fala galera nesta ultima parte do project cars #146 e a hora de tirar da hibernaçao a maça do amor apelido que um amigo da faculdade deu ao eclipse a primeira peça que recebeu atençao foi o bloco e nele que tudo começa marquei dia e hora na retifica cheguei la as 9 00 e passei o dia todo la sai de la as 18 30 com o bloco pronto eu acompanhei todo serviço conferi cada medida desde a abertura do bloco para as camisas instalaçao das mesmas brunimento e plaina da face superior [gallery columns= 5 link= file ids= 67680 67684 67681 67682 67683 ] eu tinha ligado na fabrica da cp pistons nos eua para perguntar que folga eu deveria usar o atendende me perguntou qual era o numero do pedido com a caixa em maos eu o informei alguns instantes de silencio sr deve haver algum engano esses pistoes foram fabricados e entregues a aproximadamente 3 anos atras eu nao sabia se ria chorava ou contava toda a historia risos ele me perguntou que pais eu estava potencia desejada se seria turbo ou turbo e nitro combustivel a ser utilizado camisas de aço ou bloco de ferro dentre outras informaçoes depois de outro minuto me informou o valor correto da folga dos pistoes para o cilindro e foi esse exato numero que eu busquei existe uma diferença entre a folga com o bloco em repouso e depois de ter o cabeçote torqueado uma deformaçao ocorre e a perfeiçao seria brunir o bloco torqueado pois e assim que ele vai trabalhar para sempre a ferramenta se chama torque plate infelizmente eu nao tinha e acabei fazendo uma compensaçao de valores pois apos o torque o cilindro expande aproximadamente 0 01mm cheguei em casa lavei o bloco varias vezes para que nao sobrasse nenhuma limalha de usinagem pintei o mesmo de preto brilhante e passei wd40 na face e cilindros para nao enferrujar com toda calma possivel comecei a parte mais legal do projeto que e montar a parte de baixo do motor apos conferir novamente as folgas e escolher qual pistao vai em qual cilindro era hora de balancear as peças espalhei na mesa os pistoes com pinos e travas e as bielas pesei separadamente cada um enumerando as peças combinei as mais pesadas com as mais leves para que eu tivesse a maior proximidade possivel de peso entre cada par consegui 2 pares com pesos simplesmente exatos 1 par com 0 3g a mais e o ultimo par com 0 5g a mais utilizando uma retifica de mao com uma lixa rotativa eu retirava material de dentro da saia do pistao para aliviar peso ate conseguir os 4 pares com pesos exatos com 1 decimo de grama de tolerancia eu sei que a distribuiçao de peso tambem e importante vi videos de pessoas que lixam a lateral da biela mas para um par de aproximadamente 1kg 0 5g de peso nao tem nem como avaliar a distribuiçao dele no conjunto vale mais acertar o peso do que a distribuiçao nesse caso pistoes instalados nas bielas e seguimos para o proximo passo [gallery columns= 5 link= file ids= 67689 67690 67691 67692 67693 ] perguntei para alguns mecanicos e preparadores que eu conhecia sobre folga dos aneis todos eles me disseram que isso vem da retifica prontos ja nenhum deles acerta a folga deixam para a retifica fazer perguntei em 2 retificas como eles fazem a folga dos aneis e me responderam que pegam os valores minimos e maximos e fazem chegar na media perguntei tambem como eles alteram a folga no anel e me disseram que usam pedra para gastar a lateral do anel nao sei se eu andava assistindo muito youtube dos eua mas para mim e inaceitavel que as retificas nao tenham uma ferramenta especifica para fazer isso eles so fazem isso e o dia todo muito bem voltando ao meu quesito de fazer tudo sozinho comprei uma ferramenta de cortar aneis me custou 35 dolares mostrei ela a esses preparadores e mecanicos e nenhum deles sequer tinham visto algo parecido alguma vez nao estava acreditando que com 35 dolares e uma ferramenta simples eu ja estava na frente de muita gente o corte do anel tem que ser perpendicular a face e paralelo ao corte nao deve ser torto nem deixar rebarbas alem de ser feito somente em uma das pontas do anel nada melhor do que o acabamento da fabrica deixamos entao uma ponta original novamente com o encarte dos aneis dos pistoes e o bloco no suporte era hora de fazer a conta da folga dos aneis ela e calculada por um numero fixo dependendo se e street race turbo ou nitro multiplicado pelo diametro dos pistoes os encartes gringos vem todos em polegadas alem de fazer tudo isso tenho que converter para metrico achada a folga correta de cada anel era hora de ajusta los para a medida mais apertada possivel dentro dos valores calculados e um processo demorado colocar o anel no cilindro alinhar ele empurrando com um pistao medir a folga com calibre de laminas tirar do cilindro extrair material de uma das pontas colocar novamente medir e assim por diante aos poucos para nao passar a medida uma vez que cortou a mais nao tem volta bronzinas e virabrequim em maos para serem colocados as folgas de bronzinas sao um pouco maiores do que o manual da mitsubishi diz pois um motor de performance nesse caso exige uma folga ligeiramente maior instalei as bronzinas e a gaiola medi o colo do virabrequim com o micrometro e depois as bronzinas torqueadas com o subito o valor batia ainda sim usei uma ferramenta chamada plastigage que sao filamentos plasticos que voce coloca entre o colo do virabrequim e a bronzina aplica o torque final e depois solta esse filamento vai esmagar e comparando com o gabarito tem a folga novamente conferido mais uma vez a folga desta forma tudo ok [gallery columns= 5 link= file ids= 67699 67701 67702 67703 67704 ] uso um lubrificante pasta de molibdenio para montar as bronzinas ela nao seca nunca e possivel deixar o motor montado por meses sem ter que lubrificar novamente virabrequim torqueado no lugar e girando livremente sinal de instalaçao correta agora e hora de usar o compressor de aneis e colocar os pistoes no lugar agora nao tem muito segredo ir colocando os perifericos na ordem de instalaçao todos com junta original parafusos originais e torques certos [gallery columns= 5 link= file ids= 67709 67710 67713 67714 67715 ] o cabeçote e inteiro novo por dentro comandos crower 264/272 tuchos rockers molas travas guias tudo zero [gallery columns= 5 link= file ids= 67716 67717 67718 67719 67720 ] polias ajustaveis para enquadrar o comando da forma que eu quiser que o carro se comporte e a correia dentada de kevlar para garantir que a potencia mais que dobrada nao corra risco pronto terminado o motor apenas falta ainda todo o resto do carro estamos quase chegando na metade ainda [gallery columns= 4 link= file ids= 67723 67724 67725 67726 ] hora de tirar a suspensao inteira do carro para colocar o kit de buchas de pu da energy um carro mais forte precisa de buchas mais firmes que as originais perde se um pouco de conforto mas o resultado e muito bom chegou a vez da traçao esta foi removida inteita e totalmente refeita desde rolamentos sincronizados buchas do quadro coifas de homocinetica etc eis ela inteira fora do carro a roda escolhida foi a do lancer evo x mas um jogo delas nao sai por menos de 8 a 10 mil reais eu nao estava disposto a gastar esse valor comprei um jogo de tsuya advan 18x8 que tem o modelo mais proximo possivel das bbs do evo precisei de espaçadores e prisioneiros mais longos pois as pinças brembo sao muito grandes [gallery columns= 4 link= file ids= 67733 67734 67735 67736 ] hora do book de fotos do motor pois agora vai para dentro do cofre [gallery columns= 4 link= file ids= 67737 67738 67739 67740 ] motor no lugar e a lista ainda e longa escapamento eletrica pressurizaçao com intercooler frontal [gallery columns= 4 link= file ids= 67741 67743 67744 67745 67746 67747 67748 67749 ] depois de mais de uma semana de trabalho e ajustes a primeira partida do carro tentei me preocupar com todos os detalhes para que a partida fosse perfeita e deu certo 30 de outubro de 2013 ele voltou a vida https //www youtube com/watch v=jpi9nwq8iq0 como o carro estava no cavalete aproveitei brincar com a traçao rs https //www youtube com/watch v=1vfrkt8wsfw a primeira partida e bem critica fiquei atento a tela do computador monitorando cada numero do sistema olhei mangueiras e fios sem parar meu procedimento foi partida do motor por cinco minutos desliguei esgotei o oleo e troquei o filtro toda e qualquer sujeira limalha e lubrificantes usados na montagem iam circular nesse momento o oleo parecia purpurinado e a limalha dos cilindros sendo raspados pelos aneis abri o filtro de oleo so para olhar o que tinha la dentro a sanfona de papel estava com a limalha oleo e filtro novo e dessa vez mais 30 a 40 minutos de motor ligado novamente desliguei esgotei oleo e troquei o filtro e agora era hora de colocar o carro na rua agora eram 100km para a proxima troca de oleo so depois disso eu ia seguir com intervalos normais tem gente que concorda e gente que acha que joguei oleo fora eu tinha muito medo da limalha causar riscos em bronzinas e tudo mais pelo tempo e dinheiro investido no carro quanto custa 2 trocas de oleo a mais dane se quero meu motor saudavel os primeiros 1000km foram feitos de gasolina podium e os primeiros 300 a 400 foram rodados com a maior calma do mundo sem passar de 4000 4500rpm e zero de pressao de turbina apartir desse ponto a brincadeira começou a ficar interessante eu saia de casa por volta de 1 00am para acertar o carro na pista computador plugado e instrumentos bem afinados antes de qualquer inicio de acerto para desempenho primeiro o carro tem que funcionar perfeitamente nessas primeiras semanas eram so pequenos ajustes mangueira de vacuo fio de sensor ajuste dos trims de combustivel etc o dsmlink e uma ferramenta criada especificamente para eclipse apenas substitui o chip original de dentro da central pelo programavel sendo assim o carro continua com comportamento original de potencia e consumo mas abre o leque para diversos acertos e recursos especificos o carro trabalha em malha fechada pela wideband direto na central sensores de fluxo de ar pressao de turbo nitro combustivel oleo temperatura controle de largada pressao por marcha e trocas sem tirar o pe do acelerador sensor de combustivel flex na flauta tudo e muito mais esta disponivel ao clique do mouse as alteraçoes podem ser feitas em tempo real depois de semanas acertando cada aba de configuraçao no software e ver todos os numeros perfeitos comecei a acelerar de verdade a wastegate interna vem configurada para 0 7kg iniciais a primeira acelerada que eu dei com o carro com mistura rica e ponto ja com alguma melhora vieram de cara aprox 305cv a 5500rpm eu ainda estava receoso de girar mais que isso brinquei um pouco ate me sentir confortavel para acelerar quanto quisesse nessa configuraçao no dia seguinte girei a vareta da wastegate e cheguei a 1kg de pressao pude ler no grafico algo em torno de 390cv agora a 6600rpm isso era aproximadamente o que eu esperava desde o inicio mas eu nao estava contente ate ultrapassar os 420cv a dirigibilidade estava muito alem do que eu esperava saidas de lombada e transito estavam impecaveis os 2 3l taxa de 10 1 e comandos enquadrados para torque e spool deram todo resultado esperado as metas que eu tinha para realizar o sonho eram carro com dirigibilidade perfeita para o dia a dia funcionalidade completa do carro inteiro viagens curtas viagens longas arrancada trackday quando conseguisse completar todos esses pontos poderia me considerar satisfeito estava aproximando os 800 km rodados e ja tinha acertado o carro com 1 2 ~ 1 3kg podia ler no grafico media de 425 a 430cv e muito torque esse ficou maior do que eu esperava era natal de 2013 eu ja tinha visto varios videos na internet de donos de carro turbo levando a mae para dar uma voltinha nao resisti e levei a minha https //www youtube com/watch v=sbtjxakzx_c dois dias apos o natal era o trackday rnr em interlagos eu ainda nao confiava nos freios e suspensao a ponto de extrair tudo do carro no autodromo motor tinha menos de 1000km entao eu estava longe de querer moer tudo na pista dei apenas algumas voltas passeando mas sabia que o carro estava apto a diversao https //www youtube com/watch v=deejjkancym completado os 1000km era hora de abandonar a gasolina podium eu ja conhecia cada detalhe do carro e todo acerto poderia trocar pela minha mistura particular que muita gente tambem nao gosta abastecia o carro meio a meio em litros sendo gasolina comum + alcool isso da dependendo de quao batizada e a gasolina hehe algo entre e60 e e65 eu gosto dessa mistura por alguns motivos dispensa partida a frio nao oxida componentes que nao toleram 100% alcool faz a mesma curva de ponto da podium e mantem boa autonomia comecei a desfrutar um pouco do que um awd oferece de melhor arrancadas acertei o controle de largada eletronico e me diverti em alguns momentos chegou a destracionar as 4 rodas em primeira marcha o carro so tinha chao de segunda para frente era hora de rever a pressao da turbina estava dando picos de 1 45kg isso poderia colocar em risco minha traçao que suporta por volta de 450 a 500cv e provavelmente eu estava nesse caminho redesenhei algumas mangueiras e ajustei a wastegate para que nao passasse de 1 3kg acabei indo duas vezes para arthur nogueira em uma pista de arrancada e simplesmente incrivel acelerei com praticamente todos os carros da pista realmente nao tinha para ninguem os dois carros que andaram mais proximos de mim foi uma marajo turbo traçao traseira que chegou no final dos 200 metros tres carros atras de mim e um new civic si turbo com uma gt35r pneus mt e mais de 450cv na roda ficou aproximadamente tres carros atras de mim e eu de pneus pirelli phantom com 32 lbs que eu usava no dia a dia antes de quebrar a traçao abandonei qualquer arrancada um veiculo desse pesando 1 450kg esta muito longe de ser bom para arrancada sem contar o esforço absurdo do cambio e embreagem para tirar tudo isso da inercia item arrancada concluido hora de continuar a lista ja pensando nas viagens que começaria a fazer pensei que poderia dar uma melhorada no ruido interno e sistema de som li muito a respeito de manda asfaltica aluminizada e feltro comprei uns metros de technoise para colocar na porta e alguns lugares que originalmente nao tivesse no carro fiz todo o chao de feltro por baixo do carpete e passei fiaçao nova comprei um kit 2 vias jbl um par de 6x9 jbl uma potencia digital de 5 canais sendo 4 stereo para nao perder o balanço e fade entre os falantes e 1 canal mono crossover para a bazuca jbl de 10 o som era um simples pionner que tem entrada aux e usb tudo que eu precisava nao gosto de som alto gosto de qualidade isso para mim era mais do que suficiente [gallery columns= 4 link= file ids= 67752 67753 67754 67755 67756 67757 67758 67759 ] peguei um serviço para fazer em belo horizonte aprox 600km da minha casa tinha começado o item viagem curta coloquei todas as ferramentas e peças no carro e fui tanque cheio de e60 e fui daqui ate bh com 1 tanque parei para abastecer apenas por segurança mas na conta teria dado para fazer o trajeto todo sem abastecer media de 10 11km/l pulos de alegria a viagem toda tinha dado quase 1400km concluida com sucesso carro perfeito nenhum problema e muita diversao a proxima viagem que apareceu foi um casamento em ubatuba ja estava contando uns 650km no total eis que o pessoal resolve esticar um pouco ate paraty rj uma otima ideia me veio a cabeça voltar subindo a serra de taubate para quem nao conhece voce enxerga a placa de tras do seu proprio carro hehe brincadeiras a parte mas tem caminhao pequeno que desce por la e tem que manobrar porque nao consegue fazer as curvas era noite frio e eu estava com uma amiga que topava a diversao liguei o computador e pedi que ela me avisasse quando o carro chegasse a 100 graus essa seria a hora de parar de judiar do carro mais que isso era risco de ferver a serra tem 8km de subida muito ingreme eu nao conhecia a pista entrava forte nas curvas que tinha visao e acelerava onde tinha espaço entrei no pe da serra a 84 graus e comecei a brincadeira ao rodar quase 6km ela me avisou que estava em 102 tirei o pe na hora e terminei os ultimos 2km tranquilo como uma pessoa civilizada e prudente total da segunda viagem quase 900km com direito a praia grama areia serra e o carro firme e forte viagens curtas concluidas com sucesso estava na hora de programar a viagem longa o painel original marca em milhas com escala em kilometros por dentro e tem um aspecto antigo devido aos 20 anos de fabricaçao ja tinha visto na internet varios modelos mas so um me atraiu desmontei e fiz [gallery columns= 4 link= file ids= 67763 67764 67765 67766 ] o escapamento direto de 3 me irritava profundamente tem um ronco gostoso e tudo mais para diversao mas horas de pista fica insuportavel eu viajava com um fone bose qc15 com anti ruido a suspensao tein era muito dura tambem e fazia alguns trechos de pista ficarem muito dificeis era hora de alterar o carro ainda no grupo mitsumania peguei tres serviços para fazer um deles em registro outro em bento gonçalves e o ultimo em farroupilha estava na hora de colocar as coisas no carro e partir porta malas lotado de peças e ferramentas banco de tras com mala de roupas e estepe este maior que o original para servir nas pinças brembo caso necessario so cabia eu no carro meu destino final era bento gonçalves 1 100km da minha casa para refazer um carro que consumiria mais de 10 dias de trabalho era uma viagem de aprox 15 horas perai nao estou so trabalhando estou passeando vou aproveitar descer o pais visitando amigos pelo caminho parada obrigatoria em registro para ver o primeiro paciente segui viagem no mesmo dia e o terminei em pontal do parana onde fiquei dois dias visitei uma grande amiga curti a praia e quase ganhei um serviço para fazer motor de barco de pontal do parana fiz o caminho ate joinville pegando a balsa em guaratuba obviamente para ser mais emocionante para conhecer um de preparador de eclipse que eu conversava a um bom tempo e ainda nao o tinha encontrado pessoalmente fiquei mais dois dias por la o marcelo de joinville e bom em criar coisas em inox foi ai que veio a soluçao para o ruido 2 abafadores de 55cm de comprimento para diminuir o barulho do carro cortamos e soldamos la mesmo fomos a um encontro jdm pela noite e no dia seguinte peguei a estrada novamente seguia viagem com coilovers dgr e 2 abafadores adicionais senti que tinha terminado o carro menos ruido e mais conforto de joinville a videira passei por uma serrinha muito legal com direito a diversao nas curvas retas e utrapassagens conforme eu estava longe de grandes rodovias tudo foi ficando mais dificil asfalto posto de combustivel estes em sua grande maioria so vendiam gasolina entre videira e bento gonçalves foi dificil achar alcool tentei manter o tanque sempre acima de 1/4 mas estava caminhando para reserva e os 2 postos anteriores so tinham gasolina me informou um frentista que o proximo posto com alcool seria so a 40km dali resolvi arriscar o maximo que poderia acontecer era nao ter alcool ia abastecer com gasolina e plugar o computador para subir o mapa de gasolina e a viagem seguiria numa boa mas por sorte tinha e consegui manter meu drink ate o fim ja estava no sexto dia de viagem quase 1700km rodados e eu estava so na metade destino final alcançado era hora de começar a trabalhar nos carros que tinha ido fazer [gallery columns= 5 link= file ids= 67777 67778 67779 67780 67781 67782 67783 67784 67785 67786 ] foram 12 dias entre passeio e trabalho conheci muita gente varias cidades da regiao sul coloquei tudo de volta no carro e fiz o caminho inverso o destino agora era joinville novamente decidi que faria o trajeto sem intervalos somente para abastecer eram 670km faria em aproximadamente 7 horas quem me dera peguei 2 horas de chuva direto transito pesado em alguns trechos e lugares parados levei quase 10 horas para completar o caminho aproveitei o pitstop para verificar um ruido maior que o normal na bomba de combustivel por sorte nao era nada demais apenas refiz o plug da mesma dentro do tanque mais 2 dias e segui para pontal do parana dessa vez sem pressa pois ja tinha terminado todos os deveres da viagem gostei da balsa e o caminho era 100km mais curto agora de dia foi possivel curtir melhor a paisagem e depois fazer uma pausa para diversao a tentativa de economizar 40km no caminho de minha casa me fez pegar uma rodovia que tinha 14km de paralelepipedo eu queria morrer cada metro percorrido sofria junto com o carro passados 22 dias 8 cidades e 3300km rodados com a satisfaçao de ter feito isso com o carro que eu construi item viagem longa terminado cada abastecimento era feito em litros minha soma final marcou 325 litros de combustivel belissima media para uma conduçao mista de longos trechos a 100km/h outros bem menos por causa da serra chuva e asfalto ruim sem contar diversoes em geral confesso ainda poucos lugares entre 180 e 200km/h o ultimo item ainda incompleto era trackday novamente o evento rnr so que agora no autodromo velocitta o carro estava mais testado e aprovado do que nunca mas nao foi construido especificamente para isso eu ainda tinha receio de me perder em alguma curva e acabar com a obra de arte entrei na pista me diverti abusei um pouco do carro mas com margem de segurança ainda com pouco mais de um ano e meio e 15 000km rodados a beira dos 430 a 450cv eu estava curioso para saber o estado do motor internamente a maior preocupaçao que se pode ter em carros desse nivel de preparaçao sao as bronzinas resolvi tirar o carter e soltar uma bronzina para matar a curiosidade ao ver tudo tinha aparentando zero quilometro tive certeza que toda minha cautela com a limalha e o procedimento para amaciar fizeram toda a diferença sendo assim dou por encerrado esse item e a historia do carro obrigado a todos que curtiram e acompanharam por cesar mazzocato project cars #146 uma mensagem do flatout cesar este e um dos projetos mais ousados — e bem sucedidos — que ja passaram por aqui transformar um gst em gsx com direito ao transplante da traçao integral e a missao de encontrar um sistema desse por aqui e algo que precisa de sorte tempo e muita mas muita dedicaçao mais incrivel ainda foi ter aberto uma verdadeira oficina de eclipse no processo a viagem final foi uma bela coroaçao para o projeto parabens
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