Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Mercedes Classe C ganha facelift e versão híbrida no Brasil
A Mercedes-Benz apresentou nesta semana o facelift da atual geração da Classe C (W205) no Brasil. O modelo ganhou retoques sutis no visual, mas suas principais mudanças estão sob o capô, com motores recalibrados e até um powertrain híbrido leve.
O modelo de entrada da linha é o C180, que se divide em duas versões: Avantgarde e Exclusive. Ambas são equipadas com o mesmo motor 1.6 turbo de 156 cv da primeira fase do W205 e diferenciam-se apenas pelo acabamento e elementos estéticos — além do preço, claro. O Avantgarde sai por R$ 188.000 enquanto o Exclusive custa R$ 1.000, chegando aos R$ 189.000.
Logo acima vem a principal novidade, o C200 EQ Boost, a primeira versão híbrida do Classe C no Brasil, que custa R$ 229.000. O powertrain é do tipo “mild-hybrid”, que pode ser traduzido como “híbrido leve”, pois utiliza apenas um pequeno motor de 48 volts auxiliar batizado BSG, substituindo o motor de partida e alternador, e também atuando como gerador. Durante as acelerações o BSG fornece 14 cv e 16,3 kgfm extras, suplementando a entrega de potência enquanto o turbo do motor 1.5 de 183 cv e 28,5 kgfm não atinge sua pressão de trabalho. O sistema, contudo, não substitui a rede de 12 volts, que continua usada para faróis e demais componentes elétricos comuns do carro. Com o câmbio automático de nove marchas e o motor elétrico fornecendo a potência extra o C200 EQ Boost vai de zero a 100 km/h em 7,7 segundo e chega aos 239 km/h.
No topo da linha comportada (porque ainda há os AMG mais acima) está o C300 Sport, equipado com um 2.0 turbo agora com 258 cv em vez dos 245 cv da primeira fase. A versão custa R$ 260.000 e vem equipada com o kit estético AMG.
Todas as versões são equipadas com faróis de LED, ar-condicionado de duas zonas, volante multifuncional, sistema multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de chave presencial, câmera de ré, airbags frontais e de cortina, Isofix e controles de tração e estabilidade.
A versão C200 EQ Boost ganha teto solar e quadro de instrumentos digital, bem como retrovisores anti-ofuscantes. O C300, além destes equipamentos do C200 ainda ganha suspensão esportiva, assistente de estacionamento autônomo, airbag para os joelhos do motorista, sistema de reforço do ronco do motor pelos alto-falantes e rodas de 18 polegadas.
O modelo fará sua estreia ao público no Salão do Automóvel, no início de novembro, mas as vendas começam somente no ano que vem.
Audi irá apresentar o novo A6 no Salão do Automóvel
Quem também estará no Salão do Automóvel é a nova geração do Audi A6. O modelo será oferecido em duas versões, equipadas com o motor 2.0 de 245 cv ou o V6 de 3.0 de 340 cv, também combinados a um motor elétrico de 48 volts para proporcionar um reforço de potência e ajudar na economia de combustível.
A versão de entrada, 2.0 Prestige Plus, terá rodas de 19 polegadas, teto solar, faróis de LED, cruise control adaptativo, câmera de 360 graus e quadro de instrumentos “Virtual Cockpit”.
O modelo V6 Performance, além do motor mais potente, ganha bancos esportivos, rodas de 20 polegadas, assistência de mudança de faixa, monitoramento de ponto cego e sistema de áudio Bang & Olufsen.
O primeiro trailer do programa de Ken Block
Há exatamente um ano noticiamos aqui mesmo no Zero a 300 que Ken Block, o vendedor de tênis mais gearhead do planeta, teria uma série própria no Amazon Prime. Agora, depois de 12 meses, o piloto finalmente divulgou o primeiro trailer da série, batizada The Gymkhana Files.
De acordo com o teaser, a série irá mostrar como surgiu a ideia para os vídeos Gymkhana e como eles foram feitos, além de levar os carros de Block para andar de lado em diferentes países de todo o mundo — de sua picape Ford dos anos 1970 aos Mustang Hoonicorn e, muito provavelmente, seu RS200.
A série estreia em 14 de novembro no Amazon Prime, que segue engrossando o lado entusiasta de seu catálogo.
Porsche quer manter o câmbio manual – e o volante e pedais – para sempre
Agora que os EUA autorizaram o lançamento de carros sem volantes e pedais — e que os câmbios manuais estão se tornando exceção, e não regra — o CEO da Porsche North America, Klaus Zellmer, veio ao público dar uma declaração reconfortante: seus carros sempre terão câmbio manual, volante e pedais.
Apesar de estar desenvolvendo sistemas autônomos e semi-autônomos, a Porsche adotou um discurso semelhante ao da BMW M a respeito destes recursos. Para eles, o sistema autônomo é um recurso para ser utilizado em situações “desagradáveis” do trânsito, como congestionamentos. Em outras palavras, esses sistemas devem ser a exceção nos carros, e não a regra, e é por isso que eles pretendem manter os comandos em seus carros.
“Isso não significa que a Porsche irá oferecer um carro autônomo, do chamado Nível 5, que pode se conduzir sem a necessidade de intervenção humana. Em vez disso, a Porsche permitirá que o carro assuma o comando quando o motorista não quiser dirigir, mas o motorista sempre terá a opção de pilotar. Nosso plano é sempre ter uma direção, pedais e até mesmo um câmbio manual”, disse Zellmer durante a Rennsport Reunion VI, realizada no mês passado.
Pirelli explica diferenças entre validade e garantia de pneus
Desde outubro de 2016, todos os pneus de carros de passeio fabricados no Brasil devem receber a etiqueta de eficiência energética, parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Inmetro. No entanto, a etiqueta dos pneus leva apenas três fatores em conta: economia de combustível, frenagem no molhado e emissão de ruídos externos.
Uma outra questão que ainda gera muitas dúvidas é a validade dos pneus. Qual é, afinal, a validade de um pneu? Ela é determinada pela garantia do produto? A validade do pneu é indeterminada, motivo pelo qual não consta uma data de validade no produto.
Já a garantia é um prazo dado pelo fabricante, contra falhas de projeto, matéria prima e mão-de-obra, ou seja, contra qualquer defeito de fabricação que venha ser constatado durante o uso, excluindo-se desta garantia as avarias de natureza acidental e aquelas decorrentes de uso inadequado do produto. No entanto, é plenamente possível que um pneu ainda esteja em boas condições de uso mesmo após o término da garantia que, no caso da Pirelli, é de cinco anos a partir da data de compra.
Mas se a validade do pneu é indeterminada, como o consumidor pode saber se o pneu está em boas condições na hora da compra? O primeiro passo é ir a uma loja especializada, que terá profissionais treinados para auxiliar na compra dos pneus. Vale também conferir como os pneus são armazenados. A armazenagem incorreta pode fazer com que o pneu sofra deformações e a borracha perca algumas de suas propriedades.
Além disso, o pneu não deve ter contato com derivados de petróleo e outros produtos químicos que possam agredir e deteriorar a composição química dele. Pneus destinados à veículos superesportivos com índices de velocidade “Y” ou “ZR” precisam de uma atenção ainda maior. Recomenda-se, como precaução, que pneus com 10 anos ou mais da data de fabricação, inclusive o estepe que talvez nunca rodou, sejam substituídos independente da condição. Também é recomendado controlar sempre os pneus e observar se há cortes, rachaduras, bolhas ou qualquer coisa que possa parecer anormal.
Ford GT passa por recall por risco de incêndio
Vejam só, nem mesmo os supercarros especiais escapam de recalls. Apesar de produzir o Ford GT de forma limitada e escolher a dedo seus compradores, a Ford convocou todos os 194 proprietários do carro nos EUA e Canadá para o reparo de um vazamento que pode iniciar um incêndio no carro.
Segundo a marca, pode ocorrer um vazamento no fluido hidráulico de válvulas posicionadas abaixo da bancada direita do motor. Caso isso ocorra, o fluido pode entrar em contato com o coletor de escape aquecido e iniciar um incêndio. Até agora houve registro de incêndio, mas a Ford afirma não ter relação com o problema.
O reparo é relativamente simples, e envolve apenas uma reprogramação para impedir que o sistema atinja uma pressão muito elevada, o que causa o vazamento.
Futuro Jaguar F-Type 2+2 poderá usar motor BMW
A essa altura você deve saber que a Jaguar está planejando um novo esportivo para ser posicionado acima do F-Type — ou até mesmo substituindo o F-Type. Ele será sutilmente maior e terá um banco traseiro para dois ocupantes não muito grandes (2+2) e deve chegar em 2020.
Até agora não se sabe muito sobre ele, mas a revista britânica Car apurou que o futuro modelo usará uma versão atualizada da atual arquitetura de alumínio que será ainda mais leve, e que o carro aponta sua mira para o Porsche 911.
Mas a parte realmente intrigante é que, além dos motores Ingenium de quatro e seis cilindros, o modelo poderá usar um motor V8 de 4,4 litros fornecido pela… BMW?! Ainda de acordo com a Car, o motor terá 567 cv e irá substituir o atual 5.0 supercharger usado pela Jaguar Land Rover, mas não se sabe ainda se ele irá substituir o powertrain atual nos demais modelos do grupo.