Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Mini Hatch 2019 é confirmado para junho
A Mini apresentou nesta manhã a linha 2019 do Mini Hatch, que foi apresentada internacionalmente no início deste ano no Salão de Detroit. O modelo ganhou retoques visuais, um novo câmbio automatizado de embreagem dupla e novos itens de conveniência e conectividade.
Começando pelas mudanças estéticas, elas se limitam às novas lanternas traseiras, cujo arranjo de LEDs forma parte da bandeira do Reino Unido (a famosa Union Jack), e aos faróis dianteiros com máscara negra, além do novo logotipo da Mini, que adotou o design plano, sem efeitos tridimensionais.
O modelo será oferecido em seis versões, Cooper Exclusive, Cooper Top, Cooper 5 portas, Cooper S (3 e 5 portas) e John Cooper Works. Os motores seguem os mesmos: o Cooper Exclusive/Top usa o 1.5 turbo de três cilindros, 136 cv entre 4.400 e 6.000 rpm e 22,4 kgfm entre 1.250 e 4.300 rpm; o Cooper S usa o 2.0 turbo de quatro cilindros, 192 cv entre 5.000 e 6.000 rpm e 28,5 kgfm entre 1.250 e 4.800 rpm, e o John Cooper Works usa a versão mais potente deste 2.0, com 231 cv entre 5.200 e 6.200, e 32,6 kgfm entre 1.250 e 4.800 rpm.
Como disse mais acima, os motores agora usam novas transmissões. No lugar do automático de seis marchas as versões Cooper e Cooper S agora usam a caixa Steptronic de sete marchas com dupla embreagem fornecida pela Getrag. Já o John Cooper Works trocou o câmbio de seis marchas com conversor de torque por um novo de oito marchas da Aisin, o mesmo usado pelo Countryman JCW, pelo BMW X1 e pelo Série 2 Active Tourer. O motivo pelo qual o esportivo não usa a caixa automatizada não foi explicado, mas certamente se deve ao limite de torque suportado pela caixa, que é 320Nm/32,6 kgfm, exatamente o torque máximo do JCW.
A lista de equipamentos inclui uma atualização do sistema multimídia com o assistente Mini Connected, que integra ao smartphone e, por meio da internet móvel, traz informações em tempo real sobre o trânsito, previsão do tempo e preços de combustíveis, além de fornecer conectividade com i-coisas por meio do sistema Apple Carplay.
Os preços partem de R$ 120.000, cobrados pela versão de entrada Cooper Exclusive. Por esse preço o carro vem com sistema multimídia com tela de 6,5 polegadas, luzes de neblina, pneus runflat, cruise control adaptativo, e rodas de 16 polegadas. Os opcionais são o sistema de áudio Harman Kardon, câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro, faixas decorativas, sistema de navegação Mini e teto solar panorâmico.
Logo acima vem a Cooper Top de R$ 130.000, que acrescenta ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de 17 polegadas, faróis de LED (incluindo os de neblina), multimídia de 6,5 polegadas, parafuso de roda antifurto, descansos de braço dianteiros e sensores de chuva e de luminosidade. Os opcionais são os mesmos do Mini Exclusive.
Acima do Cooper Top vem o Cooper 5 Portas, de R$ 136.000, que combina o pacote da Exclusive com alguns itens da Top, como os descansos de braço, o ar-condicionado de duas zonas, as rodas de liga leve de 17 polegadas, os faróis de LED e sensores de chuva e luminosidade. Os opcionais são os mesmos dos modelos três portas.
Depois temos os Cooper S de três e cinco portas, que custam R$ 160.000 e R$ 166.000, respectivamente. Nestas o pacote de equipamentos é o mesmo do Cooper Top com faróis de LED adaptativos, suspensão ajustável eletronicamente com modos de rodagem, retrovisor interno eletrocrômico, sistema multimídia com tela de 8,8 polegadas e HD de 20GB, volante John Cooper Works de couro. Os opcionais são dois modelos de rodas de 17 polegadas, faixas decorativas no capô e sensores de estacionamento dianteiros. A versão de cinco portas tem os mesmos equipamentos e faróis direcionais de LED.
No topo da linha está o John Cooper Works de R$ 180.000, que traz bancos esportivos, faixas decorativas, sistema de áudio Harman Kardon, rodas de 18 polegadas, capas dos retrovisores vermelhas e forro de teto escurecido. Os opcionais são os sensores de estacionamento dianteiros e rodas de 18 polegadas com pintura de dois tons.
Ferrari SP38 é o novo modelo exclusivo de Maranello
A Ferrari apresentou nesta manhã a nova Ferrari SP38, um modelo de exemplar único feito por encomenda para algum de seus clientes ultra-especiais. O modelo é baseado na 488 GTB e traz referências estéticas à lendária F40 e à 308 GTB.
A influência da 308 GTB é evidente na dianteira em forma de cunha, com faróis minimalistas em uma referência à posição dos farois escamoteáveis do clássico italiano. Já a F40 inspirou a porção traseira do carro, com os recortes de ventilação do motor simulando os respiros do vidro traseiro da F40 e a asa integrada surgindo das laterais.
Ali, nos lados do carro, as tomadas de ar da 488 GTB deram vez a superfícies curvas, e a tomada de ar agora se esconde sob a coluna C, logo atrás das janelas. Outra referência às Ferrari do passado é a pintura de dois tons, que tem as saias laterais, splitter e difusor traseiro pintados de preto, como a 308 GTB e a 512 BB. A traseira também foi completamente modificada, com uma porção central flutuante onde estão as quatro lanternas circulares — outra referência ao passado.
Já o motor permaneceu o mesmo da 488 GTB: o V8 3.9 biturbo de 670 cv e 77,4 kgfm. O carro será apresentado ao público no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, realizado às margens do Lago Como, no norte da Itália, neste próximo fim de semana.
A volta do Cometa Flecha Azul
O ônibus mais icônico das estradas brasileiras está de volta: um exemplar restaurado do clássico Flecha Azul da Viação Cometa fará uma série de 70 viagens comemorativas em homenagem aos 70 anos da empresa.
Criado em 1976, o exemplar em questão foi fabricado em 1999 e operou até 2008, quando a frota da Cometa foi substituída por modelos modernos. Este mesmo exemplar já participou da ação comemorativa de 65 anos da empresa em 2013, e agora voltará às estradas até o dia 12 de julho, quando encerrará a série de viagens comemorativas. Serão apenas alguns horários selecionados entre cidades como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.
O ônibus foi restaurado, mas manteve seus bancos reclináveis de couro vermelho e as luzes no corredor, que visavam proporcionar um conforto semelhante ao dos jatos da ponte aérea Rio-SP. Para satisfazer os clientes de hoje, ele também terá internet, porta USB e ar-condicionado. As viagens terão o mesmo preço das viagens na frota moderna, e os horários e valores estão disponíveis no site da Cometa.
Congresso Nacional anuncia cortes em impostos sobre combustíveis
O governo federal decidiu tomar algumas medidas para tentar solucionar a questão dos preços dos combustíveis, que resultaram nas paralisações e protestos dos caminhoneiros em todo o Brasil. Na tarde de ontem o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia e o presidente do Senado Federal Eunício Oliveira, divulgaram um vídeo nas redes sociais, onde anunciaram a redução de impostos para controlar os preços.
Apesar de haver três impostos federais incidentes sobre a gasolina e o diesel — que, juntos, somam 13% do valor do diesel e 16% do valor da gasolina —, somente um deles será reduzido, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, conhecida como Cide. Segundo Maia e Eunício o tributo será zerado sobre os dois combustíveis, mas o impacto será irrisório, uma vez que os impostos federais somados (PIS, Cofins e Cide) correspondem a R$ 0,652 do litro de gasolina e R$ 0,460 do litro de diesel considerando o valor médio deste mês de maio, e a Cide representa R$ 0,05 do litro do diesel e R$ 0,10 do litro da gasolina.
Chevrolet “vaza” novidades e preços da linha 2019 do Prisma/Onix
A Chevrolet deixou escapar as novidades e os preços da linha 2019 do Prisma e do Onix, que foram incluídos no configurador do site oficial da marca nesta manhã e logo depois retirados do ar.
Os dois modelos agora passam a ser equipados com encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes, bem como sistema Isofix de afixação de assentos infantis. Os controles do sistema de áudio no volante, antes restrito às versões mais caras, agora será item de série em todas as versões, exceto a Joy, de entrada, e o quadro de instrumentos passa a ter iluminação branca em vez de âmbar.
As versões LTZ e Activ também terão bancos integralmente de couro, em vez de revestimento parcial do material, enquanto a versão Activ também terá a opção de painel preto em vez de apenas laranja como na versão de lançamento.
O visual dos carros e a motorização continuará a mesma, mas os preços foram sutilmente alterados. O Onix Joy continua custando R$ 43.290, mas os demais modelos tiveram aumentos de R$ 240 a R$ 1.340 em relação ao modelo 2018.