 98665 98666 98667 98668 98669 98670 98671 ] como boa parte das valvulas que estavam no cabeçote nao eram originais a folga delas precisou ser medida e ajustada coisa que ele disse que ia tirar um outro dia pra fazer sozinho com carinho e paciencia em todo caso com praticamente tudo pronto era so questao de tempo ate que tudo fosse montado e o carro finalmente voltasse a funcionar era abril de 2015 e a meta agora era tudo estar pronto ate o fim do ano tres anos e meio depois de resgata la do abandono mas como nao poderia ser diferente o destino novamente me pregou uma peça que atrasou bastante a montagem so que felizmente essa era das boas alias das muito boas e ela sera contada em detalhes no proximo capitulo por sherman vito project cars #61
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