ola amigos e leitores do flatout me chamo adenilson oliveira sou natural de salvador/ba mas hoje moro em itabuna/ba irei contar a historia do meu lada samara e como começou essa paixao por carros [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] digo que começou em 1993 com seis anos de idade por causa dos onibus sim isso mesmo pode soar meio louco mas meu contato gearhead foi por eles acabei que tambem curto os coletivos o que voce me perguntar sobre onibus de 1994 em diante te respondo chassis marcas carrocerias motores etc mas de carro mesmo acredito eu foi entre 1997 e 1998 nessa epoca moleque de 11 anos brincava na rua de boa coisas que ainda eram possiveis em salvador e tinha um vizinho que herdara um chevette do pai era dourado com as calotinhas originais cromadas e tudo mais ano 1979 ao que me lembro enquanto meus amigos batiam o baba aquele futebol de rua como falamos aqui na bahia eu ficava la o ajudando lembro me de mainha chiando va jogar bola mas adorava aquilo de ficar vendo esse vizinho consertar o carro painho nunca teve carro mainha idem ambos nem dirigir sabem viviamos andando de onibus salvador toda eu adorava dar role quando adolescente rodar meia cidade so pra passear mesmo e curtir o buzu carro na familia so veio em 2007 por minha irma um gol 1 0 16v plus 2001/2001 preto no qual apelidei de bixinho infelizmente nao tenho fotos dava altas rasgadas nele rasgada aqui e esticar as marcas sob os protestos da mesma infelizmente esse carro bateu num poste minha irma sobreviveu mas o carro nao e deram pt um ano depois em 2008 comprei um gol g5 1 0 bem na semana de lançamento final de junho de 2008 modelo 08/09 hoje ele tem 160 000 km e foi apelidado de golbus este carro esta comigo desde entao e o samara como começou da mesma forma dos buzus foi algo inusitado o gosto pelo samara e pela lada deu se em 2004 na epoca do colegio e uma materia que amo de paixao e historia no terceiro ano do segundo grau hj ensino medio dava assuntos de revoluçao industrial primeira guerra segunda guerra e esses assuntos sou apaixonado felizmente o colegio que estudava tinha sala de informatica era uma novidade total na epoca tempos de bate papo uol zipmail hotmail que travava toda hora e tudo mais as galeras das antigas vao lembrar disso pesquisando achei os carros da lada e descobri que ambos foram vendidos aqui no brasil entre 1990 e 1995 nao me perguntem como mas acabei me apaixonando olhei o laika o niva e vi o samara foi o que mais me agradou eu dizia sempre ainda compro um lada dizem que a lei da atraçao funciona foi so pensar em querer ter um lada qualquer que fosse os carros simplesmente brotavam qualquer lugar de salvador que eu fosse tinha algum lada isso em 2004 vi laikas detonados acabados nivas idem vi um branco rasgando o motor numa rua e os samara esses mesmo foram os que mais apareciam lembro me que vi quatro tres vermelhos e um branco quatro portas desses tinha um vermelho duas portas meio surrado e com a lendaria escada no teto em 2004 rodando a cidade baixa pra quem e de fora salvador e dividida em cidade alta e cidade baixa via esse samara proximo a praia da ribeira com a escada no teto ja vi hoje em dia jac j3 com escada no teto em salvador tal veiculo tem boa aceitaçao e reputaçao terminou o ano veio 2005 virei funcionario publico e deixei de lado um pouco isso e toquei a vida porem nada e por acaso e nao precisa ter razao em 2011 ja com o golbus passo num posto da prf na entrada de simoes filho/ba na br 324 vejo um samara apreendido fazia anos que tinha visto um depois sumiram com o tempo no interior batia perna na br 415 que liga ilheus a vitoria da conquista passo por ibicarai a 26 km de itabuna e vejo um carro vermelho que nao me era estranho encosto o carro e e um samara vei e um samara bicho esse tirei fotos descobri que o motor tinha fervido e que iriam retificar o cabeçote tempos depois esse mesmo carro parou em itabuna mas teve um fim triste como era sucata o numero do chassi fora removido acabou desmanchado quase compraria ate saber disso olhava na internet os anuncios de samara todos fora da bahia o problema nem era comprar e sim trazer devido a distancia o frete fica caro tava ate desanimado achando que era algo distante ate que meu cunhado andando num bairro daqui me disse que viu um samara nao acreditei muito pois os ladas aqui na bahia sao rarissimos mesmo o niva como a bahia e um estado grande de barreiras a ilheus da facinho mais de 1 000 km a maioria esta escondida pelos rincoes ou virou sucata e os poucos sobreviventes estao em mau estado [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 184363 184364 184365 184367 ] enfim nao acreditei no que ele disse ate me levar quando o vi cai de costas e pensei p8rra um samara aqui procurei saber acerca fui ao banco pegar dinheiro pra comprar e a compra foi um imbroglio sem precedentes o *&#$ que me vendeu o carro tinha me falado que onde o mesmo estava anteriormente tinham tirado o motor pra reparos acreditei e acabei comprando mas o besta aqui comeu o h do cara comer h e o mesmo que cair no conto eis que chego cade o motor ai foi chiada nao queria devolver o dinheiro exigi o valor do motor e tudo mais acabei que deixei pra la quanto ao motor muitos perguntam pra mim por que nao coloca um motor cht/ap ai digo que quero original que o custo de adaptaçao saira o valor do carro pois aqui e mais dificil fazer tal serviço e nao queria de jeito nenhum fora que aqui acho mais facilmente cht do que ap o mesmo nao acha com facilidade como em sp desde 2011 ou seja motor ap aqui na bahia e mais raro que um lada comprei o carro escondido da esposa quando ela soube virou uma fera oxe falei que iria me separar que casar foi a pior coisa ela chorou mas acabou tendo de aceitar enfim o samara e 1 3 1990/1991 azul quatro portas apelidei o de samarina devido a uma musica do cantor edson gomes o rei do reggae aqui na bahia chamada samarina cujo trecho dela e assim samarina linda meu amor/samarina o samarina/onde quer que voce va/eu vou pesquisem no youtube aqui e coisa normal galera ouvir reggae comprei o em julho de 2015 o carro ficou um tempo parado mas pude disseca lo leia se desmontar pensem em um carro simples fiz os cuidados necessarios enquanto o mesmo estava inoperante sem o motor limpei as lanternas reapertei parafusos troquei reles e ainda comprei dois cilindros de roda traseiros os mesmos do uno deus das estradas que veio sem custando a fortuna de 20 temers cada um foi so montar no dia que trouxe pra casa foi hilario chamei um vizinho peguei um cambao amarramos na pampa e viemos para casa enchi os pneus suspensao nao batia nada a despeito de o carro ter 26 anos e aqui apesar de ser uma cidade grande quinta maior da bahia 223 000 habitantes segundo o ibge ter muitas ruas ainda de terra batida o velocimetro funciona perfeitamente [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 184368 184379 184378 184376 184375 184374 184373 184372 184371 184370 184369 184381 184382 184383 ] durante o processo de conhecimento do carro percebi coisas simples mas que ja vinham de serie nele que num popular 0 km hj e opcional ainda observei que no painel de instrumentos do samara para a epoca ele e bem completo alem das luzes tradicionais comuns a varios carros ele vem com econometro e voltimetro os cintos de segurança traseiros sao retrateis de serie coisa que no meu gol g5 eram opcionais num carro feito na russia de 1990 isso soa como um tapa na cara ele tem regulagem interna dos farois o samara por uma chave seletora dimmer que regula a intensidade da iluminaçao do painel limpador traseiro de serie com desembaçador ar quente que no meu ta isolado mas que pra mim nao tem serventia alguma aqui na bahia estado quente regulei os trilhos dos bancos lubrifiquei fechaduras entre outros enquanto ainda nao comprei o motor e esperando cair o dinheiro de indenizaçao por danos morais contra o plano de saude contarei na parte 2 em detalhes fui focando em coisas miudas que numa reativaçao/restauraçao e tao importante quanto a mecanica em si [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 184380 184385 184386 184399 184398 184397 184396 184395 184394 184393 184392 184391 184390 184389 184388 184387 ] ao que e sabido os plasticos do samara sao relativamente frageis pois no ano que o meu foi fabricado na antiga urss que ruiu em 1991 a lada fabricava meio que tudo do carro nao e como hoje que os assentos eram feitos por empresa x painel de instrumentos por empresa y e por ai vai nessa dissecaçao dele poucas coisas que eram fornecidas de fora os vidros mesmo sao fabricados na suecia as lentes dos farois eram feitos na tchecoslovaquia atual republica tcheca terra da skoda e da eslovaquia hj a lada faz como as demais fabricantes as peças sao feitas por fornecedores diferentes fora que a autovaz pertence a renault hoje em dia hoje o estado atual dele e esse mas enfim fui comprando as miudezas conforme em fotos todos esses itens foi comprado no ebay ladaway aliexpress e mercado livre chegaram sem problema algum de cobrança de impostos apenas a conhecida demora dos correios pra quem tem habito de importar as peças/acessorios no proximo capitulo dessa novela russo brasileira misturada com vodka dende e cacau contarei a saga da compra do motor original remontagem e o inicio da operaçao do mesmo rodando pelas suas proprias rodas [gt40 content search= restaurado widget= 1 ] abraços e luz na vida de voces пака пака спасибо por adenilson oliveira project cars #472
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.