Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.
O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!
Mercedes-Benz CLA chega ao Brasil por R$ 220.000
A segunda geração do Mercedes-Benz CLA acaba de ser anunciada no Brasil. O modelo segue os passos da versão hatchback e será oferecido inicialmente na versão CLA250, com o motor 2.0 turbo de 224 cv e 35,6 kgfm, câmbio de embreagem dupla de sete marchas e tração dianteira. Como o Classe A, ele foi posicionado como um modelo premium, acima do Classe A Sedã, e parte de R$ 219.900.
Por esse preço, além do 2.0 turbo o modelo vem com head-up display, rodas de liga leve de 18 polegadas, conjunto óptico de LED, teto solar panorâmico e o pacote Night, que inclui detalhes externos com acabamento preto brilhante.
A paleta de cores tem dez opções: Branco Digital, Preto Cosmos, Prata Iridium, Azul Denim, Prata Mojave e Amarelo Solar (metálicas), Vermelho Júpiter, Preto Noite e Branco Polar (sólidas). (LC)
Vendas do Hyundai HB20 iniciam dia 10 de outubro
Depois de uma sucessão de teasers e do lançamento oficial, a Hyundai enfim divulga a data que as vendas do novo HB20 serão iniciadas: dia 10 de outubro. De início apenas o hatch chegará às lojas, o sedã HB20S terá as vendas iniciadas em novembro e o aventureiro HB20X só chega em dezembro. Essa espera foi proposital, o primeiro HB20 também foi apresentado oficialmente em um dia 17 de setembro, em 2012, também na Ilha de Comandatuba (BA). As vendas foram iniciadas no dia 10 de outubro de 2012.
A Hyundai diz que já foram vendidas 4.000 unidades na pré-venda desde a apresentação do carro, em breve o fabricante coreano vai começar a fazer vendar através do Instagram e cotação através do Whatsapp. O HB20 tem preço inicial de R$ 46.490 e pode chegar a R$ 77.990 na versão topo de linha. (ER)
Peugeot confirma a vinda da plataforma do novo 208 para o Brasil
A PSA continua os preparativos para a chegada dos novos 208 e 2008, o hathcback já foi flagrado em fase avançada de testes e a Peugeot do Uruguai confirmou a chegada do 208 em 2020. A PSA agora confirmou que a fábrica de Porto Real (RJ) receberá R$ 220 milhões em investimentos para receber a plataforma CMP. O fabricante diz que a plataforma chegará no Brasil após a introdução na Argentina, possivelmente o SUV 2008 será fabricado em Porto Real.
A produção de carros baseados na plataforma BVH1 continuará com o C4 Cactus e o 208 atual deverá ser mantido em linha como modelo de entrada. A plataforma CMP é nova e por enquanto recebe apenas a dupla da Peugeot, o DS3 Crossback e a nova geração do Opel Corsa, a chegada dela ao Brasil facilita a vinda de modelos novos. (ER)
Novo SUV da Alfa Romeo revelado em pesquisa de mercado
O segundo SUV da Alfa Romeo, batizado Tonale, acabou “vazando” em imagens feitas durante uma clínica com consumidores na qual era comparado a concorrentes — uma forma comum de pesquisa mercado qualitativa.
O modelo, como você já deve saber se acompanha o Zero a 300 diariamente, será posicionado abaixo do Stelvio, e irá competir com Volvo XC40, BMW X1/X2, Mercedes GLA/GLB e Audi Q2/Q3. Ainda não se sabe qual será o powertrain do modelo, mas considerando que ele é um produto da FCA, é provável que use os motores turbo Multiair de 2 litros e potência entre 200 e 280 cv.
Infelizmente não há imagens do interior, mas a versão conceitual do Tonale mostrava o painel “padrão” dos modelos da próxima década, com um quadro de instrumentos digital e uma tela central auxiliar integrada ao painel. O modelo deverá ser apresentado no final de 2020 e chegará às lojas europeias em 2021. (LC)
Honda registra CBF 190R no Brasil
A Honda registrou junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a CBF 190R, uma moto pequena com visual esportivo e origem chinesa.
A Honda CBF 190R é muito semelhante à CB 190R vendida na Argentina, usando o mesmo motor monocilíndrico de 184,4 cm³ e 16,6 cv, acoplado a um câmbio de cinco marchas. As diferenças ficam por conta das carenagens, ausentes na moto argentina, e do tanque de combustível que é maior na CBF.
Embora tenha sido registrada no INPI, a CBF 190R não tem previsão de chegada ao Brasil. As fabricantes costumam registrar veículos por questão de segurança, para proteger sua propriedade intelectual e facilitar o processo de homologação caso decidam lançar aquele modelo específico. (DH)
BMW M8 Gran Coupé estreia com motor de até 625 cv
A BMW pode até se recusar a fazer um M7, usando seu sedã de luxo como base para uma versão esportiva. Mas há algo que é quase tão bom quanto: o BMW M8 Gran Coupe, versão de quatro portas do M8 normal.
A mecânica é exatamente a mesma, ou seja, um V8 biturbo de 4,4 litros que, normalmente, entrega 600 cv e 76,4 kgfm de torque, acoplado a uma caixa automática de oito marchas. Na versão Competition, são 625 cv, enquanto o torque permanece o mesmo. De acordo com a fabricante, o tempo de zero a 100 km/h é de 3,3 segundos ou 3,2 segundos, respectivamente. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h em ambas as versões, mas pode chegar a 305 km/h caso o comprador opte pelo M Drivers Package.
Visualmente, a dianteira repete o que se vê nas versões cupê e conversível do M8. Obviamente, porém, o carro tem uma linha de teto mais longa e a traseira remodelada, como o Gran Coupe “comum”. Assim como as outras carrocerias, o M8 Gran Coupe possui suspensão adaptativa BMW Motorsport, diferencial traseiro com blocante eletrônico, quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas e acabamento de fibra de carbono no interior.
A BMW disponibiliza também o M8 Gran Coupe First Edition, limitado a 400 unidades, que vem com uma pintura especial verde “Aurora Diamond Green Metallic” e detalhes em dourado “Gold Bronze”, além de revestimento em couro marrom “Taruma Brown”. (DH)
BMW M8 Competition é capaz de ir de zero a 100 km/h em 2,8 segundos
Falando no M8, você deve ter reparado que na nota acima falamos sobre o tempo de zero a 100 km/h – 3,2 segundos para a versão Competition, de acordo com a fabricante. No entanto, há fortes indícios de que o M8 Competition pode ser ainda mais rápido.
De acordo com o site BMW Blog, o piloto de testes da BMW Martin Tomczyk conseguiu levar o cupê de zero a 100 km/h em insanos 2,88 segundos – marca que coloca o M8 Competition junto com supercarros como o McLaren Senna e o Lamborghini Aventador SVJ. O vídeo abaixo foi postado pelo BMW Blog e confirma a veracidade do feito.
Embora não tenha sido registrado usando um GPS, e sim um cronômetro, o tempo não deixa de ser impressionante – e mostra o quanto os automóveis de hoje são rápidos. No caso do M8 Competition, o sistema eletrônico de controle de largada, o pico de torque em baixa rotação (os 76,4 kgfm de torque aparecem às 1.800 rpm) e a tração nas quatro rodas têm papel crucial no desempenho do carro em linha reta. (DH)
Dodge Charger Hellcat Widebody biturbo será atração do SEMA Show 2019
A preparadora americana SpeedKore anunciou que, para o SEMA Show 2019, está preparando um Dodge Charger SRT Hellcat Widebody modificado. Não há muito mais detalhes a respeito, mas a empresa confirma que o carro trocará o supercharger por um sistema biturbo.
Normalmente o V8 Hemi de 6,2 litros entrega 727 cv e 89,8 kgfm de torque, que são suficientes para levar o sedã de zero a 100 km/h em 3,6 segundos, com máxima de 315 km/h. A Speedkore já fez um motor Hellcat biturbo antes, com 1.219 cv nas rodas, e o colocou em um Dodge Challenger. Ou seja: dá para ter uma noção do potencial de seu novo projeto.
Por enquanto tudo o que se tem é a projeção acima, que serve como teaser e mostra novas rodas. A SpeedKore também diz que serão instalados diversos componentes de fibra de carbono. No entanto, só saberemos como o carro será quando ele for mostrado no SEMA. (DH)
Toyota registra Corolla com estilo mais esportivo no Brasil
O Corolla vem para o Brasil com o estilo mais conservador adotado no modelo vendido na Europa e na Ásia, nos EUA o sedã recebe um estilo mais esportivo e agressivo. Esse estilo esportivo do Corolla americano foi registrado no INPI, mais precisamente das versões esportivadas SE e XSE do Corolla americano. Esse registro pdoe indicar a chegada de um Corolla com estilo mais agressivo para suceder o XRS.
O Corolla SE equipado com o mesmo motor 2.0 aspirado do Corolla brasileiro, o cambio pode ser o nosso conhecido CVT ou uma nova transmissão manual de seis marchas da Toyota com punta tacco eletrônico na SE. Para o Brasil é difícil ver a Toyota trazendo cambio manual, os Corolla XRS anteriores usavam cambio automático. (ER)