FlatOut!
Image default
Zero a 300

Mercedes com manche | Chevrolet S10 100 anos | Novo Fiat Cronos e mais!

Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa seleção das principais notícias do Brasil e de todo o mundo. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!


O Zero a 300 é matéria aberta, oferecida com o patrocínio dos assinantes do FlatOut. Ainda não é assinante? Considere ser: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

 

Conheça a nova Chevrolet S10 100 anos

Neste ano em que comemora 100 anos de Brasil, a General Motors ainda estava devendo algo inevitável quando coisas assim acontecem: uma edição especial comemorativa de algum carro. Agora não mais: deite seus olhinhos cansados na nova Chevrolet S10 100 anos. O carro foi mostrado como conceito durante o evento de centenário da marca, em janeiro, e agora chega às lojas.

Vem com visual diferente da S10 normal, claro. Mas é mais que isso: há mudanças na suspensão também. O para-choque dianteiro é novo, com LEDs integrados, e atrás na caçamba há um santantônio exclusivo. Detalhes em preto contrastam com a pintura branca da carroceria, única opção disponível. Há ainda uma adesivagem exclusiva.

No interior, hé um desenho novo no acabamento, com bancos em couro que tem o centro num material peludinho como a camurça/alcantara, mas que a GM define com o nome americano “suede”. Pena que é preto e não azul, pois aí poderíamos dizer cantando que você pode fazer o que quiser, mas não suje os meus blue suede seats. Tá, foi horrível essa, mas vamos adiante. O painel de instrumentos de 8” é o mesmo, assim como é a tela central multimídia de 11”.

A lista de equipamentos é a da versão ZR1 onde se baseia esta edição especial: faróis full-LED, 6 airbags, partida por botão, travas por aproximação, rodas de 18” escurecidas, ar-condicionado digital, carregador por indução, sistema ADAS com alertas de pontos cegos, sistema de manutenção em faixa e alerta de pressão dos pneus.

O resultado é uma picape bonita e parruda, que imediatamente nos faz imaginar o motivo de termos esquecido completamente que a S10 ainda existe. Ajuda a nova suspensão, altura, e os pneus mais agressivos.

Esta nova suspensão, desenvolvida aqui pela engenharia local da GM, vem com molas e amortecedores sob medida para essa versão, que deixam o veículo 30mm mais alto, ideal para aventuras off-road mais intensas. Os pneus são All Terrain 265/60 18, com banda de rodagem de maior aderência em terra ou cascalho.

O motor não muda: o mesmo 2.8 turbodiesel de 207 cv e 52 mkgf e câmbio de oito velocidades automático. Como toda S10 agora, para atender o Proconve L8, vem com o sistema de injeção de solução de ureia de alta pureza em água desmineralizada no escapamento, o ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo, 32% de ureia). O sistema requer reabastecimento do fluido regularmente, e existe para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) em veículos a diesel.

Apenas 100 picapes serão feitas nesta série especial, cada uma custando R$ 325.690. Estarão disponíveis em breve para encomenda na concessionária Chevrolet mais próxima de você. (MAO)

 

O novo Fiat Cronos 2026

A Fiat lançou no Brasil o Cronos 2026; fabricado na Argentina, vem com uma reestilização discreta, mas mais visíveis que as do Argo lançado recentemente. Mecanicamente, permanece largamente inalterado.

O Cronos recebe um novo para-choque frontal e uma nova grade com “blocos tridimensionais” (há outro tipo de bloco?) distribuídos horizontalmente. Além desta nova frente, novos desenhos nas rodas: novas calotas, rodas de 15 polegadas em dois acabamentos, e uma nova roda de alumínio de 16 polegadas diamantada para a versão topo de linha. Na traseira, um discreto novo para-choque completa o facelift.

Por dentro, acabamento de teto escuro, e o útil espelhamento sem fio para Apple Carplay e Android Auto na central multimídia. Opte pela versão topo de linha Precision, e o carro volta a ter quatro airbags.

Mecanicamente não há novidades: o motor continua o 1,3 litro aspirado Firefly, com até 107 cv e 13,2 mkgf com etanol, e o motor 1.0 Firefly, que rende até 75 cv e 10,9 mkgf de torque. Câmbio de cinco marchas manual no 1.0, e automático CVT no 1.3. O carro pesa a partir de 1139 kg, então ambos os motores atendem bem, ainda que não de forma brilhante. Pena não existir um 1.3 manual; seria nossa escolha.

Três versões são oferecidas: Drive 1.0 MT, a básica, por R$ 103.409; a Drive 1.3 AT por R$ 112.900, que vem com o motor maior, faróis full-LED, rodas escurecidas e um spoiler preto na traseira; e finalmente a topo de linha Precision 1.3 AT, que custa R$ 119.990. Já estão disponíveis na concessionária Fiat mais próxima de você. (MAO)

 

Mercedes-Benz vai ter manche de avião

Vamos ser claros: a ideia de colocar um manche de avião em um automóvel não é nova. Existe, na verdade, desde que existe o manche de avião. Não importa que a ideia é de pouca utilidade prática: avião é tecnologia superior na cabeça da maioria, e um carro com “volante” de avião, puxa! Deve ser algo incrível, não?

Bem, não. Mas não importa. O que vemos hoje é este tipo de coisa finalmente ser viável de verdade, por meio dos sistemas steer-by-wire. Com eles, pode-se fazer o manche girar pouco, menos de uma volta completa, e por meio de sensores de velocidade, força G, inclinação, etc, fazer que a direção responda como esperado. Num volante normal, a gente dá tantas voltas quando necessário e pronto; o manche não deve girar mais que meia volta para cada lado, para ser efetivo. Não reclame: complicar o que deveria ser simples é parte do mundo do automóvel hoje.

Agora parece que a Mercedes-Benz, empresa que há muito pesquisa novas formas de se interagir com o automóvel, entrou de cabeça no manche. Figurativamente, por enquanto.

A notícia é que a Mercedes está trabalhando em um novo sistema de direção eletrônica (steer-by-wire) que chegará aos veículos de produção em 2026, acompanhado de um volante em formato de manche. Sim, como todo sistema assim, presente por exemplo na GM e na Tesla, a tradicional conexão mecânica entre o volante e as rodas não existe. Tudo eletroeletrônico.

Segundo a Mercedes, o novo sistema oferece “características de condução superiores”, o que, segundo a empresa, se traduz em uma resposta mais rápida em estradas abertas e maior agilidade em ambientes urbanos. O sistema também foi projetado para facilitar o estacionamento. É adaptável a diversos tipos e arquiteturas de veículos, proporcionando uma gama mais ampla de configurações para conforto ou esportividade.

Markus Schafer, CTO da Mercedes-Benz, vê o sistema de direção eletrônica como um grande passo em direção ao futuro da mobilidade. Ele afirma: “A tecnologia proporciona uma experiência única para o cliente, que vai muito além da mera direção. Em combinação com a direção condicionalmente automatizada SAE Nível 3, ela proporcionará uma experiência de entretenimento ainda mais imersiva a médio prazo. O volante plano proporcionará uma visão melhor da tela ao transmitir seu programa favorito, por exemplo.”

Bom, já hoje passo mais tempo pesquisando o que ver no streaming que vendo mesmo; não há nada de bom. Imagine adicionando o tempo no carro ao streaming surfing… A maioria vai usar o tempo extra para trabalhar mesmo, e logo, vira normal e esperado trabalhar no caminho. Deus sabe que já se recebe mensagens no banheiro e na janta, e tem gente que até ouve mensagens no carro. Quem é que esta evolução está ajudando mesmo? (MAO)

 

O mais caro Renault da história

A primeira coisa a se saber do novo R5 Turbo, o carro elétrico moderno que evoca o sensacional e psicodélico R5 Turbo de motor central-traseiro do passado, é que, diferente do anterior, ele não tem absolutamente nada a ver com o R5 elétrico normal. Não: é um carro esporte de chassi exclusivo, feito para parecer externamente um R5 turbo do futuro. Bom, parece mesmo, pelo menos.

A descabida psicodelia do Renault R5 Turbo original

Tem também um desempenho que promete ser incrível. O peso do 5 Turbo 3E de 536 cv é apenas 1.450 kg, praticamente o mesmo do 5 elétrico normal. Claro: essa estrutura diferente usa fibra de carbono adoidado, e outros materiais exóticos.

A Renault diz que o torque é de 489 mkgf, o que não dá para acreditar; medido nas rodas, será? São dois motores nas rodas traseiras, e ele acelera de 0 a 100 km/h em cerca de três segundos, com velocidade máxima de 270 km/h. A bateria é de 70 kWh, o que dá autonomia para até 400 km no ciclo WLTP.

Você entendeu né: é um supercarro elétrico de fibra de carbono, e só a aparência é de R5 Turbo. Por isso, o preço é condizente. A Renault divulgou o preço de venda na Inglaterra, e este é, agora, o mais caro carro da Renault em toda a história. Custa a bagatela de £ 135.000 ou pouco mais de um milhão de reais, naquele país. Ouch! (MAO)