FlatOut!
Image default
Zero a 300

Meta de multas e novos radares em SP, BMW apresenta M4 GTS, explosão na China destroi mais de 8.000 carros e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

CET-SP agora estabelece meta de multas, segundo marronzinhos

A Rádio Sul América Trânsito, com os repórteres Renata Carvalho e Ronaldo Rodrigues, conseguiu reunir denúncias de vários agentes da CET-SP sobre metas de multas e guinchamentos pela cidade, o que reforça a tese de que as novas medidas de redução de velocidade tanto nas marginais quanto nas vias locais têm um objetivo bem menos nobre que o de salvar vidas.

Também conhecidos como marronzinhos, por conta da cor seus uniformes, os agentes reclamam de ameaças veladas sobre a necessidade de multar mais. Tudo depois de ter mudado a chefia, entre maio e junho deste ano. Quem não multar corre o risco de ser transferido para regiões mais distantes de suas casas ou em horários inconvenientes. Há também a ameaça de demissões de agentes. Nada é formalizado por e-mail ou outros documentos.

Para os agentes, a pressão anda prejudicando a concentração nas autuações, que tendem a ser mais severas para que as metas sejam atingidas. Motoristas que não param completamente nos sinais de pare, por exemplo, agora são multados pelos agentes, que ressaltam que não há pressão para invenção de multas, mas sim para que nada deixe de ser registrado.

Com relação aos guinchos, os agentes relatam que antes a CET-SP trabalhava com duas empresas e 20 veículos, mas que, como eles também ajudavam a Polícia Militar, restavam apenas sete com os quais eles lidavam mais diretamente. Hoje, só a CET-SP teria 30 guinchos exclusivos, cedidos por três empresas com contratos de R$ 36 milhões a R$ 37 milhões cada uma, o que exigiria um mínimo de 120 guinchamentos diários para justificar o investimento. Antes, só eram guinchados veículos que ofereciam risco à segurança ou à fluidez.

CET TESTA PISTOLA DE RADAR PORTÁTIL

Os agentes também reclaman que o foco em educação no trânsito foi abandonado. Havia campanhas de conscientização que, hoje, não acontecem mais — e que podem ser custeadas com os recursos oriundos das multas.

Uma das justificativas da Prefeitura de São Paulo para negar que estivesse estimulando uma indústria de multa foi dizer que, de cada 4.416 infrações cometidas, apenas uma era multada. Aparentemente, a prefeitura quer melhorar a produtividade.

Prova disso é que Fernando Haddad decidiu instalar mais 22 radares fixos nas marginais, contra os 65 que já existiam. Um aumento de 33,8%. Que deve trazer retornos proporcionais em multas. Esperamos que também resulte em vidas salvas.

 

BMW apresenta o conceito M4 GTS em Pebble Beach

BMW-Concept-M4-GTS-1

Aproveitando o Concours d’Elegance de Pebble Beach, a BMW levou ao eventou o 3.0 CSL Hommage R nas cores da divisão M, mas quem realmente vai chamar a atenção por lá é o conceito M4 GTS, carro que promete ser o primeiro de produção especial da M a ser vendido nos EUA.

Com injeção de água, sistema que já é usado no safety car da MotoGP, outro M4, e que dá ao carro mais potência e torque, o M4 GTS conceitual só antecipa o que estará à venda até o final deste ano. Outra tecnologia que ele estreia são lanternas em OLED, que a Audi pretendia mostrar pioneiramente no Salão de Frankfurt.

BMW-Concept-M4-GTS-3

BMW-Concept-M4-GTS-5 BMW-Concept-M4-GTS-4

A tecnologia de injeção de água é extremamente interessante. Ela efetua o spray de uma fina camada de água no coletor de admissão, o que ajuda a resfriar a mistura em até 25ºC por meio da evaporação da água. Com isso, não há mais a necessidade de injetar combustível adicional em cargas altas ou próximo delas. As emissões também sofrem redução e há um ganho de 10% em potência. A água necessária é extraída da condensação do sistema de ar-condicionado.

BMW-Concept-M4-GTS-2

Com capô de fibra de carbono e aletas dianteiras e aerofólio traseiro ajustáveis, o M4 GTS é focado em desempenho em pista, o que não tira dele a liberdade de rodar onde quiser, já que ele seria totalmente legalizado para emplacamento, se já estivesse à venda. Pintado de Frozen Dark Grey metálico, o conceito ainda traz rodas de alumínio forjado 666 M, de aro 19 na dianteira, com pneus 265/35 R19, e aro 20 atrás, calçadas por pneus 285/30 R20.

 

Explosão na China destroi mais de 8.000 veículos zero km

A essa altura, sua timeline do Facebook já deve ter exibido algum vídeo das enormes explosões no porto de Tianjin, na China, que aconteceu na madrugada da última quinta-feira e deixou, ao menos, 50 mortos e mais de 700 feridos.

Mas além das vidas perdidas, as explosões também causaram uma grande perda aos fabricantes de veículos. O porto de Tianjin é a principal via de importação de carros para a China e, como se espera, havia vários carros esperando o transporte no porto. Milhares deles. E todos foram destruídos pela explosão.

Segundo a imprensa chinesa, 2.750 unidades eram da Volkswagen e estavam em um dos depósitos da fabricante próximo ao local das explosões. Além dos Volks, outros 4.000 veículos da Kia e da Hyundai também foram destruídos pelo incêndio, bem como cerca de 1.500 Renault. A fabricante francesa confirmou a perda e estimou o prejuízo em US$ 33 milhões. A Toyota também tinha carros no porto, mas não há estimativa de veículos destruídos. Somando as cinco fabricantes, são mais de 8.000 veículos destruídos pelas explosões.

 

Bugatti faz primeiro teaser do Chiron

Depois que um protótipo do sucessor do Bugatti Veyron, conhecido por ora como Chiron, foi flagrado em um aeroporto de Los Angeles, dias atrás, a marca francesa, controlada pelo grupo VW, resolveu divulgar o primeiro teaser do veículo. Sem mostrar sequer uma imagem dele.

O ultraesportivo será mostrado no Concours d’Elegance de Pebble Beach, o evento de carros antigos mais importante do mundo, mas possivelmente apenas para os ultrarricos que podem pensar em comprá-lo. Pelo menos agora. Quando for oficialmente apresentado ao público, algo previsto para o segundo semestre de 2016, ele deverá manter o motor W16 de 8 litros do Veyron, mas será híbrido, segundo a revista británica Autocar. O motor elétrico e os quatro turbos, dois deles possivelmente elétricos, deverão dar ao novo carro 1.500 cv de potência, com 153 mkgf de torque. Mais leve, o Chiron deve ir de 0 a 100 km/h em 2 s, com velocidade máxima de 463 km/h.

 

Britânicos batem recorde hstórico de trânsito

article-0-025B28900000044D-256_634x422

O Departamento de Trânsito do Reino Unido reportou que o trânsito no país no ano passado, medido de junho de 2014 a junho de 2015, bateu todos os recordes históricos. Os motoristas britânicos percorreram 314,6 bilhões de milhas (506,3 bilhões de km), com uma velocidade média de 23,8 mph (38,3 km/h). Isso permitiria ir a Plutão e voltar 33 vezes.

Segundo o departamento, isso deve ter acontecido por conta da melhoria da economia britânica e da diminuição nos preços dos combustíveis, que teria estimulado mais pessoas a comprar carros ou a utilizar os que já tinham com mais frequência. Será por isso que preferimos ir no sentido contrário no Brasil, com recessão e preços de combustível mais altos?

 

Facelift do Ford Fusion é revelado

2017_ford_fusion_facelift_leak_02_503_0

Você já viu alguns flagras do Fusion reestilizado por aqui — eles estão rodando o Brasil inteiro, aparentemente —, mas até agora só o vimos com camuflagem escondendo as novidades. Só que agora o site tcheco AutoForum conseguiu uma foto do carro sem disfarces.

Bem, você não esperava uma grande mudança, não é mesmo? O modelo está passando somente por uma renovação na metade de seu ciclo, e por isso ganhou somente faróis levemente remodelados, e novos para-choques com tomadas de ar mais incisivas na parte inferior. Ainda não há data de lançamento da reestilização, mas estima-se que ele deve chegar até o final deste ano.