quando voce visita um salao de automoveis internacional e um no brasil o que primeiro salta aos olhos e que os conceitos la de fora sao modelos que se pode ligar e sair dirigindo os daqui sao mock ups estruturas de fibra de vidro sobre rodas ou as vezes nem isso por que isso acontece por custo mas tambem porque nao temos aqui na regiao nenhuma empresa com o porte ou o conhecimento da gaffoglio family metalcrafters mas quem sao os caras o argentino juan carlos gaffoglio nascido em 1935 em buenos aires era um mecanico de mao cheia menino ia a funilaria do tio aprender o oficio e tinha como vizinho ninguem menos do que juan manuel fangio que sempre precisava de peças novas para seus carros eram os anos do pos segunda guerra mundial e quem tinha carro na argentina nao descolava peças no ebay ou nos desmanches como os peritos em manutençao de carros dificeis hoje dizem se virar era preciso fabricar peças de carroceria e foi essa a escola de juan ja adulto ele abriu sua propria oficina em olavarria cidade da provincia de buenos aires onde trabalhou por cerca de 15 anos em 1965 aos 30 anos ele se mudou para a california de onde voltou em 1968 trazia na bagagem ferramentas avançadas do tipo que nao se fabricava em seu pais e abriu a melhor funilaria do pais em buenos aires ganhou uma boa grana ate 1973 quando juan domingo peron iniciou seu terceiro mandato presidencial a situaçao economica degringolou e gaffoglio decidiu voltar para a california com seus tres filhos maiores george ruben e marcelo deixando a oficina para tras nela juan e um primo seu socio ja fabricavam carrocerias em pequena escala nos eua juan virou john e pastou um bocado ate achar seu rumo ele e os dois filhos maiores trabalharam por varios anos em concessionarias e funilarias mas nao paravam muito em lugar nenhum primeiro porque a grana era pouca us$ 18 000 anuais ou us$ 1 500 por mes segundo porque gaffoglio dizia que ele e os filhos trabalhavam de um modo muito diferente do americano e foi essa a sorte do trio em 1979 gaffoglio se encheu de novo desta vez de ser empregado e abriu sua propria oficina em santa ana ela ficou conhecida pela habilidade dele e tambem por transformar a ferrari daytona em modelos spyder tambem faziam consertos primorosos em supercarros foi logo no primeiro ano de funcionamento que o destino sorriu para o empreendimento a chrysler lutava para se manter de pe enquanto negociava com o governo dos eua um emprestimo para continuar funcionando lee iacocca recem chegado da ford decidiu fabricar um prototipo para injetar vida nova na empresa com o sindicato em pe de guerra iacocca pediu a um assistente seu para viajar ate a italia para conseguir construir o veiculo mas o assistente nem chegou a pegar o voo para roma em uma escala em nova york vindo de detroit o tal assistente ligou para um sobrinho na california e ficou sabendo que ali ja tinha um cara capaz de construir um carro inteiro bastava que ele tivesse as ferramentas necessarias para isso o cara era juan john gaffoglio cuja oficina o sobrinho do assistente costumava frequentar em vez de ir pra roma o assistente foi pra california as 23h daquele mesmo dia ele bateu nos portoes da familia gaffoglio para conversar pessoalmente com o patriarca uma semana depois juan viajou a detroit e recebeu a proposta de trabalhar em um galpao alugado secreto para tocar o projeto o imperial ficou pronto em 28 dias juan e george trabalharam dia e noite no conceito e no fim receberam us$ 20 mil pelo trabalho ali começou a gaffoglio family o nome metalcrafters algo como artesaos do metal viria depois a conselho de lee iacocca para o experiente executivo gaffoglio family soava a coisa de mafioso juan humilde acatou o conselho e a metalcrafters constroi todos os prototipos da chrysler desde entao o chrysler me e obra da famiglia dodge viper plymouth prowler e todos os outros carros que ilustram essa reportagem sao obra deles a chrysler agora parte do grupo fca e o principal cliente dos metalcrafters mas eles trabalham tambem para outras empresas como audi mercedes benz bmw gm ford hyundai kia proton mazda isuzu e nissan a empresa ja construiu mais de 500 carros conceito sao cerca de 15 por ano a um custo medio de us$ 2 milhao cada um o mustang comemorativo de lee iacocca alias foi fabricado pelos metalcrafters [youtube id= rjqdz2jirfk width= 620 height= 349 ] segundo o filho mais velho de juan george a empresa nao e de designers mas sim de construtores assim quando surge algum desenho de carro conceito a metalcrafters ajuda a empresa a concretiza lo e quebra a cabeça para achar soluçoes elegantes especialmente para modelos conversiveis e fazem isso apenas com o desenho feito pelos designers muitas vezes apenas um esboço do que deve ser feito foi a eles que a mercedes benz recorreu para materializar o amg vision gran turismo que estrela o jogo gran turismo 6 apresentado no salao de los angeles de 2013 [youtube id= e0uyt2scrwe width= 620 height= 349 ] engraçado e que pelo video parece que a mercedes benz foi quem teve todo o trabalho para transformar o sonho em realidade foi nao… tem dedo dos metalcrafters no conceito foram eles que o botaram para rodar a metalcrafters hoje esta em fountain valley na california e conta com uma estrutura de meter inveja em muito fabricante cerca de 180 funcionarios a maior parte deles treinado pelos proprios gaffoglio operam uma prensa de 1 800 toneladas e us$ 1 6 milhao uma maquina de fresagem computadorizada de us$ 1 5 milhao scanners digitais a laser equipamentos de corte a laser de componentes de vidro aço aluminio e borracha e uma serie de outras maravilhas ha dois turnos de trabalho para atender a todas as encomendas em tres predios de segurança maxima com pouco mais de 14 800 m² mais de 120 cameras vigiam o ambiente por dentro e por fora 24 horas por dia tudo para garantir o sigilo dos projetos e para pegar o povo no flagra como um filho de juan que jurava que nao fumava mais e que o pai filmou pitando nas horas vagas segundo os gaffoglio a construçao de um conceito involve 800 passos cada um com cerca de 10 subprocessos o que da um total de 8 000 etapas para cada automovel a metalcrafter pode tocar dez projetos ao mesmo tempo [youtube id= fhbsgzfhz7e width= 620 height= 349 ] todas as etapas sao listadas em planilhas gigantescas os empregados ao final de cada dia registram o que ja foi realizado a fim de organizar o andamento e estabelecer as prioridades e o metodo que da aos metalcrafters sua maior vantagem competitiva alem da qualidade a velocidade de execuçao todos os carros fabricados pela empresa aguentam o tranco podem ser levados a velocidade maxima testados em circuitos e servem ate para realizaçao de crash tests [youtube id= edbqhiukmbc width= 620 height= 349 ] mas a empresa foi criando novas fontes de renda como nao usa policarbonato mas sim vidro de verdade em seus conceitos a metalcrafters fabrica os vidros hoje ela fornece para projetos arquitetonicos e vidros especiais para avioes tambem virou fornecedora de peças de reposiçao e de acessorios para veiculos como o viper e fabrica carrocerias de cfrp para carros de competiçao uma das empreitadas da empresa foi uma parceria com o designer chip foose para fabricar o hemisfear um cupe de produçao limitada a 50 unidades que foi vendido a us$ 300 mil cada um ela tambem quase ajudou a trazer a marca duesemberg de volta a vida e quase se estabeleceu no brasil outra parceria constante e com a galpin que ja rendeu a criaçao do ford gtr1 uma versao personalizada do ford gt de 2005 mas com 1 038 cv e 102 2 mkgf por meio de seu motor 5 4 v8 biturbo o carro tem produçao limitada a 24 unidades [youtube id= m_5i yeo0te width= 620 height= 349 ] o produto mais recente da parceria foi o rocket um mustang 2015 modificado pelo designer henrik fisker com carroceria de cfrp feita pela metalcrafter agora tambem artesao de fibra de carbono o modelo sera vendido tambem em baixa escala existem tambem os casos curiosos como modelos feito sob medida para os superricos a metalcrafters por exemplo criou um lamborghini gallardo com 12 polegadas 30 cm a mais de entre eixos para que o jogador de basquete shaquille o’neal de 2 16 m coubesse dentro dele ficamos curiosos para imaginar se a adaptaçao permitiu que ele usasse os pedais do carro com seus sapatos numero 51 tambem fez cerca de dez carros com mecanica bentley para o sultao de brunei que o pessoal do autoblog argentina mostrou em um post de 2009 nao ha muito limite para o que os metalcrafters podem construir alem dos carros eles tambem ja construiram onibus como o new era [youtube id= vsuaaqa1a3a width= 620 height= 349 ] ou avioes como o piper jet [youtube id= shcakkdwp00 width= 620 height= 349 ] alem dos carros conceito onibus avioes vidros e peças de reposiçao a metalcrafters tambem faz veiculos para filmes como os mercedes benz ml usados no filme o mundo perdido jurassic park de 1997 o ml foi lançado em fevereiro o filme em maio daquele ano mas as filmagens ocorreram a partir de setembro de 1996 o bmw i8 dirigido por tom cruise em missao impossivel 4 saiu das oficinas da empresa os negocios com o cinema renderam mais um braço de negocios a camera ready cars que cria carros de filmagem para todo tipo de necessidade com a familia bem encaminhada nos eua e os negocios indo de vento em popa juan se encheu de trabalhar aposentado voltou para a argentina e vive hoje em balcarce cidade onde fica o museo fangio uma forma de voltar a velha vizinhança ainda que fangio nao esteja mais aqui fisicamente tentei de tudo que foi jeito falar com george juan ruben ou quem quisesse responder a outras perguntas que eu tinha e que a pesquisa que resultou neste post nao ajudou a sanar nao tive resposta deles um dia eu trombo os gaffoglio por ai possivelmente em algum salao cujas estrelas eles tenham criado e converso com os caras para fazer uma outra reportagem mais completa sobre o trabalho sensacional que eles desenvolvem voltando ao juan e a balcarce por la ele tambem e membro da fundacion juan manuel fangio e doou para o museo fangio um de seus primeiros prototipos a dodge rampage que seria fabricada em serie e vendida com sucesso nos eua rampage e o nome que a nova picape media da fiat o projeto 226 deve receber quando for vendida nos eua sob a marca ram uma demonstraçao de carinho ao velho cliente e de gratidao por uma vida de tirar o chapeu tomara que juan nao se encha dela por muitos anos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.