que carro voce estava dirigindo em 20 de abril de 2012 o mundo mudou tanto nestes 12 anos que parece que se passou muito mais tempo — airbags nao eram obrigatorios no brasil e a kombi ainda era produzida por exemplo a laferrari ainda era um projeto secreto assim como o mclaren p1 e o porsche 918 spyder paul walker estava gravando mais um velozes e furiosos e top gear ainda era apresentado por clarkson hammond e may o flatout nem sonhava em existir e o downsizing ainda estava engatinhando na industria apesar dessa era completamente diferente naquela quinta feira eu estava bem conectado com 2024 eu estava a bordo de um volvo c30 eletrico dirigindo pelas ruas de itajai/sc a volvo organizadora da famosa ocean race uma corrida de veleiros que promove seus motores maritimos penta passou pela cidade costeira do sul do brasil e trouxe um c30 para apresentar a tecnologia do futuro como eu estava por perto na epoca acabei convidado para dirigir o carro foi uma volta rapida assumi a direçao no portao do centro de eventos onde o carro estava desci uma famosa avenida da cidade depois de pouco mais de um quilometro dei meia volta numa rotatoria ou rotula como dizem por la e voltei para o evento o carro tinha placas da suecia e nao seria possivel recarrega lo entao o trajeto foi limitado mesmo aquele primeiro contato serviu para me educar na pratica sobre as caracteristicas de todo carro eletrico torque instantaneo e freio motor pela recuperaçao de energia cinetica ao se aliviar o acelerador interessante mas estranho sem um ronco passados 12 anos os carros eletricos se tornaram praticamente uma imposiçao dos governos de todo o mundo no brasil ha estoques abarrotados de carros eletricos esperando compradores por um acaso acabei me envolvendo com eles mais cedo do que esperava — primeiro acompanhado a rotina de uso depois eu mesmo dirigindo um desses em viagens curtas o carro eletrico nao mudou em 12 anos nao e como um carro a combustao que tinha um 2 0 aspirado de 150 cv em 2012 e agora tem um 1 3 turbo de 170 cv em 2024 ou um v8 aspirado em 2012 e agora um hibrido com v6 em 2024 o carro eletrico de 2012 anda exatamente do mesmo jeito que o eletrico de 2024 — faço questao de mencionar porque acompanhando o debate publico noto que e comum a percepçao de que os eletricos sao um avanço na tecnologia de automoveis nao sao o que esta avançando sao as baterias aquele volvo usava uma bateria de 24kwh que lhe proporcionava uma autonomia de 150 km hoje uma bateria com o mesmo peso e tamanho e capaz de fornecer cerca de 45 kwh o desempenho contudo seria o mesmo https //flatout com br/voce rejeita o carro eletrico pelo que ele e ou pelo que ele representa hoje/ outro conceito equivocado em relaçao ao eletrico e a questao da eficiencia do motor que chega a 85% nos motores eletricos enquanto os atuais powertrains de combustao ficam na casa dos 35% — ou seja 85% da energia e transformada em movimento nos eletricos enquanto nos motores termicos apenas 35% e transformada em movimento a comparaçao contudo e descabida o motor eletrico e uma maquina diferente do motor de combustao interna ainda que ambos transformem um tipo de energia em energia mecanica isso por que o motor de combustao interna produz a energia termica a bordo enquanto o eletrico tem a energia eletrica armazenada por isso e evidente que o motor termico sera menos eficiente ele realiza um processo a mais se um carro eletrico fosse produzir sua energia eletrica a bordo por meio de paineis fotovoltaicos e recuperaçao de energia cinetica ele necessariamente teria de ser menos eficiente devido ao principio da conservaçao de energia e aqui entra a questao central deste relato a recarga do carro eletrico no dia a dia real eu ja falei que o carro eletrico pode ser uma opçao viavel para tipos especificos de motoristas taxistas por exemplo se beneficiariam com eletricos frotistas em geral profissionais que rodam o dia todo esse tipo de uso combinado a geraçao de energia solar residencial/comercial e viavel idealmente com um ponto de recarga particular por que por causa do que eu encontrei nas minhas viagens e pelo que confirmei conversando com os outros motoristas nos pontos de recarga sim voce faz amigos e troca experiencias enquanto espera a recarga o que e legal no fim das contas viajar de carro eletrico significa fazer um plano de voo o carro calcula mais ou menos quanto de bateria restara ao chegar no destino e voce procura um ponto de recarga na regiao em um raio que esteja dentro do alcance da autonomia restante na teoria funciona ha aplicativos mapeando os pontos de recarga quase todo shopping ja instalou carregadores alguns hoteis e supermercados tambem e ha ainda a infra estrutura oferecida pelas distribuidoras de combustiveis de energia eletrica e pelos proprios fabricantes de veiculos eletricos na pratica a situaçao e um pouco mais complicada ha dois tipos de pontos de recarga os de baixa potencia ac e os de alta potencia dc os de baixa sao chamados de pontos de recarga mesmo e tem potencia de ate 21 kwh embora normalmente tenham 7 kwh ou 11 kwh os de alta potencia sao os chamados eletropostos e variam de 22 kwh a 150 kwh embora os de 22 kwh sejam a ampla maioria como voce esta em transito longe de casa sua prioridade sao os eletropostos e como eles sao mais potentes demandam uma infra estrutura mais especifica e por causa desta demanda eles sao mais raros toda cidade tem mas nao tantos quanto ha os de baixa potencia as vezes e preciso fazer um desvio significativo para encontrar um eletroposto e nao e raro encontra los ocupados ou em manutençao nas viagens que fiz com o carro eletrico — todas a ate 170 km de casa totalizando 340 km de ida e volta — em todas as paradas que fiz para recarregar o carro havia ao menos um carregador em manutençao nao achei uma estatistica brasileira mas na europa e eua o numero de carregadores fora de serviço varia entre 15% e 25% havia tambem carregadores de alta potencia operando com baixa potencia por limitaçao da infra estrutura eletrica do local — carregadores fornecidos por fabricantes inclusive instalados em patios de concessionarias o principal problema e que se voce tem uma bateria de 69 kwh como eu tinha um carregador de 7 kwh considerando a perda pelo aquecimento do cabo eletrico e a gestao da bateria pelo software do carro precisaria de mais de 10 horas para ser recarregada de zero a 100% e claro que voce nao para o carro com zero de bateria mas considere que voce tem 16% de bateria uma parada de 40 minutos para almoçar no shopping resultara em menos de 5 kw devolvidos a bateria voce chega com 16% e 40 minutos depois sai com no maximo 22% de bateria o shopping e os carregadores de baixa potencia alias sao outro problema eles tem o conector compativel com carros hibridos plug in isso significa que voce chegara ao shopping com 16% de bateria precisando rodar 80 km para chegar em casa sofrendo com a famosa ansiedade da autonomia range anxiety e todos os carregadores estarao ocupados por carros hibridos que poderiam parar no posto e colocar gasolina para continuar rodando azar de quem comprou eletrico certo cada um com seus problemas e soluçoes [caption id= attachment_369693 align= aligncenter width= 900 ] hibrido em vaga de eletrico a realidade do dia a dia de quem recarrega na rua[/caption] outro problema que encontrei mas este foi pontual e relacionado a fabricante que nao vou mencionar porque nao entrei em contato com ela para questionar o problema foi a liberaçao do carregador gratuito pelo app um erro no sistema do app me impediu de recuperar a senha e sem acessar o app nao consegui liberar o carregamento no meu caso foi um erro no sistema mas poderia ser um celular sem bateria — nao senti muita confiança na dependencia deste app o uso do carro eletrico acendeu meu interesse pelas vagas de carregadores mesmo dirigindo meu velho up eu ainda reparo na ocupaçao destas vagas em algumas cidades elas sao escassas em outras elas sobram hoje ha poucos eletricos rodando mas o que acontecera quando houver muitos isso nao e um problema quando se tem alternativas como temos hoje viajar de eletrico foi possivel por que eu tinha tempo e estava relativamente perto de casa se tivesse que rodar 200 km a mais por trecho iria com um carro convencional mas havera um dia em que o carro convencional sera proibido da mesma forma rodar com o eletrico na cidade e nas cidades vizinhas distantes ate 100 km ou 120 km e tranquilo as velocidades tendem a ser mais baixas e o carro eletrico e economico rodando a 60 km/h ou 80 km/h voce vai e volta com uma recarga sem problemas estaciona na garagem e pluga o seu carregador dc de alta potencia alimentado pelos seus paineis solares e o cenario ideal para o carro eletrico o carregador particular contudo pode ter um outro problema relativo a instalaçao mas isso e papo para uma outra hora quando eu tiver as fotos e os testes que estou planejando fazer fique de olho esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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