depois de alguns meses de suspense e um par de conceitos que acabaram se mostrando bem diferentes do produto final a mercedes finalmente revelou sua inedita picape media a classe x na tarde desta terça feira 18 em um evento na africa do sul o pais foi escolhido pelos alemaes por sua relaçao historica com a marca e tambem por suas intençoes comerciais com a picape foi la que a mercedes lançou a primeira picape de sua historia uma variaçao de sua 180d ponton com uma caçamba no lugar do banco traseiro e do porta malas e e la que a mercedes pretende vender boa parte de sua nova picape alem da africa do sul a classe x tambem sera oferecida na america do sul europa asia e oceania mas nao nos estados unidos das picapes e seus vizinhos o motivo provavelmente nunca sera esclarecido mas nosso palpite e que a mercedes achou prudente nao correr o risco de se dar mal em um mercado estupidamente disputado como o segmento das picapes nos eua alem disso embora seja considerada uma picape media no hemisferio sul nos eua ela seria considerada compacta como sua irma de plataforma a nissan frontier caso voce ainda nao soubesse a mercedes classe x e baseada no chassi da nissan frontier e usa a mesma suspensao dianteira de braços triangulares sobrepostos e traseira tipo five link com molas helicoidais e eixo rigido por esse motivo as proporçoes gerais da picape tambem sao parecidas com a da nissan — especialmente no perfil da cabine cuja porta traseira tem a mesma curva ascendente na linha de cintura na caçamba a mercedes conseguiu ate fazer um bom trabalho de diferenciaçao apesar das limitaçoes de design inerentes a uma peça quadrada e sem muita superficie para trabalhar mas em termos gerais a lateral ficou generica e sem muita personalidade na dianteira a historia e diferente os farois estreitos e a grade imensa do conceito apresentado ha alguns meses foram trocados por uma cara mais familiar que aproximou a classe x dos suvs gle e glc e a deixou mais elegante algo que se espera de um mercedes mas o mesmo ja nao pode ser dito do interior [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 154270 154269 154271 154262 ] sim a mercedes se esforçou para dar algum refinamento ao painel ao quadro de instrumentos e volante nos realmente gostamos das linhas do painel que tem um ar retro com as saidas de ar circulares/elipticas e o sistema de audio minimalista como um carro dos anos 1950 ou 1960 mas logo abaixo na parte inferior do painel e console central parece que a mercedes lembrou que uma picape serve para trabalho e que ela precisa ser facil de limpar e ai fez uma superficie lisa sem nenhum ornamento que poderia muito bem estar em um furgao vito ou sprinter a tampa do porta luvas deixa isso muito claro e ate evidencia talvez a origem humilde da picape esperavamos algo mais refinado como o painel do classe g abaixo que passa uma impressao de solidez e qualidade de construçao sem deixar de ser utilitario a mercedes destacou a versatilidade da picape dizendo que ela pode ser usada em incursoes off road mas tambem como carro familiar na cidade e por isso ira oferecer tres tipos de acabamento do painel seis opçoes de revestimento dos bancos e portas — incluindo duas variaçoes de couro — distribuidas nas tres versoes da picape a versao basica e batizada pure e usa para choques e grade pretos rodas de aço de 17 polegadas farois com lampadas halogenas retrovisores com ajustes eletricos painel de instrumentos com acabamento texturizado bancos com revestimento de tecido preto revestimento plastico no chao da cabine bancos com ajuste manual e ar condicionado [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 154284 154285 154287 154288 ] na intermediaria vem a versao progressive o modelo amarelo das fotos que tem para choques pintados na cor da carroceria e rodas de liga leve de 17 polegadas para brisa termico sensor de chuva bancos de tecido preto revestimento de couro no volante no cambio e na alavanca do freio de mao soleiras de aluminio bussola no retrovisor ar condicionado e santantonio na caçamba [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 154298 154296 154297 154295 ] no topo vem a versao power combinando para choques e grade na cor da carroceria e detalhes cromados no exterior e rodas de 18polegadas alem de farois de led e lanternas parcialmente de led painel com revestimento de couro bancos de couro com microfibra bancos com ajustes eletricos retrovisor interno eletrocromico ar condicionado digital sistema keyless e santantonio na caçamba [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 154301 154300 154299 154302 ] provando que a classe x e apta ao trabalho pesado a caçamba tem capacidade para 1 100 kg como diz a mercedes e equivalente ao peso de 17 barris de 50 litros de cerveja e serio eles escreveram isso na descriçao tecnica a caçamba mede 1 58 m de comprimento 1 56 m de largura na parte superior acima das caixas de roda e 47 5 cm de altura e a capacidade de reboque e de 3 5 toneladas alem da capacidade de carga equivalente a das rivais de seu segmento a classe x tambem tera opçao de traçao 4x4 4matic com reduzida combinada ao cambio automatico de sete marchas e cinco modos de conduçao comfort eco sport manual e offroad que modificam o comportamento do motor das trocas de marchas e a funçao start/stop no modelo de traçao traseira o cambio sera manual de seis marchas e para o proximo ano a mercedes ira lançar uma versao com traçao integral permanente o modelo de entrada e o x220d equipado com um 2 3 turbodiesel com 163 cv e um unico turbo a mercedes nao declarou em seu release mas trata se do motor da nissan frontier que tambem foi usado na x250d que usa dois turbos para produzir190 cv os modelos de quatro cilindros sao equipados de serie com cambio manual e traçao traseira com o automatico de sete marchas com traçao 4x4 as duas caixas sao as mesmas da nissan frontier no topo esta o modelo x350d com o v6 3 0 de 258 cv este sim produzido pela mercedes e que sera combinado unicamente ao cambio 7g tronic da fabricante alema a pretensao de tornar a classe x uma picape familiar fez a mercedes instalar a suite tecnologica basica de seus suvs — frenagem automatica de emergencia assistente de permanencia na faixa de rodagem e sistema de leitura de limites de velocidade integrado ao cruise control seu sistema multimidia tambem oferece um aplicativo que permite ao proprietario localizar a picape e verificar o nivel de combustivel remotamente pelo smartphone e tambem oferece como opcional um sistema de cameras de 360 graus [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 154260 154261 ] a classe x sera oferecida a partir de novembro na alemanha por 37 924 euros r$ 140 000 em conversao direta no inicio de 2018 ela chega a africa do sul e a australia e no inicio de 2019 na argentina e no brasil os preços obviamente nao foram definidos ainda mas considerando que ela sai pelo equivalente a r$ 140 000 na europa nao espere ve la por menos de r$ 250 000 por aqui
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.