quando o mini foi renovado pela bmw em 2001 houve uma ruptura radical com o modelo original que manteve essencialmente a mesma carroceria por quase 40 anos em otima forma admitamos a compra da marca pela gigante alema trouxe uma nova arquitetura muito mais adequada aos dias atuais com uma estrutura mais segura interior mais confortavel e melhor equipado e chegando ao que nos interessa mais com um potencial muito maior para ser explorado em termos de desempenho ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] e foi com esta pegada que em 2006 a mini desenvolveu a primeira versao gp para o john cooper works uma forma de demonstrar todo o potencial do carro que ja estava completando cinco anos de vida a segunda geraçao do mini hatch lançada em 2009 ganhou sua versao gp em 2012 e agora em 2019 temos o gp de terceira geraçao vamos aproveitar a ocasiao para abordar a evoluçao do mini gp ao longo de suas tres geraçoes em comum todas elas trazem visual agressivo quase cartunesco motor sobrealimentado e modificaçoes de chassi e internas para reduzir peso e melhorar a performance na pista como o banco traseiro ausente com uma barra anti torçao em seu lugar coisa fina primeira geraçao 2006 embora tratada pela imprensa da epoca como um kit de acessorios esta era uma afirmaçao injusta apresentado no salao de genebra de 2006 o primeiro mini jcw gp começou a ser vendido logo depois e estabeleceu uma serie de caracteristicas que seriam vistas nas ediçoes seguintes a pintura cinza com detalhes vermelhos as rodas com quatro raios a aerodinamica agressiva e o motor mais potente a base era o mini cooper s que foi o ultimo a utilizar o motor supercharged de 1 6 litro t16b4 fabricado no em curitiba/pr pela tritec com 1 598 cm³ bloco de ferro fundido cabeçote de aluminio e duplo comando de valvulas ele empregava um supercharger eaton m45 com intercooler a taxa de compressao em relaçao a versao naturalmente aspirada era reduzida de 10 5 1 para 8 3 1 e no mini cooper s comum o resultado eram 170 cv e 22 4 kgfm de torque no cooper s jcw gp os numeros saltavam para saudaveis 218 cv a 7 100 rpm e 25 5 kgfm de torque a 4 600 rpm obtidos atraves de injetores mais robustos admissao e escape mais livres e uma reprogramaçao na ecu como dissemos modificaçoes simples e eficazes o motor era acoplado a uma transmissao manual de seis marchas com diferencial de deslizamento limitado e relaçao final de 3 647 1 o resultado era um carro capaz de ir de zero a 100 km/h em 6 5 segundos com maxima de 240 km/h https //www youtube com/watch v=ztpvdjbtqug esteticamente o cooper s jcw gp de 2006 tinha uma pintura especial na tonalidade thunder blue um cinza azulado metalico com o teto em prata pure silver e foi com ele que iniciou se a tradiçao de estampar o numero de cada carro na carroceria no caso da primeira geraçao a identificaçao ia de 0001 a 2000 e ficava no teto logo acima da porta do motorista os espelhos retrovisores tinham a capa pintada de vermelho chili red tambem havia um scoop no capo com acabamento de fibra de carbono e uma asa traseira funcional feita no mesmo material e nao era so isto todos os itens diferenciados eram instalados de forma artesanal na italia pelas maos habeis do estudio bertone para reduzir peso o interior deixava de lado parte do isolamento acustico e perdia o banco traseiro com uma barra anti torçao em seu lugar; ja a suspensao traseira ganhava braços de aluminio com isto segundo a mini o jcw gp era por volta de 45 kg mais leve que o cooper s comum [gallery type= grid columns= 4 link= file size= medium ids= 244734 244735 244737 244738 ] suspensao e freios eram iguais aos do mini cooper s de linha com molas e amortecedores firmes; e discos de 276 mm na dianteira e 259 mm na traseira como dito mais acima foram feitos 2 000 exemplares do mini cooper jcw gp 2006 em uma bela despedida do motor supercharged segunda geraçao 2012 2014 seis anos depois da primeira a mini trouxe a segunda geraçao do mini jcw gp em 2012 anunciado na epoca como o mais rapido mini ja feito e alardeando sua volta de 8min23s em nurburgring nordschleife 19 segundos a menos que a geraçao anterior https //www youtube com/watch v=vijzjtujvca o segredo uma geraçao totalmente nova com um novo motor e modificaçoes mais profundas no chassi o motor tambem era novo o 1 6 prince thp que foi desenvolvido em parceria com a psa peugeot citroen bastante elogiado pela imprensa e utilizado em dezenas de modelos diferentes na versao usada pelo mini jcw gp de codigo n14b16t0 ele entregava os mesmos 218 cv do motor tritec usado pela geraçao anterior porem a 6 000 rpm 1 100 rpm mais cedo e 28 5 kgfm de torque a 2 000 rpm o cambio tambem era manual de seis marchas com bloqueio eletronico de diferencial [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 244745 244746 ] o desempenho em aceleraçao era ligeiramente superior com tempo de 6 3 segundos de zero a 100 km/h e velocidade maxima de 242 km/h no entanto a mini deu atençao especial ao chassi incorporando um sistema de suspensao ajustavel do tipo coilover com amortecedores dianteiros invertidos e cambagem mais negativa na dianteira o foco era melhorar o desempenho nas curvas permitindo a reduçao da altura de rodagem em ate 20 mm e acertar o carro para diferentes condiçoes e circuitos o jcw gp de segunda geraçao tambem tinha rodas de 17x7 5 polegadas com pneus 215/40 opcionalmente podiam ser 205/40 inspiradas nas rodas do mini challenge de competiçao as assistencias eletronicas incluiam o bmw dynamic stability control com calibragem exclusiva assim como o bloqueio eletronico do diferencial visualmente ele era ainda mais agressivo que o anterior com molduras pretas nos para lamas um splitter frontal maior e uma peça aerodinamica na tampa traseira composta por um spoiler e uma asa a carroceria era pintada de cinza thunder grey com detalhes em vermelho chili red nas entradas de ar dianteiras nas capas dos retrovisores e nas bordas do scoop dianteiro de acordo com a mini o kit era responsavel por reduzir o arrasto aerodinamico em 6% o interior novamente tinha o banco traseiro removido e substituido por uma barra anti torçao os bancos dianteiros eram da recaro com o logo gp bordado foram feitos novamente 2 000 exemplares numerados a numeraçao porem era mais discreta restrita a um emblema a frente do carona terceira geraçao 2019 enfim chegamos ao mini jcw lançado nesta semana ele volta a usar um motor 2 0 turbo o b48a20t11 da bmw com deslocamento de 1 998 cm³ injeçao direta de combustivel turbina de duplo fluxo da mitsubishi modelo td04 e o mesmo motor ja visto em modelos como o bmw x2 m35i com 304 cv entre 5 000 e 6 250 rpm e 45 9 kgfm de torque entre 1 750 e 4 500 rpm https //www youtube com/watch v=tkvfafkla_e a mini nao diz a razao mas o jcw gp 2019 foi o primeiro da familia a dispensar o cambio manual de seis marchas por uma caixa automatica de oito marchas com radiador proprio e calibragem exclusiva especula se que seja por conta do alto torque do motor mas a fabricante ainda nao se pronunciou a respeito da decisao de todo modo trata se de apenas mais uma perda entre as varias que os tres pedais ja sofreram nos ultimos anos alem disso em termos de desempenho o novo mini jcw gp chega a um patamar inedito ele e capaz de ir de zero a 100 km/h em meros 5 2 segundos com maxima de 265 km/h a mini faz questao de lembrar que nao ha qualquer tipo de limitador eletronico mas o conjunto mecanico esta longe de ser o unico truque do novo mini jcw gp como de costume o acerto de chassi teve grande importancia a suspensao embora nao seja ajustavel ganhou um conjunto exclusivo de molas e amortecedores na dianteira cuja cambagem ficou mais negativa; strut brace no cofre do motor; um novo suporte para o eixo traseiro multilink e ball joints no lugar das buchas de borracha os freios usam pinças de quatro pistoes na dianteira e de um pistao na traseira com discos de 360 mm na frente eles sao abrigados sob rodas forjadas de 18x8 polegadas que emulam o design das geraçoes anteriores e calçam pneus hankook ventus s1 evo z de medidas 225/35 desenvolvidos especialmente para o jcw gp visualmente o carro e definitivamente inspirado por seus antecessores com um novo tom de cinza chamado racing grey na carroceria e acentos em vermelho chili red e rosso red sim vermelho vermelho em traduçao literal [gallery type= grid link= file columns= 4 size= medium ids= 244758 244759 244760 244761 ] o conjunto aerodinamico inclui novos spoilers na dianteira e na traseira alem de uma asa dupla na tampa do porta malas e molduras de fibra de carbono nos para lamas ja o interior ganhou acabamento em cinza anthracite e detalhes inspirados nas pistas como a marca das 12 horas no topo do volante o painel traz do lado do motorista a numeraçao da unidade em alto relevo marcaçao que tambem aparece no para lama dianteiro direito serao feitas 3 000 unidades para o mercado global
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