divertir se em um track day com um carro simples e pouco ou nada preparado depende apenas do funcionamento da nossa propria cachola no meu caso com um carro simples o tesao foi explorar o meu limite o limite da maquina e aprender tudo o que pudesse com isso e uma questao de se superar e evoluir e voce nao precisa de um canhao pra isso brigar contra o relogio volta apos volta e tao hipnotizante e interativo que o tempo simplesmente voa nessa onda realizei 38 voltas com o palio em apenas 3 horas do evento — que durava das 9h ate as 17h acabei parando por ai para nao forçar demasiadamente o hatch um tanto ambicioso cheguei no aic com o objetivo de virar em 2 00 o traçado e digo ambicioso porque embora seja jornalista do setor automotivo ha alguns anos essa foi a primeira vez que fiquei solto em um autodromo para sentar a lenha num carro pelo numero de voltas e do jeito que eu bem entendesse — sem um instrutor do lado segurando no pqp e gritando freia freia seu maluco nunca fiz curso de pilotagem minha experiencia nao e das mais vastas e nem volante para o playstation eu tenho eu me sentia um virgem entrando num harem na realidade eu era um virgem mesmo vivenciando a minha primeira vez enquanto instalava os r888 no palio o vento gelado que batia no meu rosto estava uns 10º naquele inicio de manha e ventava bastante um frio do c*cete nao impedia com que eu suasse bicas parte porque eu estava fora de forma mas tambem porque o ronco dos carros rasgando a reta do aic fazia minha adrenalina correr solta mais alguns minutos e estarei la pensava repetidamente eu queria me apressar para entrar na pista mas acabei checando como um neurotico cada parafuso das rodas umas 3 vezes — ja imaginou que ejaculaçao precoce perder uma roda dentro da pista por conta de um parafuso solto apos esse penoso processo ainda posicionei todas as gopros no carro acomodei o capacete na jaca esperei o palio atingir a temperatura de trabalho e alinhei para a saida dos boxes chegou a hora na pista no primeiro momento por questao de in segurança pedi a minha namorada que ficasse nos boxes para que eu pudesse sentir o carro a pista e o clima entre os demais participantes retornei cinco voltas depois por conta de uma bandeira vermelha um fiat punto infelizmente teve o seu motor 1 8 ejetado para o espaço — o tipo de coisa a qual estamos sujeitos quando levamos nossas maquinas ao limite nas 33 voltas realizadas depois divididas em tres baterias de 11 voltas cada comecei a buscar o limite do palito e para minha agradavel surpresa logo na segunda volta vi os dois minutos que eu queria atingir ser pulverizados 1 57 07 registrados no lap timer da omp que eu estava utilizando e quase na volta 30 veio o tempo de 1 54 12 minha humilde melhor volta do dia talvez os dois minutos que eu buscasse fossem um numero exageradamente modesto [youtube id= n36ikzxknf0 width= 620 height= 349 ] as modificaçoes leves no sistema de freio ficaram satisfatorias para o meu tipo de conduçao — sabia que estava dirigindo um veiculo basicamente sem preparaçao portanto procurava nao exceder o limite do carro em nenhum momento dei patadas no pedal do freio; sempre iniciava as frenagens de modo progressivo e como eu realizava uma volta de cool down a cada duas voltas quentes — principalmente por medo de elevar demasiadamente a temperatura do oleo do motor e tambem de perder eficiecia de frenagem abruptamente — o sistema manteve bom funcionamento e com boa progressividade no pedal mas nao ha como negar seu o carro tivesse dois simples dutos de refrigeraçao eu poderia usar a abusar muito muito mais dos freios tive uma notavel fadiga no sistema em apenas uma ocasiao no fim da volta mais rapida voce pode ve la no final do video acima apesar dos pneus que aderiam como chiclete no asfalto realizar mudanças de direçao foi um sofrimento em funçao da suspensao original do palio uma entrada de curva mais empolgada e a tipica saida de frente era inevitavel e nao adiantava tentar antecipar a aceleraçao nas saidas de curva tambem a transferencia de peso da suspensao fazia com que a roda do lado interno da curva perdesse traçao com facilidade nao tinha jeito ou eu era delicado entrava nas curvas com velocidade moderada e buscava aceleraçao gradual nas saidas ou queimaria o diferencial pneus e forçaria a suspensao sem ganhar tempo ficou nitido nessa experiencia que moer o carro em um td e inevitavel se voce tem do nem se aventure giro no talo trocas de marchas rapidas zebras e alicatadas fortes em alta velocidade causam estresse absoluto em todos os componentes mecanicos — imagino que so nao seja pior que uma prova de rali mas e possivel diminuir o desgaste por meio da conduçao minhas pastilhas de freio por exemplo instaladas antes da ida para curitiba duraram o track day e mais 2 750 km; tem gente que fica sem o componente antes mesmo do dia de pista acabar o consumo de combustivel tambem e absurdo na mediçao de tanque a tanque que realizei na pista o pequeno 1 6 fez media de 3 5 km/l com etanol nos momentos de calmaria para deixar a adrenalina baixar tivemos otimas oportunidades de conversar e trocar informaçoes com outros maniacos por automoveis era possivel baixar o tempo com o palio no aic certamente sim mas nessas 38 voltas esse foi o meu limite e independentemente de conseguir ser mais rapido ou nao acredito que o mais valioso foi a nossa iniciativa colocar a cara e o carro pra quebrar sair do mundo do gran turismo e ir viver a coisa na pratica foi um dos dias mais felizes das nossas vidas e tenho certeza que pessoas desapegadas de projetos custosos se divertirao tanto quanto nos ou ate mais [youtube id= lfhrntpbtfs width= 620 height= 349 ] o que aprendi no td — a maior parte da segurança dentro da pista estara sempre a cargo do modo de conduçao e comportamento dos pilotos nao da mecanica gaiola de proteçao bancos concha cintos de segurança pneus suspensao e freios sao sempre muito bem vindos mas manter a cabeça fria dar um jeito de moderar a adrenalina nao se desconcentrar e respeitar os limites do carro sempre serao os melhores equipamentos de segurança — mesmo a maior parte da segurança ficando a cargo do motorista nao e possivel fugir do fato de que utilizar componentes de qualidade no carro fazem toda a diferença para evitar sustos na pista ou contornar situaçoes adversas — as quais sempre estamos sujeitos e possivel ir com o carro original para a pista mas recomendo investir em no minimo pneus bons aprimoramento do sistema de freios e suspensao com novo set up — nao apenas molas esportivas — alem de um capacete de qualidade pode investir um pouco mais bancos concha e cinto de segurança de competiçao sao sempre uma boa pedida nao apenas por ajudar a proteger no caso de um acidente mas por melhorar consideravelmente a tocada em funçao do corpo melhor acomodado — seja decidido nas manobras mas nao brusco caso va ceder a ultrapassagem sinalize com antecedencia razoavel qual lado voce vai para dar passagem aos veiculos mais rapidos do circuito nesses momentos tambem e importante nao perder muito tempo olhando no retrovisor para nao acabar se perdendo na entrada de uma curva — no meu caso o melhor modo de ver a aproximaçao de um veiculo mais rapido e olhar para o retrovisor com breves pausas assim ficava mais facil calcular a velocidade de aproximaçao do carro que me ultrapassaria e antecipar para onde eu me movimentaria se fosse o caso o negocio e frenetico — as manobras agressivas e as guinadas bruscas no volante que vemos algumas pessoas realizando em hot lap e pro solo certamente causariam perda de controle e acidentes em um track day no autodromo onde a velocidade e muito mais elevada e preciso manter o equilibrio do carro e a suavidade da conduçao uma tocada limpa sem esparramadas faz toda a diferença tanto para a durabilidade da maquina quanto para o tempo de volta o casal track day muitos calculos e meses de planejamento para ter a primeira experiencia na pista e os sorrisos dispensam descriçao [fotos revista trackday / rafael micheski]
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